terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Liga dos Campeões: FC Porto - Málaga (Antevisão)






Agora é a doer! Na semana passada arrancaram os oitavos de final da Liga dos Campeões e nesta terça-feira é a vez do FC Porto entrar em acção, defrontando no Estádio do Dragão os espanhóis do Málaga, equipa que para chegar a esta fase da competição alcançou a primeira posição no seu grupo, enquanto os dragões ficaram-se pelo segundo lugar, logo atrás dos franceses do PSG, que por sua vez tem como adversário a equipa do Valência.




Inserido no grupo C o Málaga teve um grupo complicado pela frente, defrontando o Milan, Zenit e o Anderlecht, registando três vitórias e três empates, além de terem terminado no primeiro lugar é de assinalar igualmente o facto de terem sido o melhor ataque e defesa deste grupo, registando dois triunfos e um empate no seu reduto. Nos jogos fora do La Rosaleda a formação espanhola obteve uma vitória e dois empates, nos seis jogos realizados marcou em todos os encontros o que diz bem da qualidade ofensiva existente e por três ocasiões o sector defensivo esteve intocável no que a golos sofridos diz respeito. 

Apesar do clube não estar habituado a estas andanças competitivas, o certo é que o plantel liderada pelo chileno Manuel Pellegrini possui muita qualidade, contando nas suas fileiras com alguns internacionais portugueses, casos de Antunes, Duda e Eliseu (está fora do encontro da primeira mão devido a lesão) e outros jogadores que passaram pelo futebol português (Onyewu, Weligton e Saviola).

No campeonato a equipa do Málaga tem mais uma vez como principal objectivo chegar a um lugar que possa dar acesso às competições europeias, mais concretamente à Liga dos Campeões, sendo que ao fim de 24 jornadas realizadas o conjunto espanhol permanece na quarta posição, oValência está somente a dois pontos. Na última ronda frente ao Athletic Bilbao (vitória por uma bola a zero com golo do avançado Saviola), num jogo onde o técnico Andaluz poupou alguns dos titulares a pensar neste jogo para a Liga dos Campeões.

Sem contar com Eliseu (lesionado) e Pedro Morales (não está inscrito), o restante plantel surge praticamente na máxima força e atendendo à forma de jogar do Málaga o sistema táctico utilizado pelo treinador tem resido num 4-2-3-1 (por vezes aposta no 4-1-4-1), havendo algumas dúvidas a serem desfeitas no próprio dia do encontro, sendo um dado praticamente adquirido o argentino Caballero na baliza, jogando à sua frente Weligton (existe a possibilidade chamada Lugano) e  Demichelis, estando as laterais entregues a Jesus Gamez na direita e sobre a esquerda Antunes que chegou recentemente ao clube e tem sido titular rubricado boas exibições, como tal acho provável manter-se no onze inicial. 

Do meio-campo para a frente, existem igualmente opções de luxo e há claramente jogadores que dificilmente estarão por muito tempo no Málaga e um dos casos flagrantes é mesmo o de Isco, um atleta com uma capacidade desequilibradora tremenda, nas costas do ponta de lança aparece o regressado Júlio Baptista apesar de ainda denotar alguma falta de ritmo (esteve mais de um ano parado) e no lado direito do ataque Joaquin voltou a ser aquele extremo que estávamos habituados a ver, ou seja, forte no 1x1 .

Uma das dúvidas, prende-se efectivamente sobre quem ocupará os dois lugares no miolo do terreno, existindo três candidatos para ocupar o lugar. Se Iturra deverá ser certa a sua utilização, já quem o acompanhará na função de duplo-pivot existe a possibilidade de Camacho ou Toulalan. São dois jogadores muito fortes a nível táctico e qualquer um dele será sempre uma mais valia, contudo o médio francês é um jogador mais dotado em termos técnicos e poderá dar outra profundidade nos momentos da saída para o ataque, enquanto Camacho apesar de não ser propriamente um "tosco" insere mais no seu jogo o rigor defensivo. Depois no centro de ataque Saviola deverá ser o eleito, havendo como alternativa o goleador Santa Cruz.

Esta será uma eliminatória que se espera equilibrada e aconteça o que acontecer neste jogo nada ficará decidido, na qual ambas as equipas darão o seu máximo de forma a assegurar o apuramento para os quartos de final da maior prova de clubes do mundo.



Por: Dragão Orgulhoso

Sem comentários:

>