segunda-feira, 17 de junho de 2013

Símbolos à Simplício: Futebol Clube de São Luís

Nome: Futebol Clube de São Luís
Fundação: 1936
Localização: Faro
Associação: Associação de Futebol do Algarve


Filial: Filial do FC Porto nº 9

É a primeira viagem ao Sul dos Símbolos à Simplício. É tão a Sul que se sente já o cheiro dos bazares de Casablanca e o bafo quente do Saara.

Este primeiro Símbolo à Simplício a Sul tinha que ir para o FC São Luís. Primeiro, porque é uma honra ter uma filial no coração do Algarve. Segundo, porque é um Símbolo à Simplício extraordinário. Fiel à tradição e com o brasão da cidade de Faro no alto. Mas o detalhe delicioso está na parte inferior: um listel que nos remete para a numeração romana, da longínqua instrução primária, com o ano da sua fundação.

O FC São Luís não tem futebol sénior. É um clube voltado para a formação, com especial destaque para o futebol de iniciação. É, sem qualquer exagero, que afirmo que estamos perante uma das melhores escolas de formação do Algarve. Considerando os apoios (desmesuradamente inferiores ao Farense, por exemplo) e as condições de trabalho, o resultado apresentado é assombroso. A título de exemplo, a equipa de iniciados do FC São Luís disputou o campeonato nacional do escalão, tendo falhado a manutenção por muito pouco. Junta-se, ainda, participações honrosas e com bons resultados das suas equipas de iniciação no mundialito de Vila Real de Santo António.


Se me permitem a colherada, perante a qualidade do trabalho de formação desenvolvido e por estarem localizados no epicentro algarvio (geográfico e populacional), é um bom “alvo estratégico” para abrir uma escola Dragon Force no Algarve. Fica a sugestão.


Por: Breogán

Sem comentários:

>