quarta-feira, 20 de março de 2013

Revista de Imprensa - 20 de Março 2013


Izmaylov, eleições no sporting e liderança do campeonato português, dividem destaque


  A imprensa desportiva desta quarta-feira é dominada por notícias relacionadas com os clubes da 2.ª Circular. Numa altura em que o campeonato nacional está parado devido aos jogos das seleções nacionais, os principais destaques vão para a vantagem do clube da luz sobre o FC Porto, as eleições no Sporting e a polémica entrevista de José Mourinho à RTP.
Em relação aos encarnados, os desportivos destacam os cinco jogos de Artur sem sofrer golos e as palavras pragmáticas de Garay na luta pelo título. É avançado ainda que o central argentino está a ser disputado por Chelsea e Manchester United.
No Sporting, as eleições entram na reta final com os candidatos a esgrimirem os argumentos finais até sábado.
A entrevista de José Mourinho à RTP, em que o treinador do Real Madrid acusa a FIFA de fraude na votação para a Bola de Ouro, é outro dos grandes destaques na imprensa desportiva.



O Jogo:

Thumb resize.


- FC Porto: "Izmailov desequilibra mais no meio", Yuri Semin treinou o russo no Lokomotiv e explica como explorar melhor as suas qualidades; Danilo paga pelo preço que custou.


Eleições no Sporting: empate técnico no primeiro assalto; "Demonstrou-se que a gestão desportiva é a causa da crise", Couceiro; "Ficou evidente que podem confiar em nós", Carvalho; "Percebeu-se que somos uma lista de rutura", Severino; Godinho e Barroso em pé de guerra.
«Artur também vale títulos», Domingos Paciência e o melhor ciclo do guarda-redes na Luz; 5 jogos consecutivos sem sofrer golos no campeonato; "Jogos com Sporting e FC Porto são cruciais", Garay deseja chegar ao Dragão com vantagem mas ainda não canta vitória; Mantorras quer Jesus muitos anos.
Braga: Luís Silva assina por três anos.
Guimarães: petardos custam jogo à porta fechada.
Seleção: Ronaldo marcado por cima; CR7 terá três guarda-costas e câmara de TV a acompanhá-lo em Israel.


Record:

Thumb resize.


- FC Porto: Varela a perder espaço.


- «Eleições no Sporting: milhões de soluções»; candidatos garantem ter a fórmula para levantar o clube; "Há parceiros para investir 15 a 20 milhões no imediato", Bruno de Carvalho; "A banca vai ajudar porque todos perdem com a insolvência", José Couceiro; "Vamos reduzir o orçamento para metade. Estou a negociar com o BES", Carlos Severino.
- "Cardozo está em grande", selecionador paraguaio rendido; Luisão certo com o Rio Ave.
- Seleção: loucura em Israel por Ronaldo.
- Mourinho polémico: "Os culpados pela crise em Portugal vivem bem"; "Não vejo nada meu em André Villas-Boas"; treinador do Real Madrid coloca em causa a votação da FIFA na Bola de Ouro.



A Bola:

Thumb resize.


- FC Porto: Vítor Pereira tem mais um ponto do que no ano passado.


- Eleições no Sporting: candidatos à defesa; primeiro debate aquém das expectativas; frente a frente entre Carlos Severino, Bruno de Carvalho e José Couceiro marcado pela cordialidade.
- «Não podemos declarar vitória», Garay fala apenas em vantagem importante; defesa do Benfica avisa que o título não está garantido; quer chegar ao Dragão com maior avanço possível; Chelsea junta-se a Manchester United na corrida pelo central argentino.
- Seleção: Moutinho diz que Paulo Bento é uma pessoa "tranquila".
- Arbitragem: Pedro Proença fez exames e pode voltar a ser nomeado.
- Cabo Verde: Lúcio Antunes e os segredos da participação no CAN.
- Sérvia: Sá Pinto chega ao Estrela Vermelha sem medo da pressão.


Notícias sobre o FC Porto:




Moutinho já treina com a seleção nacional

Boas notícias para Paulo Bento, que esta quarta-feira de manhã já contou com João Moutinho no treino da seleção portuguesa. O médio chegou lesionado à concentração e ainda não tinha trabalhado com os restantes colegas.

