segunda-feira, 16 de julho de 2012

Estórias com História: A miragem do hexa e o plantel que o atacou.



O plantel para o ataque ao Hexa e as suas perspectivas em relação à equipa e à temporada:





SECRETÁRIO

Nome: Carlos Alberto Oliveira Secretário / Naturalidade: S. João da Madeira / Data de nascimento: 12.05.1970 / Lugar: Lateral direito / Primeiro clube: Penafiel / Épocas na I Divisão: 9 / Jogos: 262 / Golos: 12 / Camisola nº 7 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“Encaramos os jogos de preparação sempre da mesma forma, porque queremos trabalhar para sermos campeões nacionais, e quem sabe, campeões europeus”.
“Disse no início da época que iria ter concorrência. O Duda tem-se saído muito bem, mas nunca estive preocupado. Trabalho para ser titular, depois o “mister” é que decide, com a certeza de que jogará quem estiver melhor”.



JORGE COSTA

Nome: Jorge Paulo Costa Almeida / Naturalidade: Porto / Data de nascimento: 14.10.1971 / Lugar: Defesa-central / Primeiro clube: FC Foz / Épocas na I Divisão: 9 / Jogos: 181 / Golos: 13 / Camisola nº 2 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“Este ano temos uma base de jogadores que nos permite pensar em ir mais longe na Liga dos Campeões”.
“O plantel está mais equilibrado, ficou mais numeroso e a concorrência aumentou, ganhando com isso a qualidade da equipa. Já conseguimos a conquista do título cinco vezes consecutivas. Logo, as pessoas não esperam outra coisa que não seja a vitória do FC PORTO, que já é um hábito”.



ALOÍSIO

Nome: Aloísio Pires Alves / Naturalidade: Pelotas / Data de nascimento: 14.10.1971 / Lugar: Defesa-central / Primeiro clube: Grémio Desportivo de Pelotas / Épocas na I Divisão: 9 / Jogos: 278 / Golos: 13 / Camisola nº 4 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“Estou cada vez melhor. Posso e devo demonstrar mais. Estou a trabalhar nesse sentido, nomeadamente no aspecto físico, para me encontrar em perfeitas condições no início do campeonato. Aumentou o número de jogadores para o lugar e também a qualidade. Estamos mais fortes. Nós trabalhamos e jogamos para o sucesso da equipa. O resto vem por acréscimo”.



JOÃO M. PINTO

Nome: João Manuel Pinto Tomé dos Santos / Naturalidade: Lisboa / Data de nascimento: 26.05.1973 / Lugar: Defesa-central / Primeiro clube: Chelas / Épocas na I Divisão: 7 / Jogos: 139 / Golos: 16 / Camisola nº 19 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“Aprendi muito com Aloísio, aprendi muito com Jorge Costa e ganhei sempre alguma coisa no contacto com os outros defesas que passaram pelo FC PORTO. Fizeram-me um jogador diferente, para melhor. O FC PORTO continua a ter a melhor linha defensiva do campeonato”.
“Se jogar, fico muito satisfeito, mas quando isso não acontece, sei que, pelo menos, fiquei à porta”.



PAULINHO SANTOS

Nome: João Paulo Maio dos Santos / Naturalidade: Vila do Conde / Data de nascimento: 21.11.1970 / Lugar: Trinco ou lateral/ Primeiro clube: Varzim / Épocas na I Divisão: 7 / Jogos: 163 / Golos: 6 / Camisola nº 20 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“Estou bem, sempre bem. Tenho de olhar em frente, como de costume. Quero é recuperar bem para voltar à competição em boas condições. Agora é o treinador que tem de decidir. Nós só trabalhamos. Estamos aqui pagos para treinar e para defender o clube”.
“Temos vários elementos para várias posições, todos eles bons jogadores, por isso penso que vamos atingir os nossos objectivos. O meu maior desejo é ganhar o campeonato e a Liga dos Campeões”.



