domingo, 9 de setembro de 2012

Estórias com História: A miragem do hexa! (Cronologia)





DEZEMBRO/1999

1 – Clayton realiza o seu primeiro treino na Antas. O brasileiro mostra pormenores de craque.

2 – Argel é operado a uma hérnia inguinal e só volta aos trabalhos no ano 2000.

3 – O FC Porto vence em casa o Santa Clara, por 1-0, e apesar da descolorida exibição, assume pela primeira vez a liderança da Liga 1999/2000.

Estádio das Antas – Árbitro José Pratas (13ª Jorn.)

FC Porto: Vítor Baía; Secretário, Jorge Costa, Aloísio e Esquerdinha; Paulinho Santos, Chainho (Domingos 45’) e Capucho (Peixe 89’); Deco, Rúbens Junior (Drulovic 59’) e Jardel
Supl. não utilizados: Hilário e Ricardo Silva
Cartão amarelo: Não houve

Santa Clara: Madureira; Patacas, Luís Miguel, Sérgio e Telmo; Claudio Abreu, Barrigana (Luis Carlos 82’) e Micael (Amaral 67’); Figueiredo, George e Prokopenko (Wanderlei 74’)
Supl. não utilizados: Du e Eurico
Cartão amarelo: Claudio Abreu 89’
Golo: Jardel 63’

4 – Silvino não tem dúvidas: Um Vítor Baía só aparece de 50 em 50 anos”. Kostadinov visita Portugal e deixa um aviso: “Cuidado com o Hertha de Berlim.”

5 – Jorge Costa considera “normal” o FC Porto liderar o campeonato. O adjunto Rosário observou o argentino Bassedas, jogador do Vélez Sarsfield.

6 – Alessandro e Rodolfo são convocados para o jogo com o Hertha de Berlim. Rui Correi recupera bem da lesão e efectua corrida pela primeira vez.

7 – Cândido Costa (ex-Benfica e Salgueiros, tal como… Deco) assina por 5 anos pelos Pentacampeões. Ricardo Sousa é cedido ao Santa Clara até final da época, no âmbito da transferência de Clayton para as Antas. Anúncio do clube com clara alusão ao pedido de desculpas de João Pinto, após o 0-7 do Benfica em Vigo, origina polémica e uma onda de protestos.

8 – Vitória sobre o Hertha por 1-0. Drulovic faz um golo espectacular, após correr mais de 70 metros, e escancara as portas dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Vítor Baía sai mais cedo e terá que ser operado ao joelho.

Estádio das Antas Assistência: 24.000 – Árbitro: Wojcik (Polónia

FC Porto: Baía (75. Hilário); Secretário, Jorge Costa, Aloísio, Esquerdinha; Chainho, Deco, Paulinho Santos, Caphucho; Jardel (90. Ricardo Silva), Rubens Junior (56. Drulovic).

Hertha BSC: Kiraly; Konstantinidis (82. Daei), Herzog, Van Burik; Sverrisson, Rehmer (46. Hartmann), Schmidt, Wosz; Michalke, Neuendorf (64. Thom), Preetz.
Cartão amarelo: Deco, Drulovic, Neuendorf.
Vermelho (Duplo amarelo): 90. Paulinho Santos
Golo:  Drulovic 79’.

9 – Drulovic garante que o golo que marcou foi um dos melhores da carreira. Transferência de Clayton sob suspeita: um jornal açoriano “fixa” o preço no dobro do publicitado e garante que dirigentes do Santa Clara ficaram com o excedente.

10 – Vítor Baía é operado ao joelho direito. O guardião Portista ficará parado entre 3 e 4 semanas.

11 – Vítor Baía recupera nas Antas e fala sobre o seu futuro no clube: “O passe é muito caro”. Pinto da Costa, na Suíça, aborada a polémica sobre a transferência de Clayton: “Ministério Público deve investigar.”

13 – O FC Porto vence o V. Setúbal no Bonfim, por 4-1. Jardel assina o seu terceiro “hat trick” do campeonato em curso.

Estádio do Bonfim – Árbitro: Vítor Pereira (14ª Jorn.)

V. Setúbal: Marco Tábuas; Mamede, Quim, Mário Loja e P. Henriques; Chipenda, Frechaut e Marco Ferreira (Rui Carlso 67’); Hélio, J. Matos (Maki 45’) e Chiquinho Conde
Supl. não utilizados:  Brassard, Jorge Ribeiro e Rui Gomes
Cartão amarelo: Pedro Henriques 80’

FC Porto: Hilário; Secretário, Jorge Costa, Aloísio e Esquerdinha (Drulovic 62’); Paulinho Santos, Chainho (Peixe 73’) e Capucho (Domingos 77’) Deco, Rúbens Junior e Jardel
Supl. não utilizados: Miguel Matos e Ricardo Silva
Cartão amarelo: Esquerdinha 46’ e Jardel 55’
Golos: Jardel 38’,59’ e 81’(P) Rúbens Júnior 47’, Frechaut 79’

14 – O administrador Angelino Ferreira participa, em Genebra, na reunião do Comité de Aconselhamento da UEFA. O FC Porto ficou a saber que é o clube que nos últimos três anos mais cresceu, em termos médios, na relação número de assistentes/espaço disponível no estádio.

15 – Fernando Santos lamenta paragem da competição em momento de grande fulgor Portista e garante que a sua equipa “lutaria pelo título em Espanha”. Argel pondera interesse do Santos no seu regresso ao Brasil e de lá veio Juary para uma visita simbólica a recordar… o título europeu de 1987.

16 – Paulinho Santos sofre castigo de um jogo da UEFA e não actua em Barcelona, na 3ª jornada da segunda fase da Liga dos Campeões, em Março.

18 – Uma casa que deixa saudades. É a vez de Sérgio Conceição rever amigos… e entregar-se nas mãos de Rodolfo Moura para tratar lesão contraída na Lázio.

20 – Mais uma goleada antes das férias (5-0 ao Farense), mais um “hat trick” de Jardel e mais uma estreia auspiciosa, a de Clayton. O FC Porto acaba 19999 na liderança em todas as frentes.

Estádio das Antas – Árbitro Paulo Costa (15ª Jorn.)

FC Porto: Hilário; Secretário, Jorge Costa, Aloísio e Esquerdinha (Rubens Junior 69’); Paulinho Santos, Chainho (Domingos 57’) e Capucho (Clayton 63’); Deco, Drulovic e Jardel
Supl. não utilizados: Miguel Matos e Peixe
Cartão amarelo: Não houve

Farense: Miguel Rosa, Nuno Campos, Carlos Costa, King e C. Fernandes; Miguel Mota (Paulo Sérgio 45’), Vítor Manuel e Tulipa (Hassan 45’);Marinescu (Everson 68’), Marco Nuno e Zé tó
Supl. não utilizados: Candeias e Eugénio
Cartão amarelo: Carlos Fernandes 9’
Golos: Esquerdinha 7’,Jardel 18’,42’ e 51’, Capucho 36’

Classificação após as quinze jornadas:

1º FC Porto   34
2º Sporting   33
3º Benfica     30
4º Boavista   27

23 – Em entrevista a «OJOGO», Rubens Júnior reconhece que o FC Porto mudou a sua vida.

24 – Jorge Costa assume que repetir 87, ou seja, recuperar o título europeu, já é mais do que um sonho.

25 – Mesmo preferindo falar de um jogo de cada vez, Deco traça metas ambiciosas para o FC Porto.

26 – «OJOGO» mostra o novo centro de estágio dos Dragões.


Por: Nirutam

Sem comentários:

>