terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Revista de Imprensa - 26 de Fevereiro 2013


Eleições em alvalade entre Rojas e o Tiki-Taka encarnado



   Os jornais desportivos desta terça-feira dão grande destaque às eleições do Sporting e à eventual contratação do extremo paraguaio Rojas por parte do clube da luz. O jogo da 20.ª jornada entre benfica e Paços volta a ser primeira página do diário A Bola com a análise pormenorizada da jogada do primeiro golo dos encarnados.
Jackson e a marcação do penalti, em destaque no jornal O Jogo.
José Couceiro apresentou ontem a sua candidatura à presidência do Sporting não prometendo o título na próxima época. O antigo diretor geral e treinador dos leões advertiu para a necessidade de «medidas dolorosas» no clube de Alvalade enquanto Bruno de Carvalho apresentou os nomes de Inácio e Virgílio para tomar conta do futebol.
A contratação de Rojas por parte do benfica é destaque de primeira parte do diário Record, que cita o empresário do jogador paraguaio para anunciar o negócio.
Os incidentes no jogo da II Liga entre Vitória Guimarães B e SC Braga B podem valer a interdição do estádio D. Afonso Henriques.
Em Espanha, o jogo entre Barcelona e Real Madrid, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça do Rei, prendem as atenções dos adeptos de futebol.




O Jogo:

Thumb resize.


- FC Porto «Vi que Jackson estava com confiança, El Comandante explica por que deu a bola ao colombiano no segundo penalti contra o Rio Ave; Mauro Caballero já pode jogar, Dragões receberam certificado internacional»




- Eleições arrancam à defesa. Duas candidaturas lançadas sem foguetes. José Couceiro não promete título na próxima época: «É preciso reduzir custos drasticamente». Bruno de Carvalho anuncia Virgílio e Inácio para mandar no futebol. «Temos parceiros mas não vou revelar quem são». Labyad revela que, para além do benfica, também o FC Porto o quis: «Escolhi o Sporting e não estou arrependido».
- Defesa vale dobro com Luisão. Rojas chega em março. Empresário confirma negócio fechado.
- Vitória Guimarães: Poupar 3 mil euros pode custar 10 mil.
- Espanha: Barça e Real Madrid já se viraram ao árbitro.




Record:

Thumb resize.


- FC Porto «Fernando a caminho dos 70 jogos sem perder»



- Rojas no Benfica. Empresário confirma negócio com as águias. Extremo do Cerro Porteño tem 20 anos e é uma das maiores esperanças do futebol paraguaio. Jesus prepara mexidas no onze. André Almeida, Melgarejo, Urreta e Rodrigo devem ser titulares frente ao Sp. Braga.
- Dier para travar Jackson. Leãozinho de 19 anos com missão especial no clássico. Eleições no Sporting: José Couceiro apresenta candidatura: «Não prometo que sejamos primeiros». Bruno de Carvalho tem Inácio e Virgílio para tomar conta do futebol.
- Vitória Guimarães B: Violência vai dar multa e interdição do estádio
- Espanha: Máxima pressão na Taça do Rei.






A Bola:

Thumb resize.


- FC Porto «Valderrama elogia James»


- Inácio e Virgílio para o futebol - Bruno Carvalho lança os seus trunfos. José Couceiro: «Teremos de tomar medidas dolorosas.
- Golo de Enzo Pérez foi hino ao futebol coletivo: "Tiki-Taka na Luz". Toda a jogada do 1-0 ao P. Ferreira. 8 jogadores envolvidos. 31 segundos. 33 toques na bola. benfica no pódio europeu com  50 golos. Só Barcelona e Bayern têm melhor média que as águias.







Notícias sobre o FC Porto:



Moutinho: «Estou num bom momento, ainda melhor para a equipa»

Dias antes de regressar a Alvalade, João Moutinho assume que está a atravessar um «bom momento» de forma. O internacional português destacou, porém, que «é ainda um momento melhor da equipa».

«É um bom momento para mim, mas é ainda um momento melhor da equipa. Fico feliz por receber este prémio, mas, sobretudo, por ter ganho o jogo. Atravesso uma boa fase, mas este prémio é, acima de tudo, um reconhecimento ao bom momento da equipa», referiu o camisola 8 do FC Porto que foi considerado o melhor jogador em campo no último duelo com o Rio Ave.

E prosseguiu: «Este prémio é da equipa toda, porque todos fizeram um excelente jogo, o que nos permitiu somar mais uma vitória para o FC Porto».

