sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Revista de Imprensa - 15 de Fevereiro 2013


A vitória do benfica em Leverkusen domina as capas dos jornais desportivos.


Cardozo é o jogador em destaque nas manchetes desta sexta-feira pelo golo que deu a vitória aos encarnados na Alemanha.

O regresso de James Rodríguez, após lesão, também é chamada de capa, assim como o caso Pistorius: o sul-africano é suspeito de ter morto a namorada a tiro.



O Jogo:

Thumb resize.


- FC Porto «James chamado para Aveiro; Atsu também nos convocados, ao contrário de Varela, que abre uma vaga no onze» 


- “Cardozo dá um puxão aos oitavos”
- “Conselho fiscal (do Sporting) presta conta aos candidatos ‘oficiais’”
- "Douglão pronto para o dérbi”
- “Oscar Postorius acusado de matar a namorada”
- “Sulejmani por cinco anos”




Record:

Thumb resize.


- FC Porto «James aponta à titularidade» 



- “Estás perdoado – grande golo de Cardozo dá vitória na Alemanha”“Sulejmani (médio do Ajax) já chegou a acordo com as águias"
- “Salto de CR espanta o mundo”
- "Portugueses na Liga Europa”
- “Rolando tem estreia azarada”



A Bola:

Thumb resize.


- FC Porto «James de volta. 7 jogos depois» 




- “Cardozo, Homem de gelo”
 - “Sporting – Xandão na Rússia”
- “Pistorius suspeito de matar a namorada com quatro tiros”
- “Emanuel Silva chocado com prémio ‘irrisório’ pela medalha”



Notícias sobre o FC Porto:



Beira Mar-F.C. Porto (antevisão): depressa, que vem aí a Champions
Dragão em território favorável antes da retoma na liga milionária

O Momento

Beira Mar:

Os aurinegros atravessam a pior fase da época, bem patente na série de oito jogos consecutivos sem ganhar. A viragem do ano foi como uma derrocada em Aveiro, desde o tranquilo 10º lugar até ao penúltimo posto e com o Moreirense a encurtar distâncias perigosamente. A defesa tem sido o maior pecado dos aveirenses, que sofreram golos há não sei quantos jogos seguidos

F.C. Porto:

Depois de falhado o assalto à liderança isolada, os campeões nacionais têm nova oportunidade para a agarrarem, ainda que à condição. O regresso da Liga dos Campeões levou à antecipação deste jogo, como que a deixar claro que o Dragão tem pressa de resolver os seus compromissos internos para poder dedicar-se em exclusivo à prova milionária.


Ausências:

Beira Mar: Tonel e Balboa, lesionados.

F.C. Porto: Defour e Varela, lesionado.


Discurso direto:

Ulisses Morais: «O nosso registo não fugiu do normal, em função do jogo anterior do Porto, mas agradecemos sempre os bons exemplos. Todos sabem que não há equipas imbatíveis. É verdade que não basta apenas acreditar e dizê-lo, é preciso também ter um conjunto de atributos e comportamentos que vão ao encontro da felicidade ou da sorte.»

Vítor Pereira: «O jogo com o Beira Mar é uma oportunidade que temos de dar um sinal forte de que estamos com pujança física, mental, táctica e técnica para passarmos a eliminatória que virá a seguir. Não nos preparamos no próprio jogo, preparamo-nos nos jogos que antecedem esse jogo.»

Histórico de confrontos:

Há mais de 11 anos que o F.C. Porto não perde em Aveiro. Os heróis da última proeza para os beira-marenses chamavam-se Fernando Aguiar, Lobão e Fary, entre outros. Era António Sousa o treinador, quem mais poderia ser? Fora isto, os totais são, naturalmente, avassaladores para as cores azuis e brancas: 23 vitórias, seis empates, e apenas duas derrotas em 31 jogos.

Equipas prováveis:

BEIRA MAR: Rui Rego; Pedro Moreira, Jaime, Hugo e Hélder Lopes; Ricardo Dias e Fleurival; Rúben Ribeiro, Rui Sampaio e Nildo; Yazalde.

