sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

V. Guimarães - FC Porto (Antevisão)





Após vitória bastante expressiva em casa sobre o Gil Vicente (uma das melhores exibições da temporada até ao momento), o líder FC Porto terá uma deslocação tradicionalmente complicada ao Estádio D. Afonso Henriques frente ao Vitória de Guimarães, apesar de teoricamente a equipa do Vitória não estar tão forte como em outros anos, atravessa um bom momento de forma (na última jornada conseguiu empatar no Estádio de Alvalade), ocupando a sexta posição com 21 pontosa a somente um ponto de um lugar que possa dar acesso a uma competição europeia, não esquecendo igualmente que é uma das quatro equipas ainda presentes na Taça de Portugal, tendo como próximo adversário na prova o Belenenses.



Para este jogo o FC Porto já poderá contar com o avançado Liedson (o certificado não chegou a tempo para defrontar o Gil Vicente), o que vai aumentar o leque de opções de Vítor Pereira no que diz respeito ao ataque, estando ainda em recuperação o colombiano James que como se sabe saiu lesionado no encontro em casa com o Nacional e agora sem Defour lesionado no treino de quinta-feira.

No dia 25 de Agosto FC Porto e Vitória de Guimarães defrontaram-se no Estádio do Dragão, com os dragões a golearem por 4-0 no último encontro do brasileiro Hulk com a camisola do FC Porto no Dragão (ainda jogou frente ao Olhanense no Algarve), fazendo o gosto ao pé juntamente com o argentino Lucho (bis) e o colombiano Jackson Martínez, que actualmente é o melhor marcador do campeonato, contabilizando nesta altura 15 golos. 

Se formos deste encontro ao momento actual das duas equipas, do onze que o técnico Rui Vitória apresentou no reduto do FC Porto somente o guardião Douglas e os jogadores de campo Alex, Barrientos e Ricardo deverão manter o lugar na equipa inicial, sendo que o Vitória reestruturou fortemente o seu plantel, sairam alguns dos seus principais activos, sendo substituídos por jogadores da equipa "B" e  alguns desses jogadores já começam a figurar como destaques no conjunto vitoriano, como por exemplo o central Paulo Oliveira ou o médio Tiago Rodrigues.

Além de algumas saídas devido a questões financeiras o Vitória conta com algumas ausências forçadas devido à  participação na CAN de alguns dos seus atletas, casos de N´Diaye, El Adoua e Soudani.

Sendo assim, face às limitações do plantel não haverá muito a ser equacionado pela equipa técnica, jogando num claro 4-2-3-1 com a defesa a ser constituída pelo quarteto Alex, Paulo Oliveira, Freire e Addy (rescindiu contrato com o FC Porto no início da época), sem esquecer o guardião Douglas, um dos melhores guarda-redes da Liga e que atravessa um excelente momento de forma. 

Na zona intermédia existem algumas lesões e com isto praticamente só existem como opções  Bamba e  Tiago Rodrigues, dois jogadores com características muito próximas e que têm encaixado bem no jogo da equipa. 

Quanto ao quarteto ofensivo, Barrientos surge como opção clara a médio ofensivo (esteve para ser dispensado, mas actualmente é imprescindível) e muito do jogo vitoriano vai depender das suas acções individuais, e terá as alas entregues aos portugueses Marco Matias e ao irreverente Ricardo, jogando mais adiantado o também jovem Baldé, que tem feito e de que maneira esquecer o goleador Soudani. 

Praticamente as opções a esta equipa passam por elementos oriundos da "B", dos jogadores a serem possivelmente chamados no decorrer da partida destaco Crivellaro, que quando entra no jogo costuma dar boa conta de si, possuindo bom toque de bola e confere velocidade ao ataque Vitoriano.


Convocados:


TOZÉ REGRESSA AOS CONVOCADOS


Também do FC Porto B, Sebá mantém-se entre os escolhidos de Vítor Pereira, que não pode contar com James Rodriguez, Defour e Kléber, todos a recuperar de lesões.

O FC Porto realizou na manhã desta sexta-feira a última sessão de treino, antes do jogo de amanhã, às 20h30, no estádio Afonso Henriques, em Guimarães.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, Izmaylov, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Otamendi, Sebá e Tozé.



Por: Dragão Orgulhoso

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma ressalva, o Bamba e o Tiago Rodrigues tem caracteristicas bem diferentes. O Africano é um trinco puro, e o Vilarealense Tiago é um 8 de qualidade, com pormenores técnicos interessantes, isto é, o Vitória não joga com duplo pivot defensivo, joga sim com Bamba a 6, Tiago e Barrientos à frente do Bamba, e nas alas abertos o Ricardo na direita e o Marco Matias na esquerda!

>