sábado, 21 de julho de 2012

FCPORTO, A DESISTIR DESDE 2012



O Presidente de 99% dos portistas decidiu ou aceitou acabar com o basquetebol do FC Porto.






Falo de 99% porque foi ele que, numa Assembleia Geral, achou por bem afirmar que as modalidades não eram assunto de relevância porque 99% dos sócios só queriam saber de futebol.
Nessa altura, como no passado e até ontem pensei que ele fazia parte dos 1% que queriam saber e que achavam que as modalidades eram importantes e relevantes para a história do clube.






Apesar de chocante aquela frase foi muitíssimo mais honesta do que a forma como se transmitiu ou silenciou o encerramento do basquetebol no decurso de uma semana e que redundou no vergonhoso comunicado de quinta-feira que é revelador da total falta de respeito pelos profissionais de basquetebol e pelos 1,2 ou 3% que se importavam com a modalidade e que várias vezes foram louvados como símbolos de portismo nas reportagens do Porto Canal.

Falta de coragem própria e de respeito pelos sócios. 

Ter coragem seria esclarecer de forma directa e concisa os sócios das razões verdadeiras para o encerramento do basquetebol.

Apesar de contestável seria muito mais dignificante ouvir da boca de um dirigente a frase.

“Vamos encerrar com o basquetebol porque a modalidade é deficitária.”
“Vamos encerrar com o basquetebol porque não vale a pena o esforço quando só 1% dos sócios se importam com a modalidade.”
“Vamos encerrar com o basquetebol porque enquanto direcção não queremos continuar.”
“Vamos encerrar com o basquetebol porque o que interessa é o Sebá e o Jackson Martinez.”

Nada disso.

A culpa é da Federação e da forma como é gerida a modalidade em Portugal que não faz por merecer ter um clube com a grandiosidade do Porto a disputar a competição.

Agora estamos nesse patamar desportivo. As modalidades que temos ou deixamos de ter são decididas em função de agentes externos – não portistas – que têm o impensável poder de influenciar de forma definitiva o nosso futuro.

Fica aberta a caixa de Pandora. Como o protesto do Benfica-Porto em hóquei foi indeferido que se feche a modalidade.

Seria um escândalo que um campeão fosse decidido num jogo com erros técnicos e em que se “comeu” objectivamente tempo de jogo.

A malta do hóquei – não portista - também não nos merece. Que se feche a porta.

Se essa politica se estendesse ao futebol que já teve personagens como Hermínio Loureiro, Ricardo Costa, Bruno Paixão já tínhamos encerrado há muito.

A táctica é revolucionária. Se tenho inimigos que me incomodam os planos desisto da guerra.

Logo a seguir reoriento todos os meus esforços para formar e promover a selecção nacional. Proponho-me a ajudar o inimigo que me fez desistir da guerra. Brilhante!

SUNTZU era um aprendiz à beira destes mestres.

Como se tal não bastasse convido o General que mandei desistir a liderar essa ambiciosa tarefa.

Pelo meio há o pequeno e irrelevante pormenor dos sócios que viviam e amavam a modalidade. Por esses nem uma medida. Para esses nem uma explicação.

Que comunicado é este? Tenho vergonha que o meu clube quando protagoniza um acto de gestão desta importância se esconda num comunicado na internet do género dos que protagonizava o Labaredas quando se entretinha na relevantíssima missão de responder aos textos da Leonor Pinhão no jornal ABOLA.

O jornal ABOLA merece letra maiúscula (impensável!!!) porque era este órgão oficial do Regime a quem os sócios tinham que recorrer para saber, em primeira-mão, o que se passava.

O basquetebol era importante?






Quando vejo o Pinto da Costa a receber a Taça das mãos do Moncho parecia que sim.
Quando leio o comunicado toca e foge que acaba com tudo percebo que não.

E o Moncho? Não merecia TODO o respeito?

Orgulho em ser portista é fazer ao Moncho um convite similar ao que o Salvador fez ao Nuno Gomes?







E para a malta que durante o ano esteve no Dragão Caixa nestes últimos anos?  Nada….Que se fodam que nem uma palavra merecem!

São mais uns, à semelhança dos dirigentes das federações das modalidades, que devem agradecer a Deus o favor que o Porto lhes faz ao permitir que eles o apoiem por todo o país.

Se amanhã os altos quadros entenderem que é para bater palmas aos golos do futsal só têm é que aplaudir.

Se depois de amanhã a federação do Futsal não andar na linha e os altos quadros entenderem que é para desistir é para aplaudir ainda mais vigorosamente. 

É esse o espírito.

Esses 1% (PORTISTAS) são quase iguais aos dirigentes das Federações (NÃO PORTISTAS) das modalidades amadoras. Quase, porque não chegam à sua importância dado não terem qualquer poder ou voto na matéria quando se trata de encerrar.


