terça-feira, 24 de junho de 2014

A lista “cara” de Lopetegui

 #FCPorto #Lopetegui #Espanha #Futebol #Oliver #Indi #Suso #Barcelona #LaMasia #BluePunisher

Tenho observado e refletido acerca das movimentações e notícias que têm vindo a público sobre a era “Julen Lopetegui” no FC Porto. Em particular, sobre as possíveis saídas e entradas no plantel de futebol sénior.








Vejo nomes como Camacho, Sergi Roberto, Moreno, Óliver Torres (aparentemente quase garantido), Morata, Tello, Suso, Rotman, Raúl Jiménez, Ibarbo, Bruno Indi, Nacho, e tantos outros ventilados pela comunicação social na sua grande maioria associados a grandes clubes espanhóis, e alguns relativos a clubes de menor expressão no país vizinho e de outros países europeus.








Questiono-me a ser verdade que estes nomes estão a ser ponderados, se a condição financeira atual do FC Porto permite considera-los como “alvos realistas”, haverá folga financeira para fazer contratações com este tipo de perfil? Especialmente jogadores oriundos dos grandes clubes de Espanha que terão elevados vencimentos e o seu passe custará algo que raramente o Clube está disposto ou capacitado em desembolsar.

Os últimos resultados financeiros divulgados pela FC Porto SAD são alarmantes, o prejuízo ascende os 30 milhões de euros, entretanto o Clube contraiu um novo empréstimo obrigacionista de 20 milhões de euros, e terá provavelmente recebido o valor relativo ao contrato com a nova marca que equipará as modalidades do Clube, a Warrior.

Entrou dinheiro fresco, e pelo que consta (não foi desmentido oficialmente pela FC Porto SAD), o Clube tem compromissos imediatos com a banca de 30 milhões de euros (a saldar já neste Verão) pelo que tem urgência na realização de mais-valias financeiras.

O contexto financeiro atual da FC Porto SAD obriga a vender novamente as “joias do plantel”, pelo que é mais que provável que os eleitos sejam Fernando, Mangala e Jackson, por aparentemente serem aqueles que mais mercado têm disponível.

O drama não são as vendas a que nos habituamos todos os anos, infelizmente o FC Porto é um clube vendedor e dificilmente consegue manter os seus melhores atletas quando estes começam a brilhar e a “piscar o olho a outros clubes com maior poderio económico”. O que poderá trazer problemas será caso nenhum dos pedidos que o atual treinador fez à FC Porto SAD conhecerem um desfecho positivo (especialmente aqueles atletas que ele considera essenciais para a construção da equipa que idealizou).

Será que Lopetegui compreende o contexto financeiro do clube, terão os dirigentes do FC Porto explicado e colocado o treinador ao corrente da realidade do Clube, para que este perceba “com que linhas se coserá”?

Se calhar não há razões para preocupação ou alarmismo, no entanto é pertinente questionar se realmente todos no Clube estão em sintonia e têm os pés bem assentes na terra, e assim serão evitados mal entendidos, desilusões, frustrações ou desgastes desnecessários.

Recordo-me aquando da passagem do técnico Co Adriaanse pelo FC Porto, quando este pediu com insistência o avançado Hesselink, que a direção não lhe fez a vontade, por não poder ou não querer. O treinador amuou e demonstrou em algumas conferências de imprensa uma atitude que caiu muito mal na direção Portista e até aos adeptos. O clima de rutura entre as partes envolvidas foi inevitável, felizmente para o FC Porto o holandês deixou um campeonato nacional como legado.

O que espero é que Julen Lopetegui consiga tirar o melhor rendimento do plantel que terá ao seu dispor em 2014/2015, e naturalmente tenha matéria-prima para poder construir uma equipa forte, competitiva, que pratique bom futebol e chame os adeptos de volta ao Estádio do Dragão (com as bancadas cada vez mais vazias nos últimos tempos), e incontornavelmente consiga qualificar a equipa para a Liga dos Campeões e ser campeão nacional. Considero o anterior o mínimo que deverá ser exigível ao novo técnico.

O fato de estar e decorrer o Mundial de Futebol no Brasil não permite uma definição clara de certas situações pelo que teremos de ter paciência e aguardar pelo desfecho da prova, e assim o FC Porto poderá “arrumar a casa em definitivo” e iniciar a preparação da nova época a “todo o gás”.



Por: BluePunisher

3 comentários:

Toupeira disse...

Não há razão para fazermos um drama porque tenho a certeza que 90% destes nomes são inventados pela imprensa. Vamos esperar por noticias oficiais e fazer confiança na Sad. 😊

Anónimo disse...

O fc porto não só ira preparar uma grande equipa como tem dinheiro e não precisa ao contrário de outros de vender meia equipa e não tem os bancos a perna, depois de uma péssima época vamos como e lógico formar uma grande equipa e o treinador tera os reforços que pertende disso não tenho dúvidas, as teorias da conspiração iram ser desmascaradas em breve, largos dias tem 100 anos

danyfr disse...

Falas em elevados vencidos que esses jogadores supostamente recebem por estarem em grandes clubes mas não acredito que nenhum desses jogadores que mencionas-te tenha um vencimento superior ao que pagamos ao jackson ou ao danilo. Julgo que o problema não está no salário que pagamos mas sim esses clubes abrirem mão das suas promessas colocando clausulas que não estão ao nosso alcance. Desde que seja um bom negócio para o clube, entre dar 5/6M por um sul americano que depois vira flop ou 10/12M ou até 15M por um jogador de créditos firmados sabendo que depois o vendemos por 2 ou 3x mais prefiro esta segunda. Podem sempre vir emprestados mas com opção de compra bem mais baixa que a clausula e assim se depois se justificar accionamos. Desde que financeiramente seja um bom negocio para o clube venham eles.

>