terça-feira, 15 de outubro de 2013

Símbolos à Simplício: Futebol Clube de Lisboa


Nome: Futebol Clube de Lisboa
Fundação: 1939
Localização: Lisboa
Associação: Associação de Futebol de Lisboa


Filial: Filial do FC Porto nº 14




É um símbolo à Simplício que nos mostra a força do carácter identitário do FC Porto. Nenhum clube da segunda circular tem no Porto uma filial com um carácter identitário tão marcado. Nem o “antigo” Salgueiros incorporava no seu símbolo tanta identidade como o FC Lisboa.

O símbolo, em si, é fácil de analisar. Entra o Brasão da Cidade de Lisboa e troca-se um “P” por um “L”. Simples e directo.

Quanto ao clube, muito há a dizer. É a única instituição desportiva da histórica freguesia de Santiago, encravada entre Santa Apolónia e Alfama. No histórico coração alfacinha. A sua sede, na rua de São Tomé, reflecte em demasia o peso dessa história. A Câmara Municipal Lisboeta, reconhecendo os préstimos do FC Lisboa e a seu reconhecimento de instituição de utilidade pública desde Julho de 1991, cedeu, em Maio deste ano, um espaço na Rua da Saudade para a sua nova sede. É um novo recomeço para um clube que, para lá dos jogos de mesa, só sobrevive no futsal, no mítico ringue da Verbena. Ainda não são longínquos os tempos da presença do FC Lisboa no futebol de onze, sobretudo, na formação.

É uma filial do FC Porto que reclama atenção. Primeiro, dos portistas na grande Lisboa para que façam deste clube um bastião. Segundo, do FC Porto que, aproveitando toda a marca identitária desta filial e a sua situação estratégica, poderia, através de um protocolo, dar continuidade ao seu projecto em Lisboa iniciado pela Dragon Force e até em escalões etários superiores.

Fica a promessa. Haveremos de voltar a Lisboa. Cada vez mais azul e branca.


Por: Breogán


Sem comentários:

>