Esta frase foi proferida por alguém que ficará na história do nosso clube:

"Para lá de todas as vitórias, de todos os títulos conquistados, de todas as taças em todas as modalidades, de todos os triunfos obtidos, quando nos pedem para nomear a vitória mais saborosa, é sem dificuldade que elegemos uma à qual todas as outras se subordinam: o orgulho de ser portista"

O orgulho de ser portista pode não desaparecer quando se encerra uma modalidade. Pode mesmo não ser possível continuar. 

O orgulho de ser portista fica posto em causa quando ser portista passa a ser irrelevante. Quem vive o Porto, quem sofre pelo Porto e corre pelo Porto nem é ouvido nem recebe uma explicação.

Roubaram-nos a vitória mais saborosa.

O Reinaldo Ventura foi ficando pelo orgulho de ser portista. Hoje, Reinaldo, se me estás a ler pensa bem na tua vida. 



Se voltares a ter “aquela proposta” olha para o Moncho, para o Stempin e para todos os outros. O facto de veres que o teu clube contrata jogadores em Junho não quer dizer nada. 

De Junho para Julho a Federação de Hóquei pode pisar o risco e ficam todos sem Emprego.

O Dragão ao peito que carregas significa pouco. Sem a labareda da gestão de activos é um Dragão condenado à extinção.

Para a próxima desiste e vai. Os 1% dos sócios vão-te compreender e respeitar. Nos 99% estão os “altos quadros”. Esses não querem saber. Não te preocupes com esses.


Olha pela tua vida. É o que todos estão a fazer.


Por: Walter Casagrade

7 comentários:

Anónimo disse...

Completamente arrasado com o que disseste. Diz tudo e demonstra a vergonha e tristeza que inunda o portista. Sou do sul e nem sequer me dão a oportunidade de poder ver o FCPorto de perto, muito menos o Dragão. Ver e sofrer de longe é difícil mas contínuo firme ao meu princípio. Chorei com isto por entender que estão a destruir o clube pelo qual sofri todos os anos da minha vida, e que sempre defendi de todos aqueles que nos odeiam. Infelizmente até os que estão dentro não querem saber de nós. Parece violência doméstica: estamos casados mas não passas sem levar porrada. Enfim...

lftmacedo disse...

Só lhe digo que não lhe doam os dedos quando escreve assim...
Totalmente de acordo
Cumprimentos

Lénio disse...

Totalmente de acordo com o seu comentário.Anteontem tive um dias mais tristes da minha vida de portista,quando soube da extinção do basquete profissional no nosso clube.Foi uma atitude covarde,*a rebelia dos sócios e que nada engrandece a direção do FCPorto.Enoja-me completamente,que por uma simples birra com a federação se acabe com uma modalidade que tantas alegrias nos deu.Foi o voley,agora o basquetebol,a seguir possivelmente o hoquey e o andebol e ficamos com o Dração caixa para jogarmos ao berlinde.

Lénio disse...

Totalmente de acordo com o seu comentário.Anteontem tive um dias mais tristes da minha vida de portista,quando soube da extinção do basquete profissional no nosso clube.Foi uma atitude covarde,*a rebelia dos sócios e que nada engrandece a direção do FCPorto.Enoja-me completamente,que por uma simples birra com a federação se acabe com uma modalidade que tantas alegrias nos deu.Foi o voley,agora o basquetebol,a seguir possivelmente o hoquey e o andebol e ficamos com o Dração caixa para jogarmos ao berlinde.

Nogueira disse...

Estou totalmente de acordo, só tenho pena é de só terem acordado agora com o Basquetebol, porque este filme já é repetido, à dois anos, e com a mesma desculpa (Incompatibilidade com a Federação), acabou com a secção de Atletismo.
Quero, posso e mando, mais nada, os sócios servem é para pagar quotas e comprarem lugares anuais.

FFS disse...

É lamentável o fim do basquetebol. Sou sócio à cerca de 25 anos... vou ao futebol. ao basket, ao hóquei e ao andebol quando calha...vou repensar a minha condição de sócio!

Avelino Costa disse...

Estou totalmente de acordo com o comentário, já tinha escrito no mural do facebook e faça-o agora novamente. É lamentável que não seja só por questões financeiras mas, sim tb. por birras com a FPB, o combate é feito no seio da Federação e não fugindo. Foi-se o Volei, o atletismo, agora o Basket, basta!, os sócios têm uma palavra a dizer, penso eu?,embora eu esteja mais associado ao futebol, gosto de ver as outras modalidades, para além do FCP ser um clube eclético. Para quê o Dragão Caixa, um espaço tão querido e pedido pelos os nossos jogadores (andaram anos em pavilhões emprestados) que tanto prestigiaram o Clube, tantos sacríficios para quê?!.Bastava a compra ou a venda dum passe de um jogador do Futebol Sad, para ajudar a secção de Basquetebol.

>