segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Parceria FC Porto - Porto Canal, mais uma conquista do Mestre Pinto da Costa.


Já há bastante tempo que se esperava por uma decisão à medida e mestria de Pinto da Costa na área do audiovisual, mais especificamente num projeto pessoal e consolidado de televisão para os cada vez mais adeptos e simpatizantes do FCP que existem por esse mundo fora e ao contrário do que se esperava, o presidente desportivo com mais anos no ativo em Portugal e no planeta Terra, Jorge Nuno Pinto da Costa, uma vez mais veio a terreiro surpreender tudo e todos com um projeto inédito em Portugal, e a julgar pelo que já veio a público, pleno de sustentabilidade social, económica e desportiva, estando aí para vingar numa área de enorme concorrência neste tipo de mercado tão específico.

Criar um canal desportivo próprio em Portugal é sempre um ato arriscado por necessitar sempre de um investimento considerável que num momento como este em que estamos a viver não seria recomendável, e será aqui que se encaixará como uma luva o Porto Canal como parceiro direto do FC Porto, que neste momento não passava de um canal de fraca audiência, de conteúdos muito reduzidos e focalizado essencialmente a norte do país.


Com esta sábia parceria com o FC Porto ganharão ambos os empreendedores, ganha o próprio canal que passará a ser mais visto na grande janela do mundo e ganhará também o FC Porto que poderá tirar partido da sua já rica imagem, tanto no país como também no estrangeiro onde já faz marcar a sua marca com distinção e mérito desportivo.
Ao contrário do seu rival a sul, o FC Porto optou e quanto a mim muito bem, por não investir num tipo de canal-adepto onde por vezes impera a doentia parcialidade de opiniões, falando só a uma voz e não dando a possibilidade do direito ao contraditório, optando assim por iniciativa própria por uma corrente pluralista e mais adequada ao universo desportivo.

Numa parceria como esta não haverá tratamento especial para um só clube, nem privilégios associados a princípios predefinidos, podendo assim ambas as partes poderem continuar a desenvolver as várias áreas ligadas ao projeto a dois, como serão a área do merchandising, organização de eventos, publicidade da marca FC Porto, etc., e por último, o clube do momento em Portugal com esta operação prestará também um enorme serviço público ao país, fazendo dum canal de cariz regional, um canal de forte expressão nacional e mundial que ao que julgo saber irá também poder ser visto por esse mundo fora, através do maior símbolo desportivo de Portugal do momento, mesmo que isto custe o que custar ou doa o que doer a muita gente.

Para juntar a tudo isto e ainda para abrilhantar todo o projeto, já se fala pelos vários órgãos de comunicação social que Júlio Magalhães, um dos jornalistas mais carismáticos e conhecidos do audiovisual, neste momento ao serviço da TVI, para além de ser um defensor acérrimo e entusiasta da causa portista em Lisboa, o que acarreta sempre alguma coragem e risco associado à profissão de jornalista no sul do país, foi convidado pelo FCP para ser o diretor geral do Porto Canal, escolha que a ser confirmada será sempre bem acolhida pelas hostes portistas, tendo em conta o seu amor ao clube e o seu passado como desportista e jornalista, que eu sou o primeiro a aplaudir e a subscrever. 




Por: Natachas

5 comentários:

António Martins disse...

Este comentário/noticia está bom mas com atraso de 6 meses. Ao ver o titulo até pensei que ia ler algo de novo.

Carlos Cristovão disse...

Segundo reparei no ultimo relatório e contas nada vem relativo a este tema o que significa que ainda não foi pago. Virá aí nova polemica?

Anónimo disse...

"Ao contrário do seu rival a sul, o FC Porto optou e quanto a mim muito bem, por não investir num tipo de canal-adepto onde por vezes impera a doentia parcialidade de opiniões, falando só a uma voz e não dando a possibilidade do direito ao contraditório, optando assim por iniciativa própria por uma corrente pluralista e mais adequada ao universo desportivo."

Afirmar isto já é uma opinião doentia de parcialidade. Querem fazer crer que o Porto Canal não é um canal-adepto em que impera a doentia parcialidade de opiniões? Vai acontecer exactamente como nos blogues. Quem não diz o que gostamos é censurado. Há alguma diferença? Sejam honestos.

"Não haverá tratamento especial para um só clube?" Mas então vão dar tratamento especial a quem, ao Benfica e ao Sporting? Vocês devem andar a brincar. Vão fazer exactamente a mesma coisa que a Benfica TV faz. E a melhor prova do que afirmo é o facto deste meu comentário ser censurado.

PS. A razão para não fazerem um canal totalmente do Porto seria pelo facto de não terem audiências em quantidade suficiente para rentabilizar o canal, sendo por isso obrigados, por razões comerciais e financeiras, a virarem-se para outras audiências. Suspeito que nem assim se safam. Daqui a um ano cá estaremos para ver quando saírem os resultados financeiros do canal. Só para vossa informação, a Benfica TV é a única TV de clube no mundo com resultados positivos.

Anónimo disse...

E o único canal no mundo que num jogo de basquetebol em vez de transmitir os ataques dos rivais, transmite as repetições dos seus ataques em super slow-motion. Bom os seus sócios não devem querer ver o jogo completo mas apenas a parte da sua equipa...

Anónimo disse...

Amigos portistas, então estão a dar-me razão. Cada um puxa a brasa à sua sardinha. E vai acontecer o mesmo com o Porto Canal, como acontece com todos os canais de clubes do mundo. Vai uma aposta? É natural que os adeptos dos clubes rivais não gostem.

>