segunda-feira, 28 de abril de 2014

Vergonha total.

#FCPorto #Benfica #Futebol #vergonha #Portugal #Colômbia

A vergonha é como o universo. Em expansão e em velocidade acelerada. Tendencialmente infinita, deixando um vazio enorme que, ao que dizem, acolhe muita matéria negra, seja lá o que isso for.





A vergonha é o nosso universo. Em expansão e em velocidade acelerada. Tendencialmente infinita esta época, deixando um vazio enorme de títulos e dignidade, onde quem cuspiu para o ar, nem dignidade tem de aparecer (tínhamos muito que festejar Sr. Presidente?) e a matéria negra no universo FC Porto acumula-se às toneladas, sorvendo luz e matéria, leia-se portismo e vil metal.




Foi pago, com língua de palmo, como se diz na minha terra, todos os dislates, disparates e desventuras da SAD do FC Porto, com o seu presidente à cabeça.

É perceber que no campeonato damos graças a Deus do Estoril já não ter possibilidade matemática em chegar ao terceiro lugar e que a distância para os primeiros dois é ultrajante para os pergaminhos do FC Porto. Que nas competições a eliminar (as taças domésticas e a liga Europa), fomos sempre escorraçados, em jogos que tivemos vantagem numérica, que nunca foi inferior a 40 minutos de duração (!!!). Que nessas vantagens numéricas, de forma inexorável, afundamos sem qualquer explicação, ou concedendo golos ou nem conseguindo carregar sobre o adversário.

Superamos os limites da mediocridade e incompetência, que culmina numa fragilidade atroz, todo um processo de degradação e erosão que a SAD já se havia iniciado nas épocas anteriores.

A República Romana acha que Roma é eterna. Chama bárbaros aos povos que assaltam o seu território, que cobiçam o seu sucesso e aproveitam a sua soberba. Enquanto se divertem em guerras palacianas de poder, onde cada um luta por mais um áureo, convencidos que estão que a sua superioridade será suficiente para aplacar os bárbaros. As legiões são invencíveis, mesmo que tenham ganho a última batalha por milagre de Júpiter! E quando os bárbaros avançam, impreparados que estão para enfrentar e resistir, Roma sucumbe como um castelo de cartas.

Ontem fomos eliminados por um adversário em poupança, mas que sabia como nos ferir. Ficamos em vantagem numérica e nada soubemos fazer, ao contrário deles, sempre competentes e contando com a nossa desorientação.

Fomos a penaltis e por duas vezes tivemos vantagem, para logo a seguir a desperdiçar. No fim, levaram os despojos. Até nas entrevistas rápidas levamos baile, onde o jogador do adversário debitou a lição motivacional que lhes foi dada. Do nosso lado, nada. Nem revolta, nem incredulidade. Roma não perde para bárbaros.

Quanto ao jogo, e sendo muito rápido, entramos bem e desperdiçamos oportunidade atrás de oportunidade. Nem nisso fomos competentes. Com Jackson a perder golos de fazer corar qualquer infantil subnutrido da Colômbia.

Jorge Jesus percebe que está em Herrera a fonte do perigo e seca-nos a fonte. Pouco depois, o adversário fica reduzido a 10 e morde a língua. O FC Porto submerge no seu lodaçal de mediocridade e nem o intervalo nos traz à tona.

Até que Luís Castro mete Quintero na vez de Defour. O FC Porto dá mostras de melhoria. Jorge Jesus joga a sua última cartada. Retira um avançado e mete um médio. Com Markovic em campo, recuam e fecham.

Luís Castro queima as suas últimas substituições com pífias alterações homem por homem. Jamais ousou investir contra as linhas recuadas do adversário. Mudar de sistema? Mudar de atitude? Ousar? Investir? Um interino é um interino. Ainda dizia o presidente que haveríamos de festejar!

E lá ficamos nós, com dois centrais a marcarem um pedaço de ar, condenados a não ter superioridade numérica no meio campo, apesar de a termos no campo.







Acabam-se os 90 minutos, e se a vergonha já era imensa e crescia à velocidade da luz, nos penaltis, sobretudo o de Jackson, a vergonha é total.







