domingo, 2 de fevereiro de 2014

Andebol: FC Porto 33 - 24 Passos Manuel - Ganhar rodando

#andebol #FCPorto #Wilson




O FC Porto recebeu esta tarde o Passos Manuel para o campeonato Nacional e ganhou com facilidade. Com este resultado manté-se na liderança com 4 pontos de vantagem sobre o clube do menino da lágrima. Convém no entanto lembrar que temos 2 jogos a mais (este e o realizado esta semana em Fafe). 





Este jogo foi o 2º entra ambas as equipas este fim-de-semana. Ontem foi a nossa vez de os visitarmos. O jogo foi para a Taça e ganhamos por 34 - 27 passando assim aos quartos.

Como sabemos esta equipa tem sido assolada por lesões. Hoje não fugiu à regra. Tiago, Daymaro e Hugo Rosário estão ainda indisponiveis.

Previa-se um jogo tranquilo. Talvez por isso o ritmo que os nossos atletas deram ao jogo no seu início não foi elevado. Sabíamos que era uma questão de tempo. Assim o jogo teve uns primeiros minutos de equilibrio.

O Passos Manuel optou por uma defesa 3*2*1. No ataque procuravam ataques longos de forma a manteram o ritmo em padrões que conseguissem acompanhar. A nossa equipa, ao contrário do que tem sido habitual, também optou por uma defesa mais subida. Chegamos inclusivé a fazer marcação individual na 1ª linha do ataque adversário. Uma forma de testar outras soluções certamente...

Gilberto entrou com a mira afinada, foram dele os nossos primeiros golos. Schubert acompanhou-o logo a seguir e começava a abrir o livro com as suas já famosas roscas. Contudo não descolávamos no marcador. Ao fim dos primeiros 10 minutos o marcador mostrava um empate a 5 golos.

Aos 12 minutos surgiu a nossa primeira vantagem de 2 golos (7 - 5). 

Estávamos a procurar sobretudo situações de golo aos 6 metros. É de notar que os nossos 3 jogadores de 2ª linha a meio da 1ª parte já tinham marcado e mesmo Wilson e Gilberto facturaram com incursões aos 6 metros. Em jeito de antecipação podemos dizer que marcamos 10 golos aos 6 metros e 5 de contra-ataque nos primeiros 30 minutos. 

Aos 20 minutos a diferença era ainda curta, mas já a crescer (11 - 8).

Foi neste período que disparamos definitivamente no marcador. Bastou um ligeiro aumentar do ritmo e um maior acerto na finalizações. Com algumas saídas rápidas e boas decisões na hora de remate vimos o resultado a crescer a cada minuto. Em 5 minutos uma vantagem de 3 golos tornou-se numa vantagem de 7 (16 - 9).

Sentia-se que estava ganho, mesmo estando na 1ª parte. Obradovic começou uma forte rotação na equipa. Spínola já tinha entrado e nestes minutos seguiram-se Belmiro, Nuno Carvalhais e Miguel Martins.

Ao intervalo 18 - 12. Nota para o derradeiro golo neste primeiro tempo. Havia uma falta para cobrar mesmo o apito já tendo soado. Wilson ia tentar algo raro, marcar nestas situações. Era ele contra 7 adversários, 6 no bloco e 1 na baliza. Wilson ganhou a todos, foi golo... Grande Wilson!

A 2ª parte trouxe ainda mais alterações. A já habitual na baliza, com Laurentino a render Quintana e igualmente mudança nas pontas. Iam jogar Hugo Santos e Miguel Sarmento (este sofreu um toque logo aos 20 segundo e só regressaria de novo uns minutos depois). Alguns dos jovens lançados no primeiro tempo continuavam igualmente em campo.

A juventude confirmou a regra. Mesmo com eles em campo a vantagem continua a aumentar. Ao fim dos 10 minutos 24 - 16. Ao fim dos 20 minutos a primeira vantagem na casa das dezenas (29 - 19).

Bastava apenas esperar pelo fim do jogo e deixar que os nossos míudos jogassem e ganhasse, Que errassem também. Sempre que acontecia Obradovic corrigia o que estava errado. Fundamental para crescer ter um treinador assim. Sorte a destes jovens que se tornarão a cada dia, a cada jogo, melhores atletas. Sorte a nossa que podemos ter confiança no futuro.

No fim da partida o marcador mostrava 33 - 24. Tudo fácil.

O próximo jogo será diferente. Na próxima sexta-feira a recepção ao poderoso Kielce. Nada temos a perder, podemos ter muito a ganhar. Vamos criar uma atmosfera como sabemos e ajudar os nossos a conquistar um triunfo histórico.



FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-Passos Manuel, 33-24
Andebol 1, 20.ª jornada
2 de Fevereiro de 2014
Dragão Caixa

Árbitros: Bruno Rodrigues e Carlos Capela (Aveiro)

FC PORTO VITALIS: Quintana (g.r.), Gilberto Duarte (3), Wilson Davyes (4), João Ferraz (4), Alexis Hernandez (5), Mick Schubert (5) e Ricardo Moreira (4)
Também jogaram: Hugo Laurentino (g.r.), Pedro Spínola, Belmiro Alves (3), Miguel Martins (1), Nuno Carvalhais (1), Hugo Santos (3) e Miguel Sarmento
Treinador: Ljubomir Obradovic

PASSOS MANUEL: Alexandre Moura (g.r.), Pedro Sequeira (7), Belone Moreira (6), Hugo Fernandes (2), David Piedade (1), David Pinto e Fernando Ramos (2)
Também jogaram: Ângelo Monteiro (g.r.), Benedito Donge, Bruno Cunha (1), Vladimiro Bonaparte (2), Diogo Lopes (2) e Bruno Magalhães (1)
Treinador: João Comédias

Ao intervalo: 18-12


 Por: Paulinho Santos


Sem comentários:

>