PEIXE


Nome: Emílio Manuel Delgado Peixe / Naturalidade: Nazaré / Data de nascimento: 16.01.1973 / Lugar: Médio-defensivo/ Primeiro clube: Os Nazarenos / Épocas na I Divisão: 9 / Jogos: 142 / Golos: 4 / Camisola nº 6 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“Sinto-me bem, e estamos todos a caminhar para o nosso melhor. A tendência é melhorar de ano para ano. Vou trabalhar para ajudar. Com ou sem concorrência, sinto-me na obrigação de trabalhar sempre nos limites



RUI BARROS

Nome: Rui Gil Soares de Barros / Naturalidade: Paredes / Data de nascimento: 24.11.1965 / Lugar: Médio-ofensivo/ Primeiro clube: Aliados Lordelo / Épocas na I Divisão: 7 / Jogos: 183 / Golos: 41 / Camisola nº 8 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“Continuo como sempre. A minha convicção é que a equipa tem espaço para todos e todos vamos ter uma oportunidade. Temos consciência de que podemos fazer coisas boas, e há uma grande vontade. Sei que algum dia vamos ter de ceder, mas espero que não seja tão cedo”.



FOLHA

Nome: António José dos Santos Folha / Naturalidade: V.N. de Gaia / Data de nascimento: 25.05.1971 / Lugar: Extremo-esquerdo/ Primeiro clube: Canidelo / Épocas na I Divisão: 9 / Jogos: 185 / Golos: 20 / Camisola nº 22 / Clube em 1998/1999: FC PORTO e Standard Liège
“Prometo lutar para agarrar um lugar no plantel”

“Não me sinto mal no centro, porque gosto é de jogar, no centro ou na esquerda. Estou no plantel para ajudar o FC PORTO, e é isso que tenho tentado fazer todos os dias, em cada treino e de cada vez que sou chamado”.



DRULOVIC

Nome: Ljubinko Drulovic / Naturalidade: Novaros (Jugoslávia) / Data de nascimento: 11.09.1968 / Lugar: Extremo-esquerdo/ Primeiro clube: Rad Belgrado / Épocas na I Divisão: 7 / Jogos: 211 / Golos: 48 / Camisola nº 11 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“Temos obrigação de fazer melhor do que nos últimos anos na Liga dos Campeões. Estou convicto de que, com a equipa que temos, podemos bater-nos com qualquer adversário”.
“Acho que sempre tive concorrência. É algo que não me preocupa. Fiz uma boa época o ano passado e quero repeti-la este ano, ajudando a equipa a conquistar mais um título”.
“Gostava de jogar na posição ocupada por Zahovic na época passada, uma vez que passaria a ter mais a bola nos pés. A meu favor tenho facto de ser um jogador com muita experiência e de não ser novidade para mim jogar naquela posição”.



RICARDO CARVALHO

Nome: Ricardo Alberto Silveira Carvalho / Naturalidade: Amarante / Data de nascimento: 18.05.1978 / Lugar: Defesa-central/ Primeiro clube: Amarante / Épocas na I Divisão: 2 / Jogos: 23 / Golos: 1 / Camisola nº 13 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“Penso estar a corresponder às expectativas. Tenho trabalhado nos limites, tanto eu como os meus companheiros. Sempre com humildade, à espreita de uma oportunidade de conquistar um lugar no onze. Estamos a atingir o apuro de forma ideal”.



JARDEL

Nome: Mário Jardel Almeida Ribeiro / Naturalidade: Ceará, Fortaleza (Brasil) / Data de nascimento: 18.09.1973 / Lugar: Avançado/ Primeiro clube: Vasco da Gama / Épocas na I Divisão: 3 / Jogos: 93 / Golos: 92 / Camisola nº 16 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“Todo o mundo sabe que um jogador pode dar mais um pouquinho. Tenho de trabalhar mais para melhorar, tenho obrigação de melhorar muito mais”.
“Este ano, a cobrança vai ser ainda maior, temos mais um título a defender. Temos opções muito válidas para todos os sectores, o que deixa o “mister” mais tranquilo. O jogador que pensa que não tem concorrência acomoda-se, e eu não sou disso”.
“Este ano as marcações vão triplicar. (…) O objectivo é ficar na história conquistando o Hexa e indo à final da Liga dos Campeões”.
“Todos eles (concorrência) vão ter de mostrar estar melhor do que nós, de é que nos querem derrubar”.




CHAINHO

Nome: Carlos Narciso Chainho / Naturalidade: Mochico (Angola) / Data de nascimento: 10.07.1974 / Lugar: Médio/ Primeiro clube: Carcavelos / Épocas na I Divisão: 5 / Jogos: 135 / Golos: 6 / Camisola nº 18 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“O grupo de trabalho do FC PORTO é sempre forte. Se não fosse é que era mau. Todos já nos impusemos, e cada um tem noção do que pode dar. Não tenho mais nada a mostrar, mas sim muito para ajudar. Naturalmente gostava de fazer parte do onze. Se fizerem essa pergunta a qualquer um dos meus companheiros, a resposta será exactamente a mesma”.



