domingo, 30 de março de 2014

FC Porto 1 - 2 Liceo da Corunha - Resta ir ganhar à Corunha

#FCPorto #LiceodaCorunha #Corunha #Galicia #Galiza #Espanha





O FC Porto recebeu ontem à noite o Liceo em jogo a contar para os quartos-de-final da Liga Europeia. Na 1ª mão perdemos. Na 2ª mão temos que ir ganhar à Galiza para passar à final four e continuar na luta pelo ceptro de Campeão Europeu.





Tó Neves não podia contar com o nosso melhor marcador este ano, Jorge Silva. O ainda júnior João Almeida foi chamado ao banco. Isto já tinha acontecido na semana passada para o campeonato, na altura por lesão de Pedro Moreira.

Sabíamos como era o jogo dos espanhóis. Agressivo qb, não iam expôr-se ao risco. Por isso o jogo foi, desde inicio muito disputado, muito táctico, com os espanhóis pacientemente à espera de uma brecha. Quando ela surgia aceleravam o jogo de forma instantânea. 

Mesmo assim as oportunidades iam surgindo. Para ambos os lados. Destaque para os guarda-redes. Edo Bosch esteve sempre sublime durante o 1º tempo. O guardião adversário estava pela mesma bitola.

Aos 5 minutos cartão azul para Bargalló. A nossa 1ª grande oportunidade. Reinaldo entra para a cobrança mas permite a defesa do guarda-redes. Íamos ter os 2 minutos em superioridade numérica e pese embora algum perigo, sobretudo num remate de Hélder Nunes, não aproveitamos essa vantagem. Aliás o Liceo também conseguiu chegar à baliza de Edo e criar perigo.

O jogo continuou sempre igual com o marcador a 0. Rápido, agressivo mas demasiado fechado...

O 1º golo da partida surgiu apenas a 4 minutos do intervalo. Remate de Reinaldo ventura, o guarda-redes espanhol defende para a frente e Vitor Hugo (ontem a jogar de inicio) a finalizar à boca da baliza, bem ao seu estilo. 1 - 0. Podia ter caído para qualquer lado e felizmente fomos nós a marcar.

Foi com esta vantagem magra que chegamos ao intervalo.

O 1 - 0 não era um resultado que que justificasse um assumir de risco dos espanhóis. Nada disso. A prioridade era a consistência defensiva. E temos de admitir, neste campo foram superiores a nós...

Oportunidades foram várias. Bolas ao poste foram algumas para ambos os lados, defesas dos guarda-redes às dúzias (numa delas Edo teve de sair por breves momentos, para ser assistido após defender com a máscara).

De realçar nesta 2ª parte mais um azul para a equipa visitante. Mais uma vez falhamos. Losna foi o responsavel por converter, arriscou uma picadinha mas passou por cima. tem sido uma pecha na nossa equipa, as bolas paradas. Se formos ver atrás nas crónicas que fomos fazendo ao longo deste ano verificamos isso mesmo. Nos jogos mais complicados falhamos sempre mais em livres directos ou penaltis. 

Felizmente para nós na baliza temos um enorme guardião. Na altura da nossa 10ª falta e consequente livre ele esteve à altura, manteve-nos em vantagem...

Estávamos já nos 10 minutos finais e a magra vantagem continuava. Menos mal...

Contudo tudo mudou neste período. O Liceo marcou por duas vezes. Ambas da mesma forma. Saída rápida, passagem por trás da baliza e finalização dentro da área, na cara de Edo... Devíamos estar preparados, sobretudo quando do outro lado está Bargalló.

No final uma derrota por 2 - 1. 

Mau resultado. Daqui a duas semanas (12 Abril) temos de ir lá ganhar. Não será fácil, mas não é impossivel. Acreditamos que é possivel...

Uma última nota para a arbitragem italiana. Foram algo permissivos com a dureza espanhola, deixaram passar em claro um par de faltas... Quando eles passaram largos minutos com 9 faltas (foi assim que terminaram o jogo) isso tem a sua importância. No resto, foi uma boa arbitragem.


FICHA DE JOGO

FC Porto Fidelidade-Liceo da Corunha, 1-2
Liga Europeia, quartos-de-final, primeira mão
29 de Março de 2014
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1.313 espectadores

Árbitros: Alessandro Eccelsi e Alessandro Da Prato (Itália)

FC PORTO FIDELIDADE: Edo Bosch (g.r.), Hélder Nunes, Caio, Ricardo Barreiros e Vítor Hugo
Jogaram ainda: Reinaldo Ventura (cap.), Pedro Moreira , Nélson Filipe (g.r.) e Tiago Losna
Treinador: Tó Neves

LICEO DA CORUNHA: Xavi Malián (g.r.), Josep Lamas, Juan José López, Eduard Lamas e Jordi Bargalló (cap.)
Jogaram ainda: Toni Pérez e Cesar Carballera
Treinador: Carlos Gil

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Vítor Hugo (21m), Toni Pérez (41m) e Josep Lamas (46m)
Disciplina: cartão azul a Jordi Bargalló (5m) e Eduard Lamas (33m)



 Por: Paulinho Santos

1 comentário:

Anónimo disse...

uma vergonha. o andebol hoje foi outra ainda maior. anda uma pessoa a gastar dinheiro em bilhetes para isto, só desgraças

>