sexta-feira, 4 de maio de 2012

OUTROS TEMPOS, OUTRAS VITÓRIAS, OUTROS HERÓIS: QUEM MARCOU O 1º GOLO DO PENTA? (CRÓNICA)


1º GOLO DO PENTA: RUI FILIPE









Quando no início da época 1994/95, o FC Porto deu o pontapé de saída, frente ao Sp. Braga, a primeira grande manifestação de alegria foi obra de Rui Filipe, que marcou o 1º golo da época, e da série do Penta.








Sete dias depois (28 de Agosto de 1994), Rui Filipe era vítima mortal de um acidente de viação, enlutando não só os Portistas como todo o futebol português. Tinha 26 anos e tudo para dar ao futebol, porque os seus recursos eram inegáveis. Centrocampista de talento – revelava agressividade, lucodez, boa leitura de jogo e razoável potência de remate -, Rui Filipe afirmara-se como herdeiro de André e preparava-se para comandar o meio-campo Portista na luta pela conquista do primeiro campeonato de Bobby Robson.

A modesta contribuição no relvado - um golo e uma boa exibição, no triunfo por 2-0, sobre o Sp. Braga – aumentaria na proporção da saudade que deixou entre os companheiros, que passaram toda a época a afirmar que queriam ganhar o título para o dedicar à memória de Rui Filipe. Um incentivo que também terá sido um contributo para a conquista de um campeonato que, tal como tinham prometido, todos os jogadores dedicaram a Rui Filipe, cuja imagem perdurará por muito tempo nas Antas.





Por: Nirutam

5 comentários:

Anónimo disse...

Saudades desse "menino"...

Veio para o FCP muito por minha iniciativa mas não fui o unico e recordo na sua vinda para o nosso clube a importancia do Sr.Ferreira ( não sei se é vivo), da Familia Martingo ( aquele jantar de vitela assada pago pelo padre Martingo, não é para esquecer) e do Ant.Feliciano.

Veio a assinar contrato num Domingo dia dum FCP/Boavista que o FCP ganhou por 3 a 2 na presença dos pais.

Que esteja em Paz.

Unknown disse...

Obrigado pelo testemunho, recebemos com prazer esse comentário, estaremos sempre ao dispor para o partilhar de historias sobre o nosso Porto.

Anónimo disse...

.../... (continuação) Já há algum tempo que postistas da Zona de Vale de Cambra como o Sr.Ferreira e o Dr.Martingo nos falavam do Rui Filipe e de outro miudo que jogava a extremo e não recordo o nome.

Numa quarta/feira à noite os Juvenis do Valecambrense tinham jogo e como Antonio Feliciano felizmente nessa noite estava livre fomos no carro do Dr. Martingo (tinha um cargo no FCP mas não recordo qual) ver os tais miudos.
Chegados lá não havia jogo se bem me lembro por falta de comparencia da outra equipa.
Mas felizmente houve treino de conjunto e Rui Filipe que na altura era ponta de lança mostrou logo muito valor.
Feliciano virou-se para mim e disse: "não preciso de ver mais nada que acha ?" O mesmo que o senhor respondi eu.
E pronto não descansei (como noutros casos) enquanto não se formalizou o contrato que se assinou no tal FCP/Boavista no qual o Rui veio acompanhado dos pais e vimos eu, ele e os pais o jogo na bancada da maratona.
O resto já toda a gente conhece.
Ah e não é por ter desaparecido tragicamente mas "tinha a cabeça do lugar".BOM "menino".

E deixem-me voltar a dizer o irmão do Dr. Martingo , o padre Martingo (padre naquela terra) no final ofereceu-nos num restaurante da terra uma vitela assada ao jantar que ainda hoje recordo...
Saudações portistas.

Breogán disse...

Do Rui Filipe guardo várias memórias. Infelizmente, há uma que perdi, que era um recorte que tinha do Rui Filipe mais jovem, com a camisola do FC Porto vestida e rasgada e com as marcas dos pitons no tórax.

Se alguém ainda possuir essa preciosidade, agradeço imenso, que a partilhe.

Unknown disse...

Agradecemos de novo o contributo e esse testemunho na primeira pessoa, Grande Abraço.

>