CAPUCHO

Nome: Nuno Gonçalves Fernando da Rocha / Naturalidade: Barcelos / Data de nascimento: 21.02.1972 / Lugar: Extremo-direito/ Primeiro clube: Gil Vicente / Épocas na I Divisão: 9 / Jogos: 245 / Golos: 40 / Camisola nº 21 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“A máquina ainda não está bem afinada, o que é natural. Nós, como melhor equipa que somos, temos de justificar o rótulo. Tentarei estar sempre no máximo”.
“A equipa está mais equilibrada, mas já no ano passado havia concorrência, e a prova é que eu não joguei algumas vezes”.



FÉHER

Nome: Miklós Féher / Naturalidade: Gyor (Hungria) / Data de nascimento: 20.07.1979 / Lugar: Avançado/ Primeiro clube: Gyor ETO / Épocas na I Divisão: 1 / Jogos: 5 / Golos: 0 / Camisola nº 15 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“Ninguém falou comigo sobre o futuro. Quero fazer um bom trabalho, jogar mais vezes, ter mais oportunidades e trabalhar. Preferencialmente na equipa principal. Vai ser difícil ser titular, porque temos o Jardel e o Domingos para a minha posição, mas quando tiver oportunidade vou mostrar o meu valor. Aos 20 anos o importante é jogar todas as semanas”.



RUI CORREIA

Nome: Rui Manuel da Silva Correia / Naturalidade: S. João da Madeira/ Data de nascimento: 22.10.1967 / Lugar: Guarda-redes/ Primeiro clube: Sanjoanense / Épocas na I Divisão: 12 / Jogos: 246 / Golos: 0 / Camisola nº 1 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“Com a camisola do FC PORTO participei em 15 jogos do campeonato, fiz todos os jogos da Liga dos Campeões, actuei nas duas mãos da Supertaça e nos primeiros jogos da Taça de Portugal. Depois deixei de jogar. No FC PORTO temos de estar preparados para actuar e para ficar de fora”.
“Estou aqui para ficar e por muitos anos. É com esse objectivo que vou trabalhar, já que tenho a confiança das pessoas que me rodeiam, sobretudo da equipa técnica”.



HILÁRIO

Nome: Henrique Hilário Alves Sampaio / Naturalidade: S. Pedro da Cova / Data de nascimento: 21.10.1975 / Lugar: Guarda-redes / Primeiro clube: FC PORTO / Épocas na I Divisão: 3 / Jogos: 48 / Golos: 0 / Camisola nº 24 / Clube em 1998/1999: Estrela da Amadora

“Tive uma conversa com o “mister” Fernando Santos e entendemo-nos quanto ao futuro. Por isso, esse futuro passa pelas Antas, situação que me agrada. Estou realista, mas regressar ao FC PORTO supera qualquer expectativa”.



VÍTOR BAÍA

Nome: Vítor Manuel Martins Baía / Naturalidade: S. Pedro da Afurada / Data de nascimento: 15.10.1969 / Lugar: Guarda-redes / Primeiro clube: FC Porto / Épocas na I Divisão: 9 / Jogos: 262 / Golos: 0 / Camisola nº 99 / Clube em 1998/1999: FC Barcelona e FC PORTO

“Habituei-me a pensar no colectivo e vocês sabem do sentimento que me liga ao FC PORTO. Tenho de defender os interesses do clube”.
“Penso que estou entre dos melhores do mundo, e não o digo por vaidade”.
“Sinto que estou a recuperar tempo perdido e a dar o rumo certo à minha carreira. Temos de manter a ambição e o empenho, trabalhando mais do que falando”.



RUBENS JÚNIOR

Nome: Rubens Rodrigues dos Santos Júnior / Naturalidade: Taubaté, São Paulo (Brasil) / Data de nascimento: 08.01.1975 / Lugar: Defesa-esquerdo / Primeiro clube: Taubaté / Épocas na I Divisão: 0 / Jogos: 0 / Golos: 0 / Camisola nº 3 / Clube em 1998/1999: Coritiba (Brasil)

“Adaptei-me mais rapidamente do que imaginava. Estou em condições de demonstrar tudo o que sei, todo o meu futebol”.
“Sinceramente, sinto-me melhor como lateral, posição em que joguei quase toda a carreira, no entanto, a opção será do treinador”.
“Se eu fui contratado, é porque tenho alguma coisa a mostrar”.