Que se encha de vergonha quem planeou, dirigiu e ratificou esta temporada no FC Porto.



Análises Individuais:


Fabiano – Um espectador. Ainda nos deu vantagem nos penaltis. Logo a deitaram fora. É o melhor em campo. O único que não envergonhou o símbolo do FC Porto.

Danilo – Defensivamente não teve trabalho. No plano ofensivo, raramente combinou com o seu extremo.

Alex Sandro – Displicente, mas afoito no ataque. Nem isso a equipa aproveitou.

Mangala – Perdido, uma vez mais. Entradas loucas e pouca clareza na altura de defender.

Maicon – Um ou outro disparate, mas no geral fez uma boa exibição. O seu penalti falhado abriu as portas para o inferno.

Fernando – Já está em poupança nos últimos jogos. Quem ganha campeonatos, pouco se importa com taças, sobretudo na hora do adeus. Despede-se com o penalti cheio de medinho ao poste que abre a festa de outros no Dragão.

Defour – Nada. Não joga nada. Nem para a frente. Nem para trás. Nem no banco.

Herrera – É um jogador em estado primitivo. Tem potencial, mas também tem 24 anos. Quando arranca para a baliza contrária parece que perde peso e aprende a jogar futebol. Quando tem que jogar parado, perto da nossa área, fica pesado e os seus pés são tijolos. É um proto grande jogador. Bastou meter um polícia e desapareceu.

Varela – Dois lances numa primeira parte em que pouco deu. Na segunda, parecia que nem regressou do balneário. Saudades do chuveiro.

Quaresma – É o espelho da degradação do FC Porto. Primeiro, basta lembrar o que tem sido o mercado de inverno no FC Porto nas últimas épocas. Quaresma não foge ao paradigma. Segundo, já percebeu que para sobreviver por cá basta bater no peito, beijar o símbolo, mostrá-lo a adeptos e adversários. Juntam-se uns tiques de vedeta: ser rei da bola parada chutada para a VCI, campeão das más decisões em campo e jamais ser hipótese para ser substituído. Eis Quaresma, um problema sério, dentro em breve.

Jackson – Uma vergonha. Falhou golos feitos. E arranca um penalti que não lembra ao diabo. Uma vergonha.





Quintero – O director geral do FC Porto ousou, há algum tempo, afirmar publicamente que o FC Porto não se preocupa em formar, mas em ganhar. Eis Roma. O FC Porto já não forma na formação. Forma na equipa principal. Dantes, procurávamos talentos. Depois, talentos prematuros. Agora, talentos proveta. Talentos que nem em fase embrionária estão. Têm ainda que ser criados in vitro. Um suplente do Pescara é a esperança do Dragão. Talentos in vitro cada vez mais caros, mais onerosos e mais longe da maturação. Quintero não tem culpa alguma que, esta época, a proveta não ser competente, mas olhar para um menino que pouco fez no Pescara como solução, só revela a política desportiva levada a cabo por esta SAD.

Ghilas – Substituição de cartilha. Zero capacidade de raciocínio ou leitura de jogo. Sai Quaresma, entra Ghilas. Homem por homem. Três defesas atrás, com Alex Sandro ou Danilo a extremo?! Meter mais um médio, para ganhar superioridade no meio campo?! Nem pensar!

Ricardo – Entrou para lateral ofensivo, algo que Danilo também é. Entrou a cinco minutos do fim, como um milagreiro. Homem por homem. Zero de aproveitamento da superioridade numérica. Mediocridade. Vergonha total.





Ficha de jogo


FC Porto, 0 (3)Benfica, 0 (4)
Estádio do Dragão, no Porto.
Assistência 26.109 espectadores

FC Porto: Fabiano, Danilo (Ricardo, 79'), Maicon, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Defour (Quintero, 55'), Herrera, Quaresma (Ghilas, 71'), Varela e Jackson Martínez.
Treinador: Luís Castro.

Benfica: Oblak, André Almeida, Jardel, Steven Vitória, Siqueira, Rúben Amorim (Enzo Perez, 77'), André Gomes, Ivan Cavaleiro, Sulejmani, Lima (Garay, 36') e Cardozo (Markovic, 63').
Treinador: Jorge Jesus.