Moutinho, em declarações antes do treino, no Olival, admite também que o reconhecimento «é sempre bom».

«O reconhecimento é sempre bom, mas o mais importante é o facto de termos conseguido a vitória frente ao Rio Ave, num jogo extremamente difícil e em que conseguimos uma boa exibição. Foi bom ter contribuído para mais uma vitória do FC Porto», afirmou o internacional português.


FIFA autoriza Mauro Caballero a jogar pelo FC Porto

Acabou a dúvida em torno de Mauro Caballero, avançado paraguaio de 18 anos que o FC Porto contratou ao Libertad, mas que ainda não vestiu a camisola portista devido a um imbróglio com o seu antigo clube.

O Libertad alegava que ainda tinha contrato válido com o jogador, mas o representante de Caballero confirmou a decisão da FIFA a favor dos dragões e do atleta.

«O Mauro Caballero já pode jogar oficialmente pelo FC Porto», disse Gerardo Acosta, em declarações à Radio Cardinal, do Paraguai.

Mauro Caballero deve agora atuar pela equipa B dos dragões, esperando-se que venha a ter oportunidade no plantel principal orientado por Vítor Pereira.


Alex Sandro satisfeito com o percurso no FC Porto

Alex Sandro falhou o Rio Ave por castigo, mas em Alvalade volta à posição que conquistou no FC Porto. O lateral esquerdo brasileiro falou à sua assessoria de imprensa sobre a assistência para golo no encontro com o Málaga, da Liga dos Campeões.
«Fiquei muito feliz. Isso é fruto de muito trabalho de todo o grupo. É um mérito que tenho que dividir com os meus companheiros», disse Alex Sandro sobre o momento em que assistiu João Moutinho para o golo da vitória sobre os andaluzes.

«O clube está em um ótimo momento. Estamos bem no campeonato e com uma boa vantagem na Champions. A equipa está a evoluir bastante e eu estou a conseguir ter um bom desempenho», prosseguiu o internacional brasileiro, que até acredita numa caminhada de sucesso na Champions.

«Na Champions temos uma vantagem pequena, mas está nas nossas mãos. É uma prova em que não há favorito, há sempre surpresas. Esperamos chegar longe», atirou.


«Jackson estava com confiança e eu disse-lhe para bater o penalty»

Lucho explica por que disse ao colombiano para marcar também a segunda vez, aconselha Otamendi ao selecionador e puxa as orelhas a Iturbe

Lucho abriu o livro numa entrevista à ESPN Rádio: falou da eliminatória com o Málaga, de Iturbe, de Otamendi, anunciou que não pensa voltar à seleção e elogiou Jackson Martínez. Em declarações citadas por O Jogo ainda explicou como convenceu o colombiano a bater o segundo penalty.

«O penalty falhado à Panenka? Isso são coisas que acontecem. Se o guarda-redes não tivesse ficado parado a bola tinha entrado e ninguém lhe apontava o dedo. Claro que é preciso ter coragem para fazer essas coisas, mas o Jackson é um excelente jogador, pôde redimir-se e ainda fez outro golo.»

Ora por isso Lucho não se deixou irritar pela forma como o colombiano desperdiçou o primeiro penalty, num gesto ousado e que muito irritou os adeptos no Dragão. «Ele está a demonstrar uma evolução tremenda a cada jogo que passa e é um jogador muito importante para a nossa equipa.»

Por isso quando surgiu o segundo penalty, Lucho pegou na bola e foi entregá-la precisamente a Jackson Martínez. «Vi que ele estava com confiança e, como capitão de equipa, disse-lhe para bater», recordou. «Dessa vez marcou com um remate forte para o lado esquerdo do guarda-redes.»

«Marcámos em todos os campos menos em Kiev»

O F.C. Porto, esse, venceu por 2-1 e manteve o primeiro lugar da Liga: o que permite continuar de cabeça limpa e com grandes expetativas de fazer uma época de sucesso. Ora para tornar esta época num sucesso é necessário também eliminar o Málaga e chegar aos quartos de final da Champions.

«Teria sido justo se tivéssemos marcado mais um golo, mas o importante era ganhar e não sofrer golos, sobretudo quando começámos as eliminatórias no nosso estádio. Somos uma equipa que tem competência em qualquer estádio e se fizermos um golo em Málaga teremos uma boa vantagem.»

