sábado, 7 de julho de 2012

FUTEBOL: Jackson Martinez

O futebolista Jackson Martínez nasceu a  3 de Outubro de 1986 em Quibdó, Chocó, Colombia.

Trajectória






A carreira do Jackson Martinez começou no Deportivo Coopebombas Encizo da cidade de Medellín, no departamento de  Antioquia. De lá mudou-se para o Independiente Medellín clube em que se estreou na Copa Mustang 2004 de Futebol Profissional da Colômbia, sob o comando do técnico Pedro Sarmiento.







Nos torneios seguintes, em 2005, 2006 e 2007, Jackson jogou esporadicamente, por isso a sua posição não foi consolidada na equipa. No entanto, na Copa Mustang 2008, sua carreira começou a decolar. Na referida campanha, "Cha-Cha-Cha" Martinez chamou primeiro a atenção ao marcar 10 golos em 23 jogos disputados.



No ano de 2009 daria o impulso final à sua carreira. Jackson permaneceu nos quadros do Independiente Medellín, e sob o comando do técnico Santiago Escobar. As coisas não estavam a correr da melhor forma para o jogador, porque em março, durante um treino antes do jogo da Copa Libertadores contra o América de Cali, sofreu uma lesão no pé direito que o afastou por um mês do futebol.

Durante a Copa Mustang 2009, celebrando uma temporada excelente no Independiente Medellín, que passou de mão em mão com os dois gols marcados com a Colômbia. O preço do seu passe para o clube foi avaliada em 5 milhões de dólares. O bom desempenho de Jackson ajudou a levar para o Independiente Medellin o título do campeonato, marcando dois golos na série final contra o Atlético Huila. No final do torneio marcou 18 golos, quebrando o recorde de Leider Preciado em campeonatos curtos. Além disso, Martinez foi homenageado pelo jornal El Tiempo como o melhor jogador do torneio.

Antes de terminar a temporada do futebol colombiano, foi anunciado pelos diretores do Independiente Medellin que  Martinez iria jogar com o Ulsan Hyundai clube da K-League na Coréia do Sul, após o acordo preliminar assinado no final de 2009. No entanto devido a alterações de última hora nas condições do contrato, o jogador negou viagem para a Ásia.








Embora fontes da imprensa a colocarem-no no River Plate e Racing na Argentina, finalmente viajou para o México para discutir os detalhes de seu contrato com o clube Jaguares de Chiapas, junto com seu compatriota Luis Fernando Mosquera. Na 3ª jornada do Torneio Bicentenário de 2010, Jackson conseguiu marcar seus primeiros 2 golos no futebol mexicano.







Selecção Nacional

Jackson foi pela primeira vez Convocado para a seleção em 26 de agosto de 2009, pelo então seleccionador nacional Eduardo Lara, para jogar os jogos contra o Equador e Uruguai, a contar para a classificação da CONMEBOL Copa do Mundo de Futebol 2010.

Jackson marcou seu primeiro gol internacional na noite da sua estréia internacional contra a equipe do Equador, após passe de Giovanni Moreno em 81 minutos. Vencerem a partida por 2-0.Posteriormente no jogo contra o Uruguai,  marcou o único gol na derrota por 3-1.


Por: Rabah Madjer

Sem comentários:

>