domingo, 8 de janeiro de 2012

Em análise 14ª Jornada, Sporting 0 - 0 FC Porto




Tropeçar e não cair. Poderá ser assim sintetizada esta actuação do FC Porto em Alvalade.

 Fez-nos perder terreno, fez-nos abrandar o ritmo na perseguição ao objectivo do campeonato, mas ainda não perdemos nada de substancial. Se há algo que se perdeu, foi uma oportunidade de afastar, definitivamente, um concorrente, de instalar o pânico por aquelas bandas, não só no lado verde da segunda circular, mas também no lado vermelho. Falhou-se o objectivo. Não por falta de tempo ou de espaço para preparar o jogo, aliás como já tinha acontecido frente ao Zenit, mas porque faltou ousadia de o ir buscar.





O jogo foi amarrado. Sobretudo, pelo nosso lado. Com dois extremos mais preocupados em serem os primeiros defesas nas laterais e com um Moutinho sem liberdade para se soltar. Já o Sporting, apostava tudo pelos flancos, imprimindo velocidade e verticalidade, mas fragilizando-se pelo centro, onde decide estrear um médio defensivo. Estava dado o mote para um primeira parte morna, com o FC Porto a controlar as operações a meio campo, mas sem capacidade de atacar o ponto fraco do Sporting (o seu médio defensivo) e o Sporting, igualmente, incapaz de decidir pelas alas, onde o FC Porto colocou um verdadeiro bloqueio. O empate táctico mantém-se e só em lances de bola parada se cria perigo no “relvado com areia pintada de verde” de Alvalade.



Seria o intervalo capaz de desfazer este empate? Conseguiria o FC Porto criar perigo na zona 6 do Sporting, obrigando o meio campo contrário a recuar e o FC Porto a esticar jogo pelas alas, mesmo não tendo uma referência no centro do ataque?



Do intervalo veio a mesma solução e acaba por ser Domingos a ser o primeiro a mexer no jogo. Retira o seu ponto fraco no meio campo, mas não consegue elevar o jogo da sua equipa, porque continuava com o problema do médio defensivo por resolver, mas vai provocando maiores desequilíbrios pelas faixas, com Matías a fugir da marcação no centro do terreno. A resposta de Vítor Pereira é pronta, entra James. Um jogador explosivo e imprevisível, mas sai Djalma o que fragiliza o flanco de Maicon. Seria por aí que o Sporting, sobretudo quando Matías descaia no flanco para fugir a Fernando, iria criar maior perigo. Vítor Pereira opta, então, por reforçar o meio campo com Defour, arrumando com qualquer possibilidade do Sporting controlar o jogo. O jog parte-se e quando entra Kléber, para o ataque aos 15 minutos finais, o FC Porto tenta, por fim, colocar o sentido do jogo na direcção da área do Sporting e aproxima Defour do trio da frente. Infelizmente, foi tarde demais para agarrar os 3 pontos.



Análises individuais:


Helton – Uma exibição ao seu nível, resolveu todos os problemas (alguns bem bicudos) que apareceram. Frio e concentrado, o capitão segurou o zero na nossa baliza.

Maicon – Nada mais se pode exigir. Foi inteligente e defendeu-se muito bem. Ultrapassado só por Matías, num lance em que lhe faltou capacidade de arranque. Mais uma exibição de raça onde Capel foi figura menor.

Álvaro – Ofensivamente sustentou o flanco. Defensivamente revelou algumas fragilidades. Ainda assim, num flanco em que tem a missão de fazer tudo e numa época onde não apresenta a mesma disponibilidade, foi uma exibição razoável.

Otamendi – Grandes momentos, poucos, grandes falhanços, muitos. Dobrou bem o Alvaro em alguns lances e meteu tudo o que tinha em campo. Pena é que não consiga transmitir a segurança que a defesa precisa porque mistura o óptimo com o sofrível. Como treme a zona central defensiva do FC Porto!

Rolando – Tem dois lances, quase seguidos, sobre van Wolfswinkel na segunda parte que roçam o ridículo. Perante um holandês visivelmente atrapalhado em controlar a bola, conseguiu perder a frente do lance por duas vezes, salvando-o Helton. A primeira parte foi razoável, a segunda foi mazinha.

