quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FC Porto - V. Guimarães ( Antevisão)




A palavra de ordem é vencer!





Vencer nem que seja por um golo apontado nos descontos, os três pontos essenciais para o moralizar das tropas e dos adeptos!E para de certa forma "compensar" o mau arranque na jornada inaugural diante do Gil Vicente.





Este é encontro que se espera complicado, até porque o Vitória de Guimarães tem qualidade e acreditamos que vem ao Dragão a pensar no pontinho, mesmo que o discurso seja o contrário. Mas claro, além do triunfo, esperamos já ver minutos de bom futebol, seja nos momentos defensivos como ofensivos!

Apesar das muitas saídas existentes no plantel (devido a uma grave crise financeira que atravessa o clube vitoriano), a equipa apresenta mais uma vez um plantel competitivo e certamente lutará por um lugar na primeira metade da tabela, neste caso nos oito primeiros.

Acreditamos que será possível essa classificação, até porque existe qualidade para tal, não existindo muita quantidade e até ao fecho do mercado, é possível que seja vendido mais um jogador (N´Diaye é um dos candidatos). 

Não esperamos um Vitória diferente do que nos tem habituado desde a chegada do Rui Vitória, uma equipa com o seu sistema bem definido (4-2-3-1), apostando forte nas transições, contando por norma com dois alas bem abertos e velozes,tendo ainda um elemento que se junta ao ponta de lança, que será garantidamente  Soudani.

Comparativamente ao jogo com o Sporting, a única dúvida deverá estar na utilização ou não do Barrientos. Esteve discreto na primeira partida, na altura que saiu, deu o seu lugar a Marco Matias, com este a passar para a faixa esquerda do ataque, passando Toscano a assumir funções de "10" quee diga-se, é o lugar onde o Vitória poderá ter maior proveito das suas capacidades.

Sendo assim, o técnico Rui Vitória deverá apresentar um quarteto defensivo formado pelos laterais Alex e Bruno Teles, à frente do guardião Douglas estará Defendi e N´Diaye.








No meio-campo, o Vitória joga com um duplo pivot, contando esta posição com uma novidade bem interessante, neste caso o jovem André André (já passou pelo FC Porto e filho da Antiga glória com o mesmo nome), ele que é "o Moutinho" deste Vitória e não surpreende logo nesta fase inicial já ter tirado o lugar a Leonel Olímpio, tendo sido um dos melhores em campo no encontro frente ao Sporting.





Depois como elemento mais físico estará El Adoua, jogador essencialmente de sacríficio.

Quanto ao sector ofensivo, caso o treinador continue com Barrientos no onze, as alas vão ficar entregues a Toscado e Ricardo (atenção a este jogador!), com o já citado Soudani na frente de ataque.

As alternativas ao onze é que já não são muitas, mas mesmo assim o Vitória de Guimarães continua a ter qualidade e pode discutir os três pontos em qualquer campo.


No FC Porto, dado o que tem sido a lógica colocada pelo nosso treinador, acreditamos que Alex Sandro irá substituir o Mangala no onze, no entanto no lado contrário apontamos para a titularidade do Miguel Lopes (mais cedo ou mais tarde Danilo entrará na equipa). Quanto ao resto, deverão entrar de início os a mesma equipa que alinhou em barcelos, infelizmente com pouco sucesso. Veremos agora.

É verdade que o nosso jogo tem de melhorar, a equipa terá que ser mais subida nas zonas de pressão, circulação de bola mais rápida e apresentar eficácia nas situações de finalização. São três componentes importantes para um possível melhoramento.

O Arbitro será: Hugo Miguel.


Antevisão do treinador Vítor Pereira:

 «Não há jogos fáceis. O Guimarães joga com as linhas muito próximas e a sair com jogadores rápidos na frente. É um adversário que vem motivado e galvanizado pelo empate com o Sporting, e que acredita que pode conseguir os seus objectivos no Dragão».

«Eu falo na relva alta, falo no Gil Vicente fechado e falo nos penaltis porque são factos. Mas também sou muito auto-critico», afirmou o treinador dos dragões, deixando nesta conferência de imprensa um claro aviso à navegação.

«Quero uma equipa que perceba que somos campeões nacionais e que o mínimo que se pode exigir é que tenham comportamentos de campeão. Esses comportamentos são ter agressividade, intensidade nas acções e qualidade de circulação de bola. Os nossos adeptos merecem esses comportamentos»

«Não podemos esperar que a equipa jogue a um ritmo elevado neste momento mas vai jogar com um nível de qualidade muito superior ao que fizemos com o Gil», prometeu o treinador azul e branco.

«Provar em campo que é o melhor este ano», receitando «trabalho e resultados» para atingir o sucesso, num comentário às declarações de Maicon na quarta-feira, que considerou o FC Porto «a melhor equipa nacional».

Vítor Pereira recusou-se ainda a «fazer avaliações rigorosas» sobre os outros candidatos ao título, por considerar que opinar sobre a forma de uma equipa ao fim de apenas um jogo seria «prematuro».

Lista de Convocados:

Helton, Fabiano, Miguel Lopes, Otamendi, Maicon, Mangala, Alex Sandro e Danilo, Moutinho, Fernando, Lucho e Defour, Jackson Martinez, Hulk, James, Atsu, Varela e Kléber





Por: Dragão Orgulhoso
Enviar um comentário
>