ARGEL

Nome: Argélico Fuks / Naturalidade: Santa Rosa (Brasil) / Data de nascimento: 04.09.1974 / Lugar: Defesa-central / Primeiro clube: Internacional de Porto Alegre / Épocas na I Divisão: 0 / Jogos: 0 / Golos: 0 / Camisola nº 5 / Clube em 1998/1999: Santos (Brasil)

“Não é qualquer coisa que me vai derrubar. Criei uma protecção e a única coisa que derruba é a morte”.
“Pelos jogadores que o FC PORTO tem, não vejo razões para temer quem quer que seja. Adaptação?! Não tenho essa palavra no meu dicionário. Neste momento, estou a 70 por cento e sinto-me obrigado a fazer uma grande estreia. Quero jogar mas não como estou agora, já que foi criada uma grande expectativa em torno da minha contratação. Tenho de conquistar a plateia”.
“Na hora em que a oportunidade surgir, vou tentar agarrá-la com as duas mãos, para que não me escape entre os dedos”.



ESQUERDINHA

Nome: José Januário Araújo / Naturalidade: Caiçara (Brasil) / Data de nascimento: 06.05.1972 / Lugar: Defesa-esquerdo/ Primeiro clube: Corinthians Alagoano / Épocas na I Divisão: 1 / Jogos: 12 / Golos: 1 / Camisola nº 30 / Clube em 1998/1999: FC PORTO

“Sinto-me num bom momento de forma, já que o estágio me correu muito bem. A chegada do Rubens Júnior traz mais motivação. Sempre que vou à frente e tenho oportunidade de rematar, remato. Até agora tudo tem corrido bem, graças a Deus, e só espero que tudo continue como até aqui”.
“O espírito é o mesmo, não sinto quaisquer alterações em relação à última época. Queremos vencer todos os jogos e chegar muito longe. Estamos com um plantel óptimo, com mais opções. Os jogadores que vieram têm uma qualidade inquestionável”.



RICARDO SOUSA

Nome: Ricardo do Pinho Sousa / Naturalidade: S. João da Madeira / Data de nascimento: 11.01.1979 / Lugar: Médio / Primeiro clube: Sanjoanense / Épocas na I Divisão: 1 / Jogos: 14 / Golos: 5 / Camisola nº 10 / Clube em 1998/1999: Beira-Mar

“Estou a reagir bem. Foi a primeira vez que fiz uma pré-época por inteiro e considero que isso me foi favorável”:
“No capítulo pessoal, parece-me que tenho correspondido às exigências. A equipa é mais importante que as individualidades. Tenho obrigação de dar o melhor e é isso que tenho feito”.



RODOLFO

Nome: Rodolfo Luís Costa Correia / Naturalidade: Lisboa / Data de nascimento: 06.11.1976 / Lugar: Médio / Primeiro clube: Estrela da Amadora / Épocas na I Divisão: 5 / Jogos: 103 / Golos: 1 / Camisola nº 14 / Clube em 1998/1999: Estrela da Amadora

“Tenho de trabalhar e melhorar muito”.
“A qualquer momento, vamos ter a boa exibição de que todos estão à espera”.
“Já mostrámos coisas positivas e outras menos boas que fizemos vamos guardá-las para não as repetir no futuro”.
“Estou cada vez melhor. Claro que não é fácil integrar um plantel com esta qualidade”.



ALESSANDRO

Nome: Alessandro Andrade de Oliveira / Naturalidade: Teixeira de Freitas (Brasil) / Data de nascimento: 27.05.1973 / Lugar: Extremo / Primeiro clube: Novorinzontino / Épocas na I Divisão: 0 / Jogos: 0 / Golos: 0 / Camisola nº 17 / Clube em 1998/1999: Santos (Brasil)

“Trabalho sempre de forma séria para ser titular, quero muito ajudar a equipa a vencer”.
“Um jogador tem de saber actuar em duas ou três posições. Com força de vontade tudo se supera”.
“O meu pensamento é sempre melhorar. Em termos de equipa, temos capacidade de fazer sempre mais e corresponder ao que exige o treinador”.