Fernando – Jogo tremendo, sobretudo na segunda parte em que varre Matías da zona central. Empurrou a equipa e soltou Moutinho para frente. Muito seguro no passe.

Moutinho – De volta a um estádio hostil, mostrou toda a sua classe. Foi o garante do jogo ofensivo na primeira parte e o primeiro a compensar as subidas de Alvaro pelo flanco. Ganhou a luta a Elias e ainda deu água pela barba a Schaars.

Belluschi – Nunca entrou no jogo, nem conseguiu fazer os desequilíbrios que tão bem faz pelo flanco direito. Lutou, mas não criou jogo.

Djalma – Faltou-lhe confiança, sobretudo na primeira parte. Foi pena não ter confiado mais nas suas capacidades e ter cedido aos nervos (como se viu naquele atabalhoamento na nossa área na primeira parte). Cresceu com o jogo e acabou por ser o extremo do FC Porto que mais dores de cabeça deu. A sua saída foi sentida por Maicon.

Rodríguez – Não dá uma bola por perdida e tem uma disponibilidade tremenda. O pior é o resto. Nem um lance com consequência. Nem um rasgo de talento. Nem é grande ajuda a defender o flanco. Se não fosse Moutinho…

Hulk – Lutou é inegável. Mas como se não bastasse ter jogar pelo centro, teve a equipa muito longe de si, sobretudo na primeira parte. Tem já tendência de resolver pelo individual e assim isolado, mais individualista se torna. Quando voltou à sua posição já estava esgotado.

James – Colocado no flanco não rende tanto e tende sempre para fugir para o centro. Foi um jogo que apresentou uma oportunidade perfeita para termos o James a jogar a 10. Teve o golo da vitória nos pés, mas Otamendi retirou-lhe o estatuto de herói.

Defour – Deu mais consistência à equipa, mas não é jogador para aquela posição. Jogará no seu lugar no próximo jogo, em virtude do castigo do Moutinho.

Kléber – Entrou tarde. Com a sua entrada a equipa arrumou-se melhor, mas Hulk já estava esgotado, James arrumado num flanco e Defour a tentar chegar a si. Ainda assim, foi importante nas tabelas.




Por: Breogán

21 comentários:

100% Dragão disse...

Boas

Sendo pragmático, empatar em Alvalade não é nenhum drama, o que me incomoda é a maneira como jogamos, demasiados defensivos.

A liderança pode fugir mas ainda falta muito Campeonato... quem ri por ultimo ri melhor.

Abraço

http://100porcentodragao.blogs.sapo.pt/

dragao vila pouca disse...

Talvez tivesse colocado a fasquia para o jogo de ontem demasiado alta, tendo em conta que vinhamos de uma pausa competitiva de 17 dias e isso pesa, mas sinceramente esperava mais. Espera um sinal diferente, de força, pelo menos na mesma linha dos últimos jogos e no jogo de ontem, sem voltarmos aos tempos do Apoel, Olhanense, Académica, voltamos a ser pouco consistentes, pouco soltos, trapalhões e atrapalhados.
Aguardemos pelos próximos jogos para ver se apenas acusamos a paragem ou se é mais qualquer coisa e aproveitemos para arrumar a casa. Depois, empatar em Alvalade não é um drama, na época passada foi igual.

Abraço

Trafulha disse...

Embora achando que não foi um jogo mal conseguido, tenho saudade de ver o nosso jogo baseado no carrocel, com trocas de bola, posse e domínio, futebol direto com um ciclista n frente nunca foi do meu agrado.

Kleber de início e hulk nas alas tudo seria mais harmonioso...

Fernando Rodrigues disse...

Somos Porto, e Porto não pode ceder, não facilita, eu esperava mais depois de tantos jogadores a dizer k iam ganhar... Este Porto tem medo, so Hulk tem de resolver, esperava mais e kero mais

Rabah Madjer disse...

Um jogo de contrastes, contrastes porque me pareceu que nenhuma equipa fez o necessário para ganhar, e tb contrastes porque embora achando que não jogamos mal no computo geral, devíamos ter feito mais, mto mais para ganhar, jogar em cima deles porque temos equipa para ganhar, somos superiores em todos os sectores de jogo, o comodismo ou acomodação surpreende-me. Jogar para empatar quando devíamos jogar para ganhar.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Tudo serve para criticar, quando jogávamos mal e quando jogamos bem, eu acho que fizemos uma boa exibição, mas enfim há sempre gente do contra....

