sábado, 29 de dezembro de 2012

Segunda Liga: SC Braga B - FC Porto B (Antevisão)



A Segunda Liga não pára, e agora antes do final de mais um ano, o FC Porto terá pela frente uma deslocação complicada ao velhinho 1º Maio, defrontando o Braga "B", em jogo da 20ª jornada, a penúltima da primeira volta.

Por esta altura, a equipa "B" do Braga encontra-se na 19ª posição com 16 pontos (soma apenas três triunfos), estando a um lugar da descida, se bem que pontualmente está em igualdade com o Covilhã. 






Apesar de contar com o contributo de alguns jogadores do plantel principal em vários jogos, a turma bracarense tem claudicado em grande parte dos encontros já realizados, nos jogadores à disposição do técnico António Conceição (veio substituir Artur Jorge no mês de Outubro), existe qualidade de sobra para alcançar a tão desejada permanência, algo perfeitamente possível, ainda para mais quando haverá muitos jogos pela frente.





Pelo facto da equipa minhota estar num lugar algo desconfortável na tabela classificativa, é de crer que volte apostar forte neste jogo contra o FC Porto, fazendo descer à "B" todos os elementos que vão ficar de fora da equipa principal (joga na Figueira da Foz para a Taça da Liga). 

Tal como já sucedia com o anterior treinador, o Braga "B" assemelha-se e muito na sua forma de jogar ao sistema utilizado pela equipa que compete na Primeira Liga, faltando naturalmente outro tipo de qualidade nos seus processos de jogo, se bem que nos três sectores existem alguns elementos com potencial interessante, sobretudo com capacidade para algo mais do que competir neste escalão, casos por exemplo de Aderlan Santos, Mauro ou  Zé Luís.

No jogo realizado nos Açores diante do Santa Clara, o técnico bracarense dispôs nas suas fileiras do lateral Baiano e do avançado experiente Paulo César, algo que não deverá suceder neste jogo contra a "B" do FC Porto, sendo assim abre vaga ao regresso no lado direito da defesa do jovem Tomás, jogando sobre a esquerda Afonso Figueiredo (o francês Florent continua lesionado), restando a dúvida sobre quem acompanhará Aderlan Santos (craque!!!) no centro da defesa, se o habitual dono da posição Palmeira, ou Aníbal Capela que durante algumas jornadas passou para o banco de suplentes após já ter sido indiscutível sobre o eixo central (na baliza Cristiano será o guardião). 

O meio-campo será garantidamente o sector onde não deve haver qualquer alteração, sendo que por norma a equipa joga com um duplo-pivot no miolo, constituído por Mauro e Nuno Valente, dando outra capacidade ofensiva a Guilherme um jogador dotado em termos técnicos, mas ainda muito "verde" para estar ao mais alto nível. Quanto ao ataque, atenção ao trio formado por Manoel, Yazalde e Zé Luís, existindo sempre a porta aberta para a inclusão de algum jogador da equipa "A".

Os dragões vêem de um empate a duas bolas sobre o Benfica, num resultado extremamente injusto, dada a exibição protagonizada pela equipa liderada por Rui Gomes. Apesar de tudo, o momento no FC Porto continua a ser muito bom, e não tenho a mínima dúvida que vão para Braga de forma a somar os três pontos. 

Comparativamente ao onze utilizado na última ronda, o colombiano Quiño deverá regressar para o lugar do lesionado M´Bola, sendo que os restantes dez jogadores deverão manter um lugar na equipa inicial, salvo claro está, alguma excepção, ou seja, a entrada de algum jogador do plantel principal.


Antevisão de Rui Gomes:

"Estamos no caminho certo"

Após um ciclo de resultados positivos, o FC Porto B ficou-se por uma derrota e um empate nas duas últimas jornadas da Segunda Liga. Rui Gomes espera retomar o caminho das vitórias no Estádio 1.º de Maio, frente ao SC Braga B (20.ª ronda, no domingo, às 15h). Nesta superflash de antevisão do desafio, o treinador fez ainda um balanço da época e considerou que o projecto está "no caminho certo".

Em Braga, Rui Gomes antevê "um jogo equilibrado", frente a um adversário com "bastante qualidade" e que "usa regularmente jogadores previstos para a equipa A". "Penso que a classificação não traduz a sua qualidade. O SC Braga B tem vindo a ter melhores resultados, visto que, tal como nós, precisou de se adaptar a uma nova realidade. Agora está a um nível muito mais próximo daquele que terá na segunda volta. São duas equipas com intenções de praticar um futebol positivo e agradável. Será um encontro interessante de seguir e espero que no fim sejamos nós a sorrir e a ganhar", declarou.

Rui Gomes admite que o confronto com os minhotos tem o "condimento" extra da rivalidade entre as duas formações principais, que pode ajudar a equipa a ultrapassar a frustração do empate frente ao Benfica B (2-2), no domingo. "Em alguns jogos conseguimos o empate e não deixamos de sentir alguma satisfação, porque não tínhamos feito o suficiente para merecer outro resultado. Neste caso foi o contrário e o sentimento foi de derrota, porque ficámos com a sensação de que merecíamos mais. A semana de trabalho foi curta mas boa e os jogadores estão motivados para terminar bem o ano civil e a primeira volta e para fazer uma segunda volta bastante melhor".

O treinador do FC Porto B faz um balanço "extremamente positivo" dos primeiros meses deste projecto: "Há a tendência para olhar apenas pela classificação e nesse aspecto não podemos estar satisfeitos por ocupar um lugar a meio da tabela. Porém, há factores extremamente positivos, como o crescimento de alguns jogadores que estão connosco desde o início. Por outro lado, alguns atletas jogaram na nossa equipa e depois na formação A com prestações extremamente positivas. Não temos dúvidas de que este é um patamar muito importante entre a formação e a permanência na equipa A. Achamos que o projecto tem toda a razão de ser e até agora o que foi feito é bom. Queremos fazer ainda melhor, o que não invalida que tenhamos a consciência de que estamos no caminho certo".


Lista de convocados:

 Éloi e Stefanovic (guarda-redes); Anderson, David, Dellatorre, Diogo Mateus, Edú, Fábio Martins, Frederic, Gonçalo Paciência, Mikel, Pedro Moreira, Sérgio Oliveira, Tiago Ferreira, Tozé, Victor Luís, Vion e Zé António.

Por: Dragão Orgulhoso

Sem comentários:

>