terça-feira, 2 de abril de 2013

Símbolos à Simplício: Futebol Clube da Lixa


Nome: Futebol Clube da Lixa
Fundação: 1934
Localização: Lixa, Felgueiras
Associação: Associação de Futebol de Porto
Divisão actual: AF Porto, Divisão de Honra

Filial: Filial do FC Porto nº 26


 É um Símbolo à Simplício que já teve muitas versões ao longo da existência do FC Lixa, com um progressivo afastamento da versão original. Deixamos aqui a versão actual, com a sigla incluída no brasão e uma bola mais moderna, e a versão original, onde a sigla ainda assentava sobre um esférico azul à Simplício. Aliás, nessa versão original na bandeira do clube, destaque para o orgulho da menção em ser filial do FC Porto.




O FC Lixa, que em 2002/2003 foi campeão nacional da III Divisão, está de volta aos campeonatos distritais. É o actual líder da divisão de honra da AF Porto e no trilho certo para voltar aos campeonatos nacionais.

É um clube muito activo na formação, tendo já revelado alguns jogadores com carreiras sólidas na primeira liga. Está, também, presente no futsal.


Por: Breogán

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande trabalho este do Breogan sobre os "Simbolos à Simplicio".

Entretanto deliciem-se:

«Fim do apogeu do norte e centro», diz presidente da AF LisboaPor Redação
A- A A+

Nuno Lobo congratula-se com o regresso do Belenenses à 1.ª Liga e considera que, com quatro equipas – Benfica, Sporting, Estoril e Belenenses – no principal escalão do futebol português, a Associação de Futebol de Lisboa terá maior peso na Liga de Clubes e na Federação.

«Com a subida do Belenenses, Lisboa assume maior preponderância e poder, não só a nível desportivo e competitivo, mas também a nível dos fóruns e palcos principais de discussão do futebol português», disse em declarações à Antena 1, considerando ainda que, com o regresso dos azuis do Restelo ao escalão máximo, «Lisboa assume novamente a liderança do futebol profissional».

«Estou convicto que é a rutura do futebol português, que vai impor um fim no apogeu das equipas do norte e centro do país que aconteceu nos últimos 30 anos», adiantou, lembrando que a associação lisboeta poderá, na próxima época, ter seis equipas inscritas nos campeonatos profissionais: «O Atlético, ao que tudo indica, vai manter-se na 2.ª Liga e existe esperança na subida do Mafra.»abola

>