Árbitro: Marco Ferreira (AF Madeira).

Amarelos: André Almeida (81') e Danilo (78')
Vermelho directo Steven Vitória (31').

Grandes penalidades 0-1, por Siqueira; 1-1, por Quintero; 1-1, por Garay (atirou à trave); 1-1, por Jackson (por cima da trave); 1-2, por Jardel; 2-2, por Ghilas; 2-2, por André Gomes (Fabiano defendeu); 2-2, por Maicon (Oblak defendeu); 2-3, por Enzo Pérez; 3-3, por Varela; 3-4, por Ivan Cavaleiro; 3-4, por Fernando (Oblak defendeu).



Por: Bréogan

16 comentários:

Anónimo disse...

Devia ser obrigatório esta cronica ser lida pela administração do FCP e não só.

Era de a remeter para a Sad ?

Miguel24 disse...

Boas meu Caro, é a 1a vez que comento neste blog!
Achei a sua cronica brilhante e concordo praticamente com tudo..

Onde andam os Portistas todos indignados que diziam que o Luís Castro tinha de continuar, que era fundamental que ele continuasse, onde andam esses portistas? Eu bem sei que o LC não é o principal culpado por estas sucessivas humilhações, mas jamais pode continuar como treinador do nosso Porto na próxima época, simplesmente não tem nível para isso!

O principal culpado por esta época se não quiser perder o meu enorme respeito que tenho por ele espero que no final da época tenha a dignidade de vir dar uma entrevista para explicar aos sócios e simpatizantes do Porto o que correu mal e tranquilizar nos acerca da próxima época!

Para finalizar o nosso Toze ontem chegou aos 20 golos!! no Porto B e nem 1 minuto deram ao rapaz na equipa principal este ano, o LC espero que tenha a decência de dar oportunidades aos nossos jovens nestes jogos que faltam.

Um Abraço

Anónimo disse...

Um médio como o Tozé dava um jeitaço para esta época. Mas não, jogadores que sentem o clube? Não queremos, só mexicanos e afins.

Familia Quintans Guimarães disse...

Caros amigos, no meu ponto de vista, as guerras pela "hipotética" sucessão de PC estão a arruinar o espírito dragão. Não se vê garra, não se vê raiva, não se vê ninguém a dar um murro na mesa e arrumar a casa. Eu não mando, mas já vesti aquela camisola, não no futebol, mas noutra modalidade, mas era no tempo em que aparecer com um corte de cabelo tipo o brinca na areia do Kelvin era meio caminho andado para ir a pé para casa e de cabeça rapada. É uma vergonha aquela equipa, aqueles jogadores, aquela direcção. Eu questiono, já agora, o que é que o Fernando Gomes foi fazer para a SAD? Já não mama que chegue a conta dos contribuintes que ainda tem que ir para ali mamar? Jogadores como o Jackson, Defour e outros, mal dessem uma entrevista e dizer que gostavam de jogar aqui ou ali, era certinho, recebiam o seu ordenado mas apenas treinavam e na equipa "B". Vão gozar com o C...., já ninguém sente o clube como antes. Só pensam e acham que o FCP é um trampolim para um grande europeu.
Mas quem sou eu para aqui reclamar, eu só pedia duas coisas, uma era o PC apresentar a sua demissão e se recandidatar e ai se via se os adeptos ainda estão do lado dele, a segunda era contratar jogadores por objectivos e com um claro sentido de respeito, ou andavam na linha e dentro de campo ate a relva comiam, ou então eram corridos dali para fora.
Espero que esta miséria de época, sirva de exemplo e tão cedo não caia no esquecimento de todos aqueles que amam este clube como eu

parte-tudo disse...

Movimento Antonio Oliveira Presidente

parte-tudo disse...

Movimento Antonio Oliveira Presidente

Anónimo disse...

o problema do nosso porto, está em dois senhores Antero HENRIQUES E O Filho do nosso presidente.. os abutres começam a rondar.. quando á critica do Quaresma, não concordo ele tem sido dos poucos a dar tudo pelo FCP.. pena não ter uma equipa para o ajudar..