Outros convocados: a lista será divulgada esta sexta-feira.

F.C. Porto: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando; Lucho e João Moutinho; James, Jackson Martinez e Izmailov.

Outros convocados: Fabiano, Maicon, Castro, Kelvin, Atsu, Liedson e Séba.



Iturbe pronto a estrear

O River Plate pode estrear Juan Manuel Iturbe já este fim de semana. O certificado internacional do jovem argentino já chegou à federação local e os millionarios têm 'luz verde' para lançar o camisola 15 no encontro com o Estudiantes de La Plata (domingo, 23h15 portuguesas).

De acordo com o que é possível perceber através da imprensa argentina, os adeptos do River estão tão ansiosos pela estreia de Iturbe quanto o próprio jogador. Ainda esta quinta-feira, Iturbe colocou nas redes sociais uma fotografia sua, de um treino no River Plate, com a legenda 'Esperando com ânsia que chegue o momento'.
Carlos Sánchez, médio dos millionarios, também não esconde a satisfação por ter o jovem portista a seu lado. «É muito rápido. Vão dar conta que é um turbo. Tem uma potência aeróbica terrível e vai fazer a diferença», declarou o uruguaio à comunicação social do país das pampas.


Maicon vai ser o maior privilegiado, espera por uma abertura

Maicon tem exercitado a sua paciência ao longo das últimas semanas. Depois de se ter lesionado em novembro do ano passado, o brasileiro perdeu a titularidade para Mangala e, agora, aguarda por uma oportunidade para voltar a mostrar o seu valor.

A próxima ocasião para regressar ao onze azul e branco pode surgir precisamente na sequência dos castigos tanto de Mangala como de Alex Sandro.

Quando o francês vir o 5.º cartão amarelo no campeonato nacional, Maicon será o mais sério candidato a ocupar o seu lugar, da mesma forma que, se Alex Sandro for obrigado a cumprir castigo, deverá ser o central a entrar em campo para o eixo da defesa, com Mangala a ser desviado pontualmente para a lateral, que já conhece bem.

Certo é que Maicon vai ser beneficiado pelas duas exclusões disciplinares.



Liga de clubes pede gravações de audiência com FC Porto
       
A Comissão de Instrução e Inquérito (CII) da Liga enviou hoje um pedido para o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para ter a gravação da audiência com o FC Porto.

Uma fonte da Liga de clubes revelou à agência Lusa que a CII só decidirá se recorrerá da decisão do CD de manter o FC Porto na Taça da Liga após o visionamento da gravação da audiência.

O CD da FPF absolveu o FC Porto e os futebolistas Fabiano, Seba e Abdoulaye por entender que o artigo que era a base da acusação de utilização irregular no encontro da Taça da Liga com o Vitória da Liga apenas se aplica em jogos das I e II Ligas.

A acusação, feita após instrução da CII, estava sustentada no artigo 13 do anexo V do regulamento de competições, que diz “qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa “B”, decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo”.

Apesar de o anexo III ao Regulamento de Competições (aplicável à Taça da Liga) não mencionar esta proibição, a acusação defendia que podia ser aplicado por o artigo 23.º do Regulamento da Taça da Liga prever que “todas as situações não previstas no presente Regulamento regem-se pelo disposto nos regulamentos aplicáveis às competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional em vigor em cada época desportiva, salvo nos casos em que essa aplicação supletiva se mostre incompatível com as especificidades da Taça da Liga”.

Na avaliação do CD, e fundamentação da improcedência, é tido em conta que a base da acusação era o artigo 13.º e que o mesmo está inserido no “regulamento de inscrição e participação de equipas B na II Liga por clubes da I Liga”.

Em causa no processo estava o facto de o FC Porto ter utilizado na terceira jornada da Taça da Liga, com o Vitória de Setúbal, os futebolistas Fabiano, Seba e Abdoulaye, menos de 72 horas depois de terem alinhado pela equipa B, na II Liga.








Por: Cubillas

Sem comentários:

>