sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Dia de pagamento

#benfica #bancoBom #BancoMau #Lampiões #FilipeVieira #Joker



Não vi ao vivo o apelo desenfreado, desesperado, do presidente da instituição ao novo BES mas, da leitura evasiva feita sobre o assunto constatei, nas entre-linhas, uma tentativa de fuga-para-a-frente, mais uma! A instituição está mal (o que não é novidade) mas, agora a coisa não pode continuar a ser camuflada na reintegração de novos empréstimos para pagar os antigos. A liquidação do BES trouxe, e continuará a trazer à luz, os desvios comportamentais de muitas instituições deste país, por maior importância presumida que detenham. Sem dinheiro não há palhaço! 

O circo parece ter chegado ao fim, agora que os rigores da nova gestão “estatal” do banco “bom” vai obrigar a novos “cortes”.

Depois de muitos (pequenos e grandes) accionistas queimados nesta privatização encapotada do BES, parece vir a lume outros problemas de raiz do país, a que o futebol não estará, por certo, desvinculado. O benfica, na voz do seu presidente, já veio reclamar novo quinhão, sem garantias óbvias, que o obterá. O apelo público de mais dinheiro, as promessas de bom pagador e melhor contribuinte, só têm uma leitura: o desespero. Parece que novas datas de pagamento se aproximam e sem garantias de reembolso, a instituição já reclama novos empréstimos…

Ao atentar nessas palavras vieram-me à memória as críticas recônditas pelo negócio Mangala, na voz de um dos dois pasquins da capital que, criticamente referiria que a venda do jogador servia, apenas (!?) para se proceder à liquidação de um empréstimo de igual valor ao BES. Como se pagar fosse coisa de somenos! Se a venda cobriu o empréstimo tanto melhor, o que evidencia critérios de boa gestão e melhor cumprimento, certo? Nim, diz o pasquim…

Quem parece vender ao desbarato é a instituição desde que a notícia da morte do BES se perspectivou. O benfica sabia-o e, por isso agiu com tempo. Foi vendendo a bem da solidez da tesouraria porque se sabia de um mais que certo caucionar de contas a descoberto. O presidente bem o pode negar, bem pode fazer um apelo à calma dando garantias de solidez no seu projecto futebolístico mas, aquilo que se constata é uma corrida contra o tempo! O benfica, sem as garantias do passado recente, não pode apenas com o seu projecto Btv, continuar a manter equipas semelhantes à da estrutura 2013/2014.

Agora é que se verá de que Jesus é capaz! Com menos meios, piores jogadores e com uma concorrência bastante mais forte, ver-se-á se o “mestre da táctica” sempre é melhor que o Mourinho!?…

Quanto ao presidente e os seus bons méritos de gestão, aqui D’el Rei que a casa ardeu!… Não auguro nada de bom de futuro nas finanças do benfica. Com o passivo que se conhece e sem novos meios de refinanciamento da dívida, só vejo um perdão capital como o do sporting para resolver as coisas pelo downsizing… Não sei é se essa nova enunciação do benfica resistirá ao seu projecto e presidente!

De fio a pavio


Sem dinheiro não há vício
Diz o Bento ao pregador
O banco não aceito penhor
– Devolve no prazo do exercício!

São só duzentos milhões
A pagar até Dezembro!
E entrar de pleno membro
No clube dos charlatões?

Não há liquidez
Pr’a se pagar o empréstimo?
Vende-s’o Enzo, p’lo décimo
Com’o Garay outra vez!

Ou então vai o Nico
P’lo valor da cláusula!
45 milhões? Até passa…
Qu’este clube é rico!

E se faltar um quinhão
Pr’a perfazer a quantia
Dá-se o Artur de garantia
Ou o penhor do Luisão!

Que tudo somado é obra
Um activo grandioso!
Uma amostra do Glorioso
Que do plantel, até sobra:

O Candeias, o Filipe
Contratações de futuro…
Milhões lhes auguro
No BES ou no BIC!

Há activo para pagar
Qu’o passivo desce…
Qu’o Cardoso merece
Depois de se perdoar!

Por tuta-e-meia
Depois da boa oferta
E a porta aberta
Foi pelo pé-de-meia?

Deixa-me rir, pois
Qu’o Luisão não sai?
E a Juventus vai
Pagar pelos dois?

Não me faças parvo
Qu’o empréstimo avança
E não tenhas esperança
Doutro BES a salvo!?

Novo paradigma
Neste banco BOM
É pagar o “dom”
E lá bem por cima!

Qu’o dinheiro é caro
E faltam garantias
Pra novas tropelias
C’o sabor d’amparo!

Apela à boa-vontade
Ao bom pagamento!
Como bom cliente…
Que não cheg’a metade!

Nem sequer ao terço
Qu’estavas habituado!
Nesse projecto ousado…
Qu’está tudo teso!

Vais perder o pio
E a fanfarronice!
200 milhões, já disse?
De fio a pavio…



Por: Joker

12 comentários:

Anónimo disse...

Bom era o dragay Vítor Pereira que tal como todos os outros dragays não teve sucesso lá fora (com excepção do Mourinho). Vá, não publicam este comentário, como sempre. Afinal vivemos na ditadura da fruta. Sempre a falar no Benfics. Nem um dia conseguem ficar sem falar nesse. Que provincianos. Bom é o espanhol, depois de todo o investimento que fez. Ah, e o Libas-Boas continua a ser o segundo melhor treinador português, segundo vocês. LOL

Anónimo disse...

