terça-feira, 20 de novembro de 2012

Champions League: FC Porto - D. Zagreb (Antevisão)


Nesta quarta-feira o Dragão será palco de mais um confronto europeu, com o FC Porto a defrontar o Dínamo Zagreb para a 5ª jornada desta fase de grupos da Liga dos Campeões. O italiano Paolo Tagliavento, de 40 anos, é o árbitro designado pela UEFA para dirigir o encontro.









A equipa azul e branca garantiu na ronda anterior em termos matemáticos a qualificação para a segunda fase da competição, enquanto o Dínamo procura somar os três pontos de forma a sonhar com uma possível passagem para a Liga Europa, contando nesta altura com quatro derrotas.





No primeiro jogo deste grupo os dragões deslocaram-se precisamente à Croácia onde venceram o Zagreb por duas bolas a zero (Lucho e Defour).

Em relação aos outros campeonatos, na Croácia a época está ligeiramente mais adiantada,nesta altura já decorreram 16 jornadas, estando a liderar o campeonato precisamente o Dinamo Zagreb, contabilizando 12 vitórias, dois empates e duas derrotas. Na 16ªjornada, a anterior, o Dínamo bateu o Zadar por 5-0, com os tentos da equipa croata a serem apontados por Pivaric, Kovacic, Halilovic, Beciraj e Krstanovic.

Individualmente, o Zagreb não tem nas suas fileiras jogadores acima da média, valendo a equipa acima de tudo pelo seu colectivo.

Para além do português Tonel (titular indiscutível ao lado do veterano Simunic), jogadores como Sammir, Ibanez ou Cop (já passou pelo Nacional) são figuras de destaque numa equipa que perdeu o médio Badelj para o Hamburgo, ele que era uma das estrelas desta equipa.

No FC Porto, com o apuramento resolvido não seria de todo uma surpresa caso existisse alguma alteração no onze base da equipa, ainda para mais havendo domingo um jogo extremamente importante em Braga para o campeonato, numa altura onde tanto Alex Sandro como o Fernando estão quase recuperados dos seus problemas físicos.




Sonhos do Adversário:

Ante Cacic: 

«Vamos ao Dragão discutir o resultado»

O Dinamo Zagreb pretende evitar o que aconteceu na época passada, deixar a fase de grupos da Liga dos Campeões sem qualquer ponto conquistado. Para isso, vai em busca do primeiro resultado que lhe permita pontuar no Estádio do Dragão, embora os croatas não esperem facilidades frente a um FC Porto já apurado.

«Vamos defrontar o líder do grupo que é favorito mas queremos deixar mais do que uma boa impressão no Dragão», afirmou Ante Cacic, treinador da equipa de Tonel e que domina o futebol croata.

«Eles têm um meio-campo de muita qualidade, com Defour, Lucho e João Moutinho. O jogo de Zagreb mostrou que o FC Porto tem melhor equipa mas vamos a Portugal para discutir o resultado até ao fim», disse o técnico, em declarações à imprensa da Croácia

A nossa realidade:

Vítor Pereira:


"O objectivo é ficar em primeiro lugar"

O que espera do jogo com o Dínamo, a equipa mais fraca do grupo?

Não vamos no canto da sereia, vamos com a guarda bem alta, sabemos bem o que queremos e o jogo é determinante para os nossos objectivos, que é ficar em primeiro lugar no grupo.

Vai defrontar uma equipa com um recorde negativo, com dez derrotas consecutivas...

Para o Dínamo será um desafio, de certeza que querem quebrar essa sequência negativa. Nós aqui no Porto gostamos de ter desafios e quanto maior melhor. Eu reposto pelo FC Porto e nós estamos determinados e sabemos que se quisermos ganhar o jogo temos de impor intensidade forte, ser agressivos e provar em campo que merecemos a vitória. Não acredito em jogos fáceis na Liga dos Campeões e não acredito que amanhã seja um jogo fácil.

