quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Danilo, O Homem e o seu percurso.



O Homem e o seu percurso:




É em Bicas, pequena cidade do interior do estado de Minas Gerais – Brasil, onde nasceu Danilo. Começa o seu percurso futebolístico na sua cidade natal, dividindo-o entre os dois rivais da cidade: o Esporte Biquense e o Leopoldina. 

Danilo dá nas vistas logo desde início e a família decide apostar no talento do rapaz. Com sacrifício, dão o próximo passo: uma cidade grande do estado Minas Gerais – Juiz de Fora. É no Sport Juiz de Fora que Danilo chama a atenção de um clube da capital do estado. Aos 12 anos parte para Belo Horizonte, não para um dos dois grandes clubes da metrópole Brasileira (Atlético Mineiro e Cruzeiro), mas para o mais modesto América FC (também conhecido como América MG).





É na formação do América MG que Danilo cresce e ganha reputação, saltando escalões de formação até atingir a sua estreia na equipa principal do América MG aos 17 anos. Decorria a época de 2009 e participa em dois jogos do campeonato Estadual de Minas Gerais (Mineirão) e em 9 jogos da Série C do Campeonato Brasileiro como titular, dando um contributo decisivo à promoção do América MG ao segundo escalão nacional do futebol Brasileiro: Série B. 

Nova época de 2010 a chegar e Danilo já está consolidado na equipa titular do América MG. Como de costume, a época arranca com os estaduais e na edição do Mineirão 2010, o América MG prega um susto de morte ao Atlético Mineiro. Nos quartos-de-final, disputado a duas mãos, o resultado salda-se num empate 5-5 entre os dois conjuntos de Belo Horizonte. Passa o Atlético Mineiro à próxima fase (sangrando-se, no final, campeão), por desempate de golos fora. Danilo marca em ambos os encontros frente ao Atlético Mineiro e é eleito a revelação do Mineirão. Os dois grandes clubes de Belo Horizonte terminam o Mineirão a “salivarem” pelo maior talento do estado.

E a salivar ficaram, pois quem ganha a corrida por Danilo é o clube do litoral Paulista: o Santos FC. Talento sobre talento, é um pouco assim que se pode definir o projecto do Santos. 

Com Robinho como general dos “moleques da Vila Belmiro” o talento passeia-se junto à praia de Santos: Neymar, Ganso, Alan Patrick, André, Wesley, Arouca, Rafael e um tal de Alex Sandro.

 Projectos de craques, de astros maiores, uns mais consistentes, outros nem tanto, é, no entanto, à equipa mais “badalada” do Brasil à qual se junta Danilo. Da série B para a favorita à conquista do Brasileirão de 2010. De um clube modesto de Belo Horizonte, para a maior força em 2010 da grande São Paulo. Deixar a sua marca, ganhar o seu espaço já seria difícil, mas Danilo ainda sobe a expectativa. Num acto de agradecimento ao América MG e aproveitando a paragem que o Brasileirão iria ter no Verão de 2010 devido ao Campeonato do Mundo, Danilo pede para adiar por 15 dias a sua chegada ao Santos. Tempo suficiente para realizar os seus últimos 3 jogos pelo América MG e despedindo-se com o contributo em mais duas vitórias (o América MG, no final do campeonato, consegue o segunda promoção consecutiva, atingindo o Brasileirão).




Dois meses após a chegada a Santos, Danilo é titular. Não só é titular, como consegue destacar-se no meio de tanto mediatismo. Versátil, adapta-se a várias posições, uma capacidade de metamorfose que já demonstrava no América MG. Chega 2011 e vem um ano farto em títulos. Logo a abrir, conquista o Sul Americano de Sub-20. Marca na final frente ao Uruguai, naquela que é a sua estreia em grandes competições pelas selecções jovens do Brasil. Segue-se o estadual de São Paulo. O Paulistão é ganho frente ao rival Corinthians. Segue-se a Copa Libertadores (a taça Continental mais importante da América do Sul) frente ao Peñarol, onde após um empate a zero em Montevideu, o Santos FC recebe e ganha 2-1 na Vila Belmiro, com o golo decisivo a ser marcado por Danilo. Fecha as contas com o Campeonato do Mundo de Sub-20, onde é titularíssimo e capitão da selecção Brasileira, um título ganho frente à selecção Portuguesa. Há, também, o amargo de voltar a falhar o objectivo da conquista do Brasileirão, pelo segundo ano consecutivo. Um amargo mitigado pelo objectivo alcançado a 14 de Setembro de 2011: a estreia na Canarinha. E logo frente à Argentina.


O Brasileirão 2011, também, trouxe uma experiência nova: o confronto com o seu ex-clube. Danilo demonstra todo o seu afecto ao América MG (afirma que Belo Horizonte é a sua “casa” e o América MG a sua segunda família, onde é visita frequente), mas contribuiu com duas vitórias Santistas frente ao seu ex-clube.


A análise ao jogador:





Danilo é um canivete suíço. Versatilidade e qualidade. Um grande treinador Holandês, considerado o pai do “futebol total”, dizia que não se preocupava em que posição um jogador iria jogar, mas onde iria render. Danilo tem essa capacidade, rendimento e qualidade garantidos em várias posições.