Espertinho disse...

Excelente visão da tristeza que vimos ontem (e ao longo da época). Concordo e subscrevo tudo o que aqui foi dito e acrescento dizendo que amar o Fc Porto não nos isenta de criticar quando não vemos a luz ao fundo do túnel, pois só pretendemos melhorar e não destruir. Isto, para aqueles que dizem que não se deve criticar...

Anónimo disse...

Movimento Antonio Oliveira????!!!!

Aquele que deixa o Rui Santos e outros do programa onde é residente dizer tudo e mais alguma coisa sobre o FCP????

Primeiro tem de ganhar coragem e depois saber mais sobre a historia do FCP.

Além disso o FCP tem Presidente como vai mostrar e merece MUITO RESPEITO.

Anónimo disse...

António Oliveira no FC Porto nem como roupeiro. Não obrigado, quanto mais longe melhor!

Anónimo disse...

amigos, calma
ista vai passar, pois começa a faltar dinheiro... (consta que já há ordenados em atraso)
Sem dinheiro o nosso PC vai voltar-se para jogadores portugueses que não dão comissões!!! , mas sabem o que é o FCPORTO.
Volta Rolando, Bruno Alves, Castro e Vieirinha. Chamem o Tó-Zé, mais dois ou três da equipa B, e mantenham: - Fabiano, Maicon, Herrera, Quintero, Josué, Reyes e Ricardo (e MANDEM O RESTO EMBORA, JÁ!) - comprem SÓ o que for necessário.
- E Agora outra coisa mto importante contratem um TREINADOR e deixem-se de aventureirismos, chega de Vilas-Boas, Vit Fonsecas, Paulos ferreiras, Marcos Silvas e outros aprendizes. Ou então a arriscar contratem um Homem da Casa - Nuno Esp. santo, Jorge Costa ou Pedro Emanuel. A minha opção era Jardim ou estrangeiro, rigoroso com conhecimentos acumulados e de prestigio internacional. obrigado

Unknown disse...

Não há ordenados em atraso nenhuns, essas tretas surgem sempre que algo corre mal.

Anónimo disse...

O FCP vai a Lisboa e sofre dois golos tendo mais um jogador em campo, conclusão: o FCP tem de defender mais!
O FCP joga no Dragão e não sofre golos tendo mais um jogador em campo, conclusão: o FCP tem de defender menos!
Afinal em que é que ficamos? É para ter cautelas defensivas ou não é para ter cautelas defensivas? Temos de optar! Não dá para ter "sol na eira e chuva no nabal"! O Mister Luís Castro fez a sua opção e eu acho que essa opção foi sensata e equilibrada!

Anónimo disse...

E há portistas (?) que dão sempre difusão a esses boatos dos ordenados em atraso, sabe-se lá porquê.

Há portistas que "dados" para a 2ªcircular não se perdia grande coisa.

Anónimo disse...

Este portista que fala em "ordenados em atraso" chama-se Carlos Vaz e é tão portista como muitos de vós. e preocupa-o tanto a situação do nosso clube como os outros.
Agora digo isto porque é voz corrente entre alguns sócios e adeptos que acompanham de perto o clube e a SAD. - Mais pensem nisto:, 1 - Porque tivemos que vender (depressa e mal) o Otamendi?
2 - Porque saiu o Jogador com o ordenado mais alto (Lucho)?
3 - porque saiu o Adelino Caldeira, que era só o responsavel financeiro?
4 - Porque não se contratou um treinador para o futuro e optou-se por um "interino"... mais barato?

»Criticar não é gostar menos do porto. É tentar ajudar com todos a arranjar uma saida desta má época.

E mandem para a segunda circular Pedro Henriques e Cª....Lda.

Obrigado

Anónimo disse...

Não se dá corpo a uma informação dessas sem 100% de certezas e seria sempre um assunto que nunca deveria vir para a NET,

Mas acredito não ser verdade.

Aliás sempre que existem maus resultados há sempre quem se preste a esse papel.

Mau serviço prestado ao clube.

>