segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Preparar já e (desta vez) bem a próxima época do FC Porto.




Como incondicional adepto e portista de gema que me honro de ser, não é meu costume ter uma atitude derrotista ou voltada para a desistência de qualquer desiderato desportivo do meu clube, simplesmente, e atendendo a todas as peripécias que este ano aconteceram para os lados do dragão, penso poder dizer com alguma legitimidade que o melhor que o FCP tem a fazer a partir de agora, será preparar devidamente e atempadamente a próxima época, atacando de novo o título e o lugar a que tem direito, pela sua história e pelo passado recente que tem demonstrado com outras soluções, apostando em jogadores mais novos e com outra ambição de vencer, como serão os casos de Danilo, Alex Sandro, Iturbe, James Rodriguez, Defour, Mangala, entre outros, e aproveitando a experiência e o carisma de jogadores como Helton, Álvaro Pereira, Lucho e João Moutinho.




Aliás, parece-me mesmo que a própria SAD no seu próprio seio interno já assim estará a pensar e a atuar, tendo em conta que tem prescindido de vários jogadores que já foram importantes na equipa noutras ocasiões, refiro-me concretamente a Guarín, Fucile, Walter e provavelmente Cristian Rodriguez, e que agora, e quanto a mim bem, tem enveredado por poupar alguns milhões de euros para diminuir os eventuais prejuízos de uma época mal conseguida e atacando forte na próxima.





Penso mesmo que a machadada final veio no último combate com o Manchester City, onde para além de perdermos o jogo e provavelmente a eliminatória, ficamos sem o Danilo, o que vai obrigar a reutilizar o Maicon a lateral direito, que apesar de até não ter estado muito mal, não dá a mesma profundidade ao flanco direito, já que não acredito que Vitor Pereira desta vez opte pela entrada de Sapunaru para a posição de lateral, o que viria a contrariar a sua análise na explicação para este facto.

Todavia, com tudo isto, penso que ainda não devemos atirar a toalha ao chão, devemos sim enveredar por ações racionalistas, realistas e preparar o futuro próximo que aí vem na próxima época desportiva.



Por: Natachas


2 comentários:

Carlos Ribeiro disse...

Concordo com a opinião no sentido lato da ideia,no entanto,penso que esta época tem que ser encarada com seriedade e determinação até ao fim,sejam quais forem os resultados finais,nada de comparações com a anterior,nem varrer tudo e começar de novo a próxima.Penso que a altura ideal para o inicio da próxima época seria a partir do fim do mês de Março,momento certo para análise do percurso da equipa esta época,as suas virtudes,os seus defeitos,o que deve mudar,como deve mudar,e a partir deste estudo fazer planeamento,programa,dispensas,aquisições,regressos,tendo em conta que nem tudo pega de estaca,nem tão pouco se tem êxito com base num salvador da pátria.Aquilo que hoje parece mau,pode ser muito bom amanhã,basta às vezes pequenos pormenores serem alterados,por exemplo:mentalidade!

Daysleeper80 disse...

Penso que o nosso Presidente já está a trabalhar na próxima época, e as movimentações de Janeiro provam isso mesmo, ao deixar sair jogadores que estavam de alguma maneira a prejudicar a equipa, caso contrário não teriam saído e ainda por cima por empréstimo. Foi uma época fracassada, com alguns de erros na pré-época (principalmente a não contratação de um ponta de lança) mas com muitos erros do nosso treinador. Primeiro e logo na primeira fase da época vimos claramente a falta de liderança de Vítor Pereira, era ver os protestos efusivos nas substituições de Belluschi´s e Walter´s desta vida (alguém via isso com AVB?). Depois não soube aproveitar a equipa que lhe caiu nas mãos, passar do 433 com excelentes resultados na época passada e muitas outras épocas do nosso FCP para um 4231 só mostra que não sabe utilizar os jogadores na posição onde rendem mais (veja-se que hoje o prof. Jesualdo já lhe deu a dica para deixar Fernando sozinho como trinco). É óbvio que não ganhamos nada com 2 "pivot´s" Moutinho tão recuado faz com que tenhamos muita posse de bola, mas não no meio campo adversário, e agora Lucho anda tão adiantado no terreno que como consequência temos o nosso melhor médio, com mais capacidade de passe e criar espaços sem bola. Acho que não fazia mal nenhum Vítor Pereira ver uns jogos no tempo do prof Jesualdo e jogar com Moutinho ao lado de Lucho, como Lucho jogava ao lado de Meireles, deixe-se de inventar "só" para mostrar que este FCP tem o seu cunho pessoal. Para ser campeão no FCP basta não inventar, aproveitar o melhor plantel do país e saber liderar.. Ora Vítor Pereira teve estes três problemas, e como o nosso Presidente sabe mais meio a dormir do que os adeptos acordados, é minha convicção que desde Coimbra e a eliminação da Champions, o destino está traçado... Quanto ao resto, é óbvio que este ano não temos que dar o campeonato como perdido, mesmo com todos estes problemas temos muitas hipóteses de voltar a ganhar a Liga. Haja esperança!

Cumprimentos

Hugo Silva

>