ROMEU

Nome: Romeu António Soares Almeida / Naturalidade: Santa Maria da Feira / Data de nascimento: 08.10.1974 / Lugar: Avançado / Primeiro clube: Feirense / Épocas na I Divisão: 2 / Jogos: 40 / Golos: 8 / Camisola nº 24 / Clube em 1998/1999: Leça e Marítimo

“Este início de época está a correr-me lindamente. Neste momento, estou no plantel e vou continuar a trabalhar da mesma forma para estar disponível quando o “mister” precisar da minha ajuda. Vou para os treinos com alegria e prazer, porque gosto muito de jogar à bola”.
“A titularidade já esteve mais longe e espero que fique cada vez mais perto”.



DECO

Nome: Anderson Luís de Sousa / Naturalidade: S. Bernardo do Campo (Brasil) / Data de nascimento: 27.08.1977 / Lugar: Médio-ofensivo / Primeiro clube: Guarani / Épocas na I Divisão: 1 / Jogos: 18 / Golos: 2 / Camisola nº 29 / Clube em 1998/1999: Salgueiros e FC PORTO

“Limitei-me a cumprir o plano elaborado pelo departamento médico. Na última semana de férias fiz uns exercícios e umas corridas. Estamos ainda no começo, neste momento a minha maior preocupação é começar bem, e depois fazer uma boa temporada”.
“O FC Porto tem vários médios. Aquele que estiver melhor começará a titular. No entanto, acredito que todos vão ter a sua oportunidade”.



DOMINGOS

Nome: Domingos José Paciência Oliveira / Naturalidade: Leça da Palmeira / Data de nascimento: 02.01.1969 / Lugar: Avançado / Primeiro clube: FC PORTO / Épocas na I Divisão: 10 / Jogos: 231 / Golos: 96 / Camisola nº 9 / Clube em 1998/1999: Tenerife (Espanha)

“Os golos são sempre saborosos. Nem sempre as coisas correm como nós queremos, mas é sempre bom ser recordado. Espero que tudo me corra tão bem como no campeonato, na Taça de Portugal e na Liga dos Campeões como me tem corrido na Supertaça”.
“O meu lema é apenas trabalhar, trabalhar. No momento em que o treinador tiver que optar, que escolha o melhor e que essa decisão sirva os interesses da equipa”.



PAULO FERREIRA

Nome: Paulo Alexandre Marques Ferreira / Naturalidade: Lisboa / Data de nascimento: 14.09.1973 / Lugar: Médio-esquerdo / Primeiro clube: Sporting / Épocas na I Divisão: 6 / Jogos: 122 / Golos: 10 / Camisola nº 23 / Clube em 1998/1999: Estrela da Amadora

“Estou apto a vestir a camisola do FC PORTO, pela ambição e estofo que tenho, se assim não fosse nunca conseguiria vingar no FC PORTO. Vou trabalhar o mais possível durante o estágio e tentar um lugar no plantel. Além de querer ficar na equipa, quero complicar a vida ao treinador na hora de escolher”.



RICARDO SILVA

Nome: Ricardo Emídio Ramalho Silva / Naturalidade: Porto / Data de nascimento: 26.09.1975 / Lugar: Defesa-central / Primeiro clube: FC PORTO / Épocas na I Divisão: 2 / Jogos: 51 / Golos: 2 / Camisola nº 33 / Clube em 1998/1999: União de Leiria

“O grupo mantém-se espectacular, e a integração foi bem-feita. Sei que há seis centrais. O “mister” é que vai decidir, e claro que espero ficar. Pelo menos vou trabalhar para o conseguir”.
“Já há três anos que estou a rodar, neste momento só penso em integrar o plantel do FC PORTO”.



DUDA

Nome: Carlos Eduardo Ventura / Naturalidade: Brasil / Data de nascimento: 15.03.1974 / Lugar: Ala-direito / Primeiro clube: Corinthians Alagoano / Épocas na I Divisão: 1 / Jogos: 8 / Golos: 1 / Camisola nº 26 / Clube em 1998/1999: Rio Ave

“Acredito no trabalho. Vou trabalhar mais para agarrar a oportunidade, mas tenho de manter a humildade. Todos sabem que o Secretário é um jogador de selecção. No entanto, trabalhar assim é bom, porque obriga a melhorar as capacidades técnicas”.
(fonte: Jornal "Ojogo")


Por: Nirutam

Sem comentários:

>