Danilo estreia-se no América MG a lateral direito. É um lateral ofensivo que aos 17 anos tem a potência física e a qualidade técnica para ser a maior ameaça ofensiva da sua equipa pelo flanco direito, mas nunca descurando a cobertura defensiva. No seu segundo ano de América MG, no Mineirão, actua em alguns jogos a extremo, de forma a aproveitar todo o seu potencial ofensivo. Equação complicada, pois manta que tapa à frente, destapa atrás. Danilo volta à sua posição de lateral e “explode”. Chegado a Santos começa a lateral, faz uns jogos e extrema e acaba a médio interior. Com a saída de Wesley para a Alemanha, Muricy recorre a Danilo para reformular o meio campo. Já no Campeonato do Mundo de Sub-20 chega a actuar como médio mais defensivo. Uma metamorfose constante à qual responde com rendimento e golos decisivos.

Do Danilo do América MG ao Danilo do FC Porto há uma evolução impressionante. Tornou-se hábil em muitas posições no campo, com um rendimento constante, mas conservando toda a sua capacidade em desequilibrar um jogo em favor da sua equipa com o seu talento. Conservou a sua capacidade de desequilíbrio, mas ganhou robustez no seu jogo. Danilo é rendimento.

Danilo possui uma técnica requintada, robustez física, um arranque impressionante e astúcia táctica de um veterano. É um jogador seguríssimo no passe, possui um remate colocado e potente e é um marcador exímio de bolas paradas. Nunca se desliga do jogo e sabe acelerá-lo quando a equipa precisa. É um “motor” da equipa, sempre dinâmico e disponível para a equipa. Não há que ter medo das palavras, Danilo é craque. Falta-lhe ganhar maior consistência defensiva e irá precisar de tempo (pouco, quase de certeza) para adaptar-se a uma novo ritmo e intensidade de jogo e a uma marcação individual mais intensa. Mas Danilo é rendimento e vai render. A sua porta de entrada no onze do FC Porto deverá ser a lateral direito, posição em que explora melhor todas as suas vastas potencialidades, sendo, ainda por cima, uma posição onde o FC Porto tem utilizado uma adaptação (Maicon). Como bónus, temos um jogador sempre pronto para saltar para o meio campo ou para extremo caso a equipa necessite.

As expectativas são altas. Tal como a sua chegada a Santos foi adiada, a sua chegada ao FC Porto também o foi. Ainda por cima, envolvido num negócio nos limites da realidade do futebol português e envolta em detalhes, no mínimo, surpreendentes. A cobrança será alta e imediata, mas será para responder como tem respondido até aqui. Em campo, com rendimento e sempre decisivo. À craque.


Ficha Técnica:

Nome: Danilo Luiz da Silva
Naturalidade: Bicas, Minas Gerais
Data de nascimento: 1991-07-15 (20 anos)
Altura: 184 cm
Peso: 73 kg
Brasileirão: 3849 minutos e 5 golos marcados
Copa Libertadores: 1260 minutos e 4 golos marcados
Clubes: América MJ, Santos FC e FC Porto.



Por: Breogán

8 comentários:

Luis Januário disse...

Fantástica análise.

Fico na expetativa que a polivalência tenha como correspondência a qualidade seja a defesa/médio ou a avançado.

Trafulha disse...

Boa Biografia, onde vcs vão buscar todos estes dados?

Onde crêem que o jogador irá encaixar? Eu acho que para DD e não creio que seja onde renderá mais, parece ser ouro fino de elevado quilate para causar grande impacto, espero que aqui "expluda"

Anónimo disse...

Acredito que seja um grande jogador mas para o que veio a publico é uma contratação de novo rico e para fazer alguns ricos, não concordo com estas politicas, espero que justifique o investimento senão torna-se um grave problema.

Parabéns pela crónica esta mto boa alias como tem sido timbre deste espaço.

Têm uma crónica sobre o verdadeiro valor de Hulk, não estaremos prestes a descobrir?

José Dias disse...

Parabéns pela cronica.

A analise está muito bem feita.

Duas perguntas:

1ª É jogador para chegar e jogar ou andar "aprender" ?

2ª Acha que depois de serem tornados publicos os valores da transferencia, irá acusar alguma pressão.

Bom ano de 2012.

Unknown disse...

Boa noite !
Também sou portista e gostaria de fazer parte desta comunidade , a postar notícias do nosso grande clube, se fosse possível !

agradeço atenção, cumprimentos , Falcao

Breogán disse...

@ José Dias:

1ª É jogador para chegar, jogar e destacar-se. Terá alguma adaptação a fazer (já referi no artigo), mas será rápida, certamente.

2ª É uma guerra que não lhe diz respeito. Mas mais que depender dele, depende da massa adepta se saberá fazer a distinção entre o jogador e o negócio (ou negociata, conforme a preferência).

Unknown disse...

@Miguel Eduardo por enquanto não estamos a precisar mas se viermos a precisar fica lembrado.

Obrigado.

Rabah Madjer disse...

um jogador daqueles que enche as medidas, é um investimento elevado certíssimo, mas tb é um investimento daqueles que não enganam.

>