Unknown disse...

Agradecemos os comentários mas que os façam de forma civilizada, tudo que seja insultuoso para funcionários do FC Porto, ou pessoas que nos dêem a contribuição com comentários, são liminarmente eliminados.

Bibota disse...

Tenho gostado do Porto dos últimos jogos e o jogo de ontem não foi excepção.

Num clássico onde o sporting tinha a obrigação de ganhar, foi o Porto que durante os 90min mais fez para merecer a vitoria.

Neste jogo realço 3 jogadores: fernando, Moutinho e para mim o mvp Álvaro Pereira.

Anónimo disse...

Com concordo com o comentário do Bibota, só discordo da eleição de AP para MVP, o Futebol não é uma passerelle, o futebol e ainda por cima o futebol de um DE, faz-se de vai-e-vens e não apenas de vais...

Um piloto de F1 pode conduzir mto bem em rectas, mas se não se esforçar por fazer bem tb as curvas não ganhará nada de certeza.

Anónimo disse...

Excelente crónica, excelente trabalho, deparei-me com a página no Facebook e gostei bastante, vou seguir!

Anónimo disse...

Já perdemos a liderança, é desta que as asneiras do treinador deixam de ser ignoradas!

É desta que ao contrario do verão passado deixam de haver novelas, qto a contratações? Quando nos mostramos de novo um clube capaz de resolver atempadamente as suas lacunas, como sejam a falta de um central de qualidade e um verdadeiro PL que jogue e seja opção de inicio?

Para quando um Porto normal? Este Porto é tudo menos um Porto normal, é um Porto com um plantel de luxo mas à imagem do seu treinador um Porto covarde e com medo de arriscar.

Antonio Cardoso disse...

Concordo com a analise individual ao cebola, mas não concordo com a analise individual ao Djalma. Tanto neste ultimo jogo como nos anteriores, pouco ou nada acrescenta ao ataque, pouco remata, pouco assiste. Se me vêm dizer q estes dois equilibram o meio campo, defendem bem os laterais, isso para mim não chega.
VP tem de ser hulk, james e kleber.

Jizaz disse...

Pessoal, estou triste com este Porto , não é nem de sombras com aquilo que nós estamos habituados .

Carlos Cristovão disse...

Começam a ser mtos pontos perdidos numa época, o que não me deixa de causar um mau estar tamanho, em ano de maior investimento.

Como é possível no ano de maior orçamento partirmos para a competição sem um único PL tarimbado e goleador? Já nem falo em outro central de categoria e experiência porque para o campeonato chegavam estes, assim como chegava um Pl goleador para sermos campeões. Kleber é bom mas nem ele merece o que lhe estão a fazer, ou seja, nem o deixam crescer com tranquilidade nem o metem a jogar, enfim, mau demais para uma epoca de tanto investimento.

GILOVSKY10 disse...

PRECISAMOS DE UM PONTA DE LANÇA EM CONDIÇOES E RAPIDO...

André Silva disse...

Maicon e Djalma fora da equipa por favor.

Anónimo disse...

Perdemos aqui o campeonato.

Unknown disse...

Há ainda muito para jogar, não podemos ser derrotistas em assustadiços!!

Anónimo disse...

Não vou ser extremista e radical, ao ponto de afirmar, categoricamente, que perdemos aqui a revalidação do título. Também verdade que ainda falta muito campeonato (a 1ª volta ainda nem terminou), mas estou muito apreensivo quanto ao futuro desportivo desta equipa.

É que as asneiras praticadas pela SAD,desde o início da presente temporada, de tão ridículas, até parecem mentira. Estamos a falar de um conjunto de pessoas com muitos e muitos anos de futebol e não menos êxitos desportivos.

Como é evidente isto ser(á)ia tema para uma longa e interminável conversa. Fé e que seja o que Deus quiser.

Anónimo disse...

HULK, É BRASIL, É PORTO, JUNTOS SINNIMO DE CAMPEOES

>