O médio do FC Porto pode assim ser uma das opções do selecionador nacional para os encontros em Israel, na sexta-feira, e no Azerbaijão (terça-feira), da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil.

Ainda assim, a integração de Moutinho deu-se com alguns cuidados, por forma a não arriscar uma possível recaída da mialgia de esforço que o afastou dos últimos encontros do FC Porto.

A partida da comitiva portuguesa para Israel está agendada para as 14h30.


Mangala ou Maicon, quem deve jogar?
Os números das duplas de centrais utilizadas por Vítor Pereira; Otamendi só falhou um jogo

Os números sugerem que a dupla de centrais mais eficaz do F.C. Porto é a composta por Nico Otamendi e Mangala. Os registos dão, por isso, razão a Vítor Pereira na colocação de Maicon no banco, frente ao Marítimo.

Se olharmos para os 23 jogos já realizados na Liga, é possível perceber que a dupla Otamendi/Mangala jogou 11 vezes de início, mais uma vez do que a composta por Otamendi (o denominador comum) e Maicon.

O brasileiro teve um início fulgurante e estava numa forma tremenda quando se lesionou na oitava jornada. Abdoulaye fez um jogo de ligação para o início do reinado de Mangala no eixo central, uma aventura interrompida pela expulsão em Aveiro (e posterior lesão) e retomada nos Barreiros.

Vamos, então, aos dados: com Mangala a jogar ao lado de Nico, a média de golos sofridos é de 0,36 por jogo; com Maicon, o número sobe para 0,6. Curiosamente, Mangala e Maicon já fizeram dois golos cada um neste campeonato.

Em boa verdade, e como nota de rodapé, os números também indiciam que não tem sido por aqui que o F.C. Porto tem abanado. Os dragões têm, aliás, a melhor defesa da prova. Jogue Maicon ou Mangala ao lado de Otamendi.

Jogo a jogo, dupla a dupla:

1. Otamendi/Maicon (E 0-0, em Barcelos)
2. Otamendi/Maicon (V 4-0, V. Guimarães)
3. Otamendi/Maicon (V 3-2, em Olhão)
4. Mangala/Maicon (V 4-0, Beira-Mar)
5. Otamendi/Maicon (E 2-2, em Vila do Conde)
6. Otamendi/Maicon (V 2-0, Sporting) * Mangala entrou aos 19m
7. Otamendi/Maicon (V 2-1, no Estoril)
8. Otamendi/Maicon* (V 5-0, Marítimo) * Abdoulaye entrou aos 32m
9. Otamendi/Abdoulaye (V 2-1, Académica)
10. Otamendi/Mangala (V 2-0, em Braga)
11. Otamendi/Mangala (V 1-0, Moreirense)
12. Otamendi/Mangala (V 3-0, em Setúbal)
13. Otamendi/Mangala (V 1-0, Nacional)
14. Otamendi/Mangala (E 2-2, na Luz)
15. Otamendi/Mangala (V 2-0, P. Ferreira)
16. Otamendi/Mangala (V 5-0, Gil Vicente)
17. Otamendi/Mangala (V 4-0, em Guimarães)
18. Otamendi/Mangala (E 1-1, Olhanense)
19. Otamendi/Mangala (V 2-0, em Aveiro)
20. Otamendi/Maicon (V 2-1, Rio Ave)
21. Otamendi/Maicon (E 0-0, em Alvalade)
22. Otamendi/Maicon (V 2-0, Estoril)
23. Otamendi/Mangala (E 1-1, no Marítimo)

TOTAIS:

Otamendi/Maicon
. 10 jogos de início
. 7 vitórias e 3 empates
. 22 golos marcados, 6 sofridos (média de 0,60)

Otamendi/Mangala
. 11 jogos de início
. 8 vitórias e 3 empates
. 24 golos marcados, 4 sofridos (média de 0,36)

Mangala/Maicon
. 1 jogo de início
. 1 vitória
. 4 golos marcados e 0 sofridos

Otamendi/Abdoulaye
. 1 jogo de início
. 1 vitória
. 2 golos marcados e 1 sofrido





Por: Cubillas
Enviar um comentário
>