Lucho acredita de resto que o F.C. Porto vai marcar em Málaga. «Na liga portugueses marcámos em todos os jogos e na Liga dos Campeões só não marcámos em Kiev. O nosso estilo de jogo passa por atacar sempre a baliza do adversário. Temos uma pequena vantagem e vamos tentar aproveitá-la.»

«Otamendi é grande jogador e merece a seleção»

Arrumado o assunto Liga dos Campeões, o capitão portista abriu o capítulo da seleção. «Já não penso voltar», revelou. «Tive a oportunidade de jogar muitos vezes pela seleção, participei em eliminatórias, numa Copa América, num Mundial e sei que a Argentina tem grandes jogadores.»

Ora por falar em grandes jogadores, Lucho González aproveita para meter uma cunha. «Tenho cá um companheiro, que é o Nico Otamendi, que atravessa um grande momento. Talvez não chame tanto a atenção como outros que estão a jogar noutras ligas com mais visibilidade na Argentina.»

«Mas está a jogar na Champions também e está muito bem. Vejo-o todos os dias e é um grande jogador, com um grande futuro e que pelo que está a fazer merece uma oportunidade. Se tiver possibilidade de ir para uma liga com mais impacto na Argentina, seguramente será convocado.»

«Iturbe tem de entender que o futbol é um jogo coletivo»

Por fim, o jornalista da ESPN perguntou ao capitão portista por Iturbe: o jovem foi cedido ao River Plate e está a gerar curiosidade entre os argentinos. Lucho conhece-o bem. «É um jogador com umas condições bárbaras, com uma mudança de ritmo e de velocidade incríveis», revelou.

«Vai ter de adaptar-se a um futebol que é diferente de cá, mas tomou a melhor decisão. Já devem ter percebido que é um grande jogador e espero que ele entenda que o futebol é um desporto coletivo e que tem mais companheiros em campo. Deve saber quando passar ou fazer uma jogada individual.»


FIFA deu razão ao F.C. Porto no caso Mauro Caballero
Jovem avançado paraguaio já pode ser inscrito e jogar pela equipa B

O F.C. Porto recebeu luz verde da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para inscrever o jovem avançado paraguaio Mauro Caballero que deverá ser integrado na equipa B até ao final da corrente temporada. A informação foi adiantada pelo advogado do jogador, Gerardo Acosta, em declarações difundidas pela Rádio Cardinal, do Paraguai.

O F.C. Porto contratou o jovem avançado de 18 anos em janeiro, mas não o chegou a inscrever devido a um diferendo com o anterior clube de Caballero, o Libertad, que entendia que o contrato ainda estava válido e exigia um milhão e meio para a sua saída.

Enquanto a FIFA analisou o caso, a Federação do Paraguai reteve o certificado internacional do jogador que, agora, deverá enviar para a sua congénere portuguesa. O F.C. Porto, à partida, terá apenas de pagar 365 mil euros, relativos aos direitos de formação detidos pelo Libertad.


Valderrama elogia James: «Teremos categoria por muito tempo»
Glória colombiana fala sobre o sucessor natural na seleção da Colômbia

Carlos Valderrama é uma estátua viva na Colômbia. O antigo médio, agora com 51 anos, mantém os longos cachos dourados no cabelo e a forma descomplexada de falar.

Em declarações à FIFA, enche o portista James Rodríguez de elogios e olha para ele como o seu sucessor natural.

«O James está a fazer um trabalho muito bom. Sou um dos admiradores dele. Um protetor. Pelo estilo e pelo que já fez na carreira. Foi para a Argentina, ganhou o título com o Banfield e agora é titular no F.C. Porto», disse Valderrama.

«Tem feito a diferença e a camisola da seleção principal não lhe pesou. Estamos tranquilos porque está apenas a começar. Teremos um jogador de categoria por muito tempo», acrescentou Carlo Valderrama, velha glória colombiana.

Também Radamel Falcao merece algumas palavras. O ponta-de-lança ameaça tornar-se tão ou mais conhecido do que Valderrama foi na década de 90.

«Pode superar-me. Está a demonstrá-lo com golos. Adoro a forma de ser dele. Apesar de ser um rapaz jovem, dá para ver a tranquilidade e a humildade em tudo o que faz. Aceita as pessoas, dá autógrafos, participa em atividades sociais. Adoro o estilo dele, não só como jogador, mas também como pessoa».











Por: Cubillas

Sem comentários:

>