* Benfica, nele, Libas. Claro que me estava a referir a campeonatos de topo, como o espanhol e inglês, e não a qualquer porcaria (nem nas Arábias o Vitinho se safou). LOL

Anónimo disse...

Já vocês nadam em dinheiro, gastam que se farta e acham normal. Continuem assim.

Anónimo disse...

Jasus que azia!!! No seu clube dizem que há um especialista num pó branco que faz milagres. Dizem que é parecido com alka seltzer, elimina azia no primeiro cheiro!

Anónimo disse...

Ao ao lê-lo penso nas tais vitórias a rodos que os "burmelhos" têm tido, a Europa clama por vós!

Penta disse...



para o asno que teceu os três primeiros "considerandos" na sua douta ignorância:

moço, já reparaste que esta não é a tua praia, não já? vai lá para a tua ceita, e deixa este cantinho em paz que já estás a incomodar. e não abras mais a boquinha que o cheiro a merd@ já é mais do que muito. e não te esqueças de fechar a porta ao sair.

beijinhos e abraços e vai pela sombrinha.

Anónimo disse...

LOLPATEGO, QUE AZIA!!! NÓS SOMOS ESPECIALISTAS EM FRUTA, CAFÉ COM LEITE E REBUÇADOS!!! QUE AZIA DE TERMOS GANHO 0 TÍTULOS ENQUANTO QUE O BENFICA GANHOU 4!!! OS CACAZUIS É QUE SÃO ACLAMADOS PELA EUROPA, COMO SE VIU NO APITO DOURADO!!! AHAHAHA NEM COM A DITADURA DA FRUTA, DO CAFÉ COM LEITE E DO REBUÇADO DE 30 ANOS OS CONSEGUIMOS ULTRAPASSAR EM TÍTULOS, TÍTULOS NACIONAIS, DE CAMPEÃO NACIONAL,D E TAÇAS DE PORTUGAL E DE TAÇAS DA LIGA!!! QUE SUPER VITÓRIAS TIVEMOS NA EUROPA NA SEGUNDA DIVISÃO EUROPEIA CONTRA OS COLOSSOS BRAGA E CELTIC, NA TAÇA DOS CAMPEÕES EUROPEUS GRAÇAS AO DESASTRE DE HEYSEL NÃO ENFRENTÁMOS EQUIPAS INGLESAS (AS MAIS FRACAS DA EUROPA! LOL), NA SUPERTAÇA EUROPEIA CONTRA O COLOSSO AJAX, NAS TAÇAS ORGANIZADAS POR JAPONESES E QUE SEGUNDO A FIFA NÃO ERAM MUNDIAIS DE CLUBES AO CONTRÁRIO DO QUE DIZEMOS E NEM DEVIAM CONTAR COMO TÍTULOS OFICIAIS POR NÃO TEREM SIDO ORGANIZADAS PELA UEFA E FIFA CONTRA OS COLOSSOS PEÑAROL E ONCE CALDAS E NA CHAMPIONS CONTRA OS COLOSSOS LYON, DEPORTIVO DA CORUÑA E MÓNACO!!! TODOS NOS CONSIDERAM UMA EQUIPA DA SEGUNDA LINHA EUROPEIA E NENHUM MILIONÁRIO ESTRANGEIRO NOS QUIS COMPRAR!!! POR QUE SERÁ??? ATÉ CLUBES DO DAGUESTÃO, DO MÓNACO, DA RÚSSIA (SÃO PETERSBURGO), DA GRÉCIA, DA TURQUIA, EQUIPAS MEDIANAS INGLESAS, FRANCESAS, ESPANHOLAS E EQUIPAS DA SEGUNDA DIVISÃO DA INGLATERRA, FRANÇA E ESPANHA COMPRARAM MAS O NOSSO CLUBE NÃO!!! ENTÃO MAS NÃO SOMOS UM COLOSSO EUROPEU??? AHAHAHA

Penta disse...



morcão das 01:07

já "desligavas" o 'caps lock'. não é por escreveres algo ininteligível em maiúsculas que passarás a ter razão...

e, sim!, comento onde sei que sou bem-vindo e onde o azul-e-branco é a cor predominante sobre todas as demais.
quanto aos jornais que referes, deve ser outra pessoa com o mesmo nome que meu, ou alguém a fazer-se passar por mim.

por último, tens questões sexuais (homofóbicas) por resolver, pá. aconselho-te tratamento profissional.
e, claro, continuarás sempre a ser um asno.

Miguel Lima disse...

Obrigado por terem apagado o meu comentário! Eu nem sequer sei pontuar as frases mas ainda tenho a lata de dizer o que disse! Somos Porco!

Anónimo disse...

O que teve mais piada é que pouco depois detsa notícia ter sido escrita foi anunciado que o Benfica gastou 10M na contratação de um jogador, o que faz com que tenha sido uma das contratações mais caras da história do clube. Claro que os FC Porcos nada escreveram acerca disso! Enfim, que fail!

Anónimo disse...

concordo com parte do que disse o benfiqusita, afinal de contas o benfica é alguma m*rda que mereça que se fale nele dia sim, dia não?
claro que não

Unknown disse...

Anônimo, não te esforces mais, vai pregar outra freguesia.

>