Conta com Fernando e Alex Sandro para o jogo de amanhã?

Fernando e Alex Sandro são jogadores que estão neste momento disponíveis para amanhã fazerem parte do grupo.

Com o apuramento garantido não seria mais importante gerir o plantel?

Fazemos a gestão que tivermos de fazer, mas em função da resposta de cada um. Sabemos que para este jogo vamos escolher a equipa que pensamos nos dará uma boa resposta. Depois, faremos o mesmo tipo de gestão, o nosso desafio é sempre o próximo jogo e queremos ficar cá com os três pontos.

Como é que olha para os valores monetários. O que vale para si como técnico estar a jogar por pontos e dinheiro?

Não ligo a mínima, não é a minha área. Nunca fui financeiro na vida, nunca pensei muito no dinheiro, não é isso que me preocupa, o que me preocupa é desportivamente reforçar o estatuto do clube, reforçar a qualidade dos jogadores e da própria equipa. Essa é que é a minha responsabilidade.

Quer prolongar ser a única equipa nas competições europeias sem derrotas?

Eu sinto-me um treinador que trabalha todos os dias para evoluir. Há um ano sentia-me o mesmo treinador, a tentar evoluir, aprender com a experiência. Tenho a noção que é preciso trabalhar, evoluir para ir dando resposta a estes desafios. Queremos continuar a fazer parte do pequeno grupo de equipas que consegue somar 13 pontos no grupo. O que queremos para amanhã é termos quatro vitórias acumuladas e um empate.

Como se focam os jogadores com o apuramento garantido, sendo que domingo há jogo importante em Braga?

Os jogadores estão completamente focados neste jogo da Liga dos Campeões, depois do jogo de amanhã, no caminho para casa, começo a pensar no jogo de Braga.

O que achou do sorteio da Taça, com uma deslocação difícil a Braga?

Quando nos saiu o Braga a primeira que me veio à ideia é que as bolinhas devem estar amestradas e sabem que gostamos de desafios difíceis. É bom para nós, para os adeptos e acredito que sejam bom para o Braga. É bom para o futebol.

James:

"Temos de encarar o jogo com seriedade"

Os jogos da Liga dos Campeões são mesmo especiais?

Todos querem jogar bem na Champions League, todos querem jogar esta competição. Queremos ganhar e esperamos um bom jogo amanhã.

O que conhece desta equipa?

Amanhã penso que há que ter cuidado, porque estas equipas são muito perigosas. Temos de encarar o jogo com seriedade, entrar para ganhar e nada mais.

Qual é o contributo do treinador para o seu crescimento?

Muito, penso que o mister sabe o que cada jogador tem e é bom saber que conta com cada um de nós. Treino para ser a cada dia melhor, sou jovem, quero aprender.

O seu nome é constantemente associado ao mercado...

Não dou importância ao que se diz fora. Estou 100 por cento concentrado no FC Porto.


Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano;

Defesas: Danilo, Miguel Lopes, Otamendi, Abdoulaye, Mangala e Alex Sandro;

Médios: Fernando, Lucho, Castro, João Moutinho e Defour;

Avançados: Jackson Martínez, James, Kléber, Varela e Atsu.



Por: Dragão Orgulhoso

1 comentário:

P. Ungaro disse...

Boas,

Depois da excelente prestação que o FC Porto tem feito este ano na Champions, o jogo de hoje deve ser o mais fácil que nos iremos deparar na prova.
Mas a hipotética facilidade nunca pode ser tornada em desleixo e falta de aplicação da equipa e do treinador, porque apesar da qualificação ainda temos a ganhar o primeiro lugar, mais um milhão e fundamentalmente continuar a cimentar o nosso jogo e a apurar a forma individual e colectiva.
Mais ainda a obrigação que os jogadores tem em proporcionar um bom espectáculo aos adeptos que com maior ou menos dificuldade se deslocam ao estadio pelo menos para por momentos deixarmos de pensar na miséria de pais onde vivemos.

Um abraço

http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

>