domingo, 17 de fevereiro de 2013

FC Porto pelo Mundo: Casa do FC Porto de New Jersey



O FC Porto chegou a todo o Mundo, da óbvia Europa aos Estados Unidos, passando por Goa (Índia) ou Tânger (Marrocos). São muitas as casas e delegações portistas que proliferam e unem a comunidade de adeptos portistas espalhados pelo mundo fora e que representam as cores azuis e brancas de Norte a Sul do planeta.

Apesar de estarem longe do Dragão os nossos adeptos além-fronteiras são dignos representantes do nosso clube e vivem tão ou mais intensamente a vida do FC Porto como os adeptos que jornada a jornada marcam presença no Dragão e restantes estádios de futebol, quer nacionais, quer estrangeiros. 

A Tribuna Portista faz mais uma viagem pelo Mundo e leva-nos até New Jersey, onde mais uma Casa do FC Porto deixa a sua marca no seio de todos os portistas desta cidade americana. 



Siga viagem connosco e venha conhecer este espaço azul e branco!


Tribuna Portista (TP)Há muitos portistas em New Jersey? Como é vestir as cores do Dragão nos Estados Unidos?

“Sim, há muitos Portistas em New Jersey que ostentam as cores do Clube com muito orgulho e festejam cada título como se fosse o primeiro.”

TPPara todos os portistas que não conhecem, apresente-nos a Casa do FC Porto do Rio de New Jersey.

“Para muita tristeza nossa, e por razões de ordem imobiliária e burocráticas, a Casa do FC do Porto de New Jersey está encerrada até encontrarmos um novo espaco, o que não implica que não nos juntemos para assistir aos jogos e celebrar as vitórias do Clube. As redes sociais permitem que estejamos sempre em contacto e actualizados com a realidade Portista não só em New Jersey mas com todos os Portistas espalhados pelo Mundo.”

TPComo nasceu este projecto e quem foram os responsáveis? Em que propósito assentou a fundação deste espaço azul e branco?







“Este projecto surgiu por um grupo de Portistas liderados pelo Sr. José (Zeca) Santos na década de 70, tendo o FC do Porto de New Jersey sido fundado e estatuariamente aceite pela "Casa Mãe" em 18 de Marco de 1980, sendo actualmente a Delegação # 4. Este projecto nasceu e foi criado com o objectivo de criar um espaço de convívio para os Portistas e uma equipa de futebol que participasse nos campeonatos Estaduais de New Jersey.”





TPComo caracteriza o crescimento deste espaço? Descreva-nos o impacto que a Casa do FC Porto tem tido na vida dos portistas de New Jersey?

“Há medida que os anos foram decorrendo e as conquistas do FC do Porto foram aumentando em quantidade, qualidade e regularidade, o número de Portistas foi aumentando e daí começar a aparecer um FC do Porto de New Jersey mais forte e representativo, o que obrigou a que as futuras Direcções, lideradas pelo Sr. João Barbosa e posteriormente pelo Sr. António Martins, tivessem que mudar de instalações em 2 ocasiões.”

TPFale-nos um pouco do dia-a-dia da Casa do FC Porto. Como é que um portista pode ocupar o seu tempo neste espaço? Que actividades proporcionam?

“Ultimamente as prioridades eram o convívio entre Portistas e respectivas Famílias, o visionamento dos jogos, a promoção de actividades culturais e desportivas de teor mais popular e, como ponto alto, a participação nas comemorações anuais do Dia de Portugal.”

TPE em dias de jogo do FC Porto? Como se vive o ambiente nesta comunidade de portistas?


Comemorações do dia de Portugal (2012)




“Fazemos questão e os possíveis para nos juntarmos e ver o nosso Grandioso FC do Porto com uma alegria esfusiante. De salientar a grande quantidade de jovens Portistas que nos últimos anos surgiram de uma forma fantástica e que dão uma energia acrescida ao nosso Clubismo como só os jovens sabem dar.”








TPQue benefícios traz/proporciona um espaço como a Casa do FC Porto de New Jersey aos adeptos do Dragão?

“O mais importante é a possibilidade que temos de conviver e conhecer novos Portistas que vão surgindo, ou por convite de associados ou por curiosidade, e que permite que possamos partilhar um espaço onde nos sentimos à vontade e onde podemos ver os jogos e comenta-los sem ingerência de terceiros e tranquilamente.”

TPFalemos agora um pouco do percurso do nosso FC Porto na presente temporada. No último desafio do FC Porto frente ao Vitória de Guimarães e após uma vitória incontestável e fruto de uma exibição fantástica da equipa portista, o capitão do Vitória, Alex, afirmou que e passo a citar “O FC Porto está para o campeonato português como o Barcelona está para o campeonato espanhol”. Na sua perspectiva, o que mudou na equipa portista desde a época passada para a presente?


Dia de Portugal (2012)


“Essa afirmação vinda de um ex-jogador do nosso rival é esclarecedora da nossa qualidade  e diz bem do excelente período que a nossa equipa atravessa. A diferença é que nesta época o Vítor Pereira fez e montou a equipa à sua maneira o que lhe permitiu incutir aos jogadores os seus métodos e a sua filosofia de jogo. Para além disso a saída do Hulk fez com que o FC do Porto se reestruturasse na forma de jogar e se tornasse uma equipa mais forte colectivamente.”





TP. A entrar na 18ª jornada do campeonato, o FC Porto é o líder da tabela classificativa graças à vantagem no que à diferença de golos marcados e/ou sofridos diz respeito, uma vez que partilha o mesmo número de pontos com o seu eterno rival, o Benfica. Acha que o campeonato vai ser competitivo até ao fim ou acredita que nas próximas jornadas o FC Porto poderá alargar vantagens e afastar, pontualmente, o 2º classificado?

“Sem dúvida que o campeonato está bastante aceso entre nós e o rival, mas a minha convicção é de que o FC do Porto vai festejar o título em Maio, independentemente do resultado do derby de 12 de Maio no Dragão.”

TPMuitos consideram, já, o FC Porto como um dos fortes candidatos à final da Liga dos Campeões. Quais são as suas expectativas em relação ao percurso da equipa portista na Liga Milionária?

“Sem dúvida que mais uma conquista da Liga dos Campeões está sempre nos nossos horizontes, sabendo de antemão que é uma prova dura em que a concorrência é muito forte. As minhas expectativas são as de que sejamos semi-finalistas e então a partir daí...deixem-me sonhar!”

TPPara terminar: deixe uma mensagem a todos os portistas espalhados pelo mundo. 





“Um grande abraço Portista e desejos de muitas vitórias e conquistas, para todos os Portistas espalhados pelos 4 cantos do Mundo que partilham do mesmo amor, paixão e devoção que nós, associados e amigos da Casa do FC do Porto de New Jersey, Delegação #4 dos E.U.A...SOMOS PORTO!”










Carlos Filipe de Carvalho
(Casa do FC Porto de New Jersey, Delegação #4 dos E.U.A.) 



Por: Kaya

2 comentários:

Unknown disse...

tenho bola de gomos comemorativa dos 120 anos oficial do FCP para venda .para mais informação contactar mail vitornature@gmail.com
SAUDAÇOES PORTISTAS COM AQUELE ABRAÇO.
e

Unknown disse...

tenho bola de gomos comemorativa dos 120 anos oficial do FCP para venda .para mais informação contactar mail vitornature@gmail.com
SAUDAÇOES PORTISTAS COM AQUELE ABRAÇO.
e

>