domingo, 28 de abril de 2013

FC Porto 29 - 19 ABC - Líderes isolados




O FC Porto recebeu e venceu o ABC na 6ª jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional. Em virtude do resultado dos nossos rivais em Águas Santas assumimos a liderança isolados. 





Com uma alteração no 7 inicial em relação ao verificado no último jogo - entrada de João Ferraz e saída de Spínola - e a manutenção de Sérgio Rola a ponta direito a nossa equipa entrou em grande estilo neste encontro. Mesmo com a lesão sofrida nos primeiros minutos por Elias António a forçar a mais uma mexida prematura, o domínio foi notório desde os instantes iniciais.





Com um excelente aproveitamento de uma das nossas maiores armas como é o caso do contra-ataque, uma defesa solidária e beneficiando da elevada percentagem de defesas de Hugo Laurentino o fosso entre os tetracampeões e a equipa bracarense foi imediato. Aos 10 minutos a vantagem era já de 4 golos (6 - 2). Aos 15 minutos, era 8 de diferença (10 - 2). Aos 20 minutos de 9 (12- 3)

Destaque nesta fase para os nossos pontas. Quer Sérgio Rola, quer Jacob tiveram um papel importante para este avolumar. no marcador. Ambos foram bastante solicitados e corresponderam, não só nas conclusões de ataques rápidos mas também em ataques planeados. Quase metade dos golos até esta altura surgiram desta zona do terreno (Elias com 1, Jacob 2 e Rola 3). É reconfortante vermos que jogue quem jogar, todos dão garantias. Uma palavra também para o nosso guardião Hugo Laurentino. É uma referência habitual neste espaço, mas ele assim nos "obriga" a jogar assim. Esteve brilhante, parou tudo, até 2 livres de 7 metros (ainda viria a defender um 3 ainda na 1ª parte, 100% eficácia). 

Após estes 20 minutos de grande nível que nos garantiu uma vantagem tão confortavel assistimos a alguns momentos de equilíbrio  Ofensivamente ainda conseguíamos arranjar boas jogadas de finalização, sobretudo através de Hugo Rosário e Spinola, defensivamente já não estávamos tão eficazes. Se nos 20 minutos anteriores tínhamos a incrível marca de 3 golos sofridos, nos 10 minutos antes do intervalo sofremos 5.  É normal alguns períodos assim, mesmo numa equipa tão competitiva como esta e na verdade a aproximação foi muito ténue para haver sequer uma dúvida sobre o vencedor.

Ao intervalo o resultado era de 16 - 8. 

A 2ª parte começou com uma boa noticia. Elias António recuperou e iniciou a jogar. 

Tal como aconteceu no 1º tempo os primeiros minutos mostraram a superioridade portista. E se na etapa anterior foi Laurentino a brilhar, Quintana fez-lo neste inicio. Sobretudo nos remates a 6 metros esteve imperial. Foi importante a sua acção, pois mesmo com alguns ataques falhados, voltamos a distanciar-nos no marcador. À passagem dos 10 minutos desta 2ª parte atingimos pela 1ª vez uma vantagem na casa das dezenas (21 -11).

E com diferença a 20 minutos do fim tivemos um ou outro momento de desconcentração. Cometemos algumas falhas técnicas e permitimos alguns golos fáceis à equipa bracarense. Tivemos o mérito de saber reagir a esta fase com calma e atitude. A diferença nunca baixou dos 7 - 8 golos e conseguimos nos momentos finais colocá-la novamente em 2 dígitos  já com os nossos benjamins em campo. Estes elementos mais novos têm sido integrados duma forma excelente por Obradovic e têm sabido merecer os minutos que o técnico lhe tem dado. Será importante esta rotação para estas últimas batalhas.

Arbitragem em bom nível, os eventuais erros são de meros detalhes.

Com a derrota daquele clube de vermelho estamos cada vez mais em melhor de conseguir o inédito penta. Para a semana recebemos o Águas Santas. Uma vitória será mais um passo importantante antes da dificil deslocação ao campo do Sporting.


Equipa e marcadores:

Equipa Inicial: Hugo Laurentino (gr), Gilberto Duarte, Wilson Davyes (2), Tiago Rocha (2), Elias Nogueira (2), Sérgio Rola (6) e João Ferraz (4)
Jogaram ainda: Alfredo Quintana (gr), Nuno Carvalhais, João Ramos (2), Filipe Mota (1), Belmiro Alves, Pedro Spínola (4), Daymaro Salina (4) e Hugo Rosário (2)


Por: Paulinho Santos



Sem comentários:

>