sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Para quando de novo o nosso Zénite do sucesso?

Zénite

Passou meio ano,estávamos no zénite do sucesso, embriagados com tanta vitória e com uma ilusão do tamanho do mundo, tínhamos a certeza de ter um treinador competentíssimo, ambicioso e com amor ao clube que nos dava garantias de espremer todo o talento dos jogadores, julgávamos ter aí uns 10 jogadores que valiam de 15 milhões para cima.

Tínhamos uma SAD brilhante que para além de transformar jogadores desconhecidos em ouro agora também tinha o toque de midas para descobrir onde estavam os génios da táctica.

Se havia mais “Specials One” por descobrir já se sabe quem os encontraria, NÓS, éramos considerados como sendo a 3ª melhor equipa da Europa só atrás dos colossos espanhóis.  



Hoje, meio ano volvido, acabamos de ser eliminados às mãos do Zenit, a frustração é grande porque sentimos e vimos que éramos melhores que eles. Como quando um sujeito de seu nome Manuel Neuer resolveu fazer a melhor exibição de um Guarda-Redes no estádio do Dragão.

Só que este ano a frustração é diferente porque o percurso não é ascensional.
Há meio ano atrás éramos equipa de meia-final de Champions.
Hoje, pasmem-se, cabe-nos defender o prestígio que tínhamos há meio ano na Liga Europa.

O que mudou em meio ano? Passamos do zénite da alegria para a depressão pós-Zenit.
O grande obreiro do zénite foi-se. 
Recebi uma oferta que senti que tinha que aproveitar, foram as suas palavras.
Não há amor que resista a propostas indecentes como vimos no filme protagonizado por Robert Redford/Demi Moore.

A bola ficou do lado da Estrutura. Da SAD. O que fazer com este filho órfão nas mãos?
A ideia inicial era a de voltar a transformar o inesquecível em repetível.
Depois da fuga de André Viilas Boas a ideia manteve-se até porque, segundo palavras do Presidente Pinto da Costa, “eu via quem dava os treinos”.
Assim manteve-se o plano com o pormenor de na cadeira de sonho ser substituído o Portista 15 milhões pelo Portista 18 milhões.
Só não se segurou quem não era segurável.
A cláusula do Falcao era batível como se provou ao sair por 30 milhões (os 40 que se falam são sem as milionárias comissões).
À excepção da posição 9 o plantel era melhor. Mais e melhores opções com Djalma, Defour, Mangala, Alex Sandro.

O que falhou?


Quem mais falhou foi a SAD. Pela enésima vez sobreavaliou a sua importância nos sucessos do clube e subvalorizou o carácter decisivo do gestor dos homens que fazem funcionar a máquina. Os jogadores.
A seguir temos Vítor Pereira que já provou que não é treinador para manter o Porto no nível que herdou. E como este Maomé não vai à montanha o que está a acontecer é que é a Montanha que se está a adaptar ao nível de Maomé.
O Porto está a descer passo a passo de nível futebolístico até que se instale num patamar confortável para a qualidade de quem o dirige do banco.
Os jogadores apercebem-se dessa transformação e como todos os humanos não se sentem muito motivados em fazer parte duma regressão.
A SAD vê tudo isso e por cada dia que não age complica a decisão do dia seguinte.
Porque agir no dia seguinte implica a confissão de 2 erros: o da escolha inicial e o de não o ter corrigido no dia anterior quando o erro já era visível.
É uma inacção que gera inacção principalmente para quem se acha infalível ou tem pânico de confessar um erro publicamente.

Descritos os erros do pós-Zénite importa encarar o próximo semestre do Pós-Zenit.

O que fazer?

1 – Mudar de treinador na paragem natalícia
2 – Emagrecer o plantel em número, egos e salários.

Objectivos:

Motivar, motivar, motivar.
Motivar os sócios e adeptos que precisam de acreditar que não é o Porto que se tem que adaptar à qualidade do treinador/jogadores escolhidos e sim o contrario.
É o Porto, representado pela Estrutura, que define o nível em que quer estar e jogadores e treinador é que têm que demonstrar se estão ou não à altura.
Se não sobem o Porto não desce para os apanhar.

Motivar os jogadores que permanecem num grupo mais reduzido com mais possibilidades de utilização/valorização nas 3 provas que sobram.
Este ano os jogos da Taça da Liga de Janeiro devem ser encarados com dois objectivos: rotinar um onze e ressuscitar a dinâmica de vitória.
Dar minutos aos menos utilizados em Janeiro é não perceber que este ano, ao contrário de outros, já desbaratamos 4 meses na formação duma equipa.

Motivar um treinador desligado do passado recente e que verá a conquista duma Liga Europa/Campeonato como uma vitória pessoal de alguém que inverteu a lógica de declínio do ultimo semestre.

A época 2011/2012 não está perdida. Por incrível que pareça ainda podemos ser felizes.

Basta querer.



Por: Walter Casagrande

12 comentários:

bibota disse...

Leitura correcta do passado, presente e futuro do FCP.

Como também já tinha afirmado, cada dia que passa com VP a treinador é dar bonus aos nossos rivais.

A sad? Essa assobia para o ar.

Como assobia para o ar, não acredito que o mande embora depois do beira-mar e maritimo.

Ano zero.

Anónimo disse...

A crónica é boa mas peca por não ir ao cerne da questão nas propostas para o próximo semestre.

Substituir o treinador. Ok. Mas por quem?
Emagrecer o plantel. Ok. Quais jogadores?

Joao Goncalves disse...

Neste momento discordo em absoluto da troca de treinador( e eu sou dos que mais reclamou para ele ser despedido na nossa fase mais sombria) ... a equipa atingiu um nível elevadíssimo nos últimos 3 jogos e se os próximos 2 jogos de Dezembro mantermos o nível exibicional, então temos equipa para limpar as 3 provas que estamos a disputar.

Agora se houver quebra, então aì sim, o VP tem de ir embora, e para mim, melhor opção, seria o Rijkaard.

Se é a equipa que se está a adaptar a "maomé", não vejo nada e mal nisso, desde que, como nestes últimos 3 jogos demonstramos, quando jogamos nós é que mandamos no jogo, seja mais à frente, ou mais atrás, como actualmente o fazemos.

Em relação ao emagrecimento do plantel, parece-me óbvio que o temos demasiado grande desde o ínicio, o que nunca é bom para a moral dos jogadores.

Deveriam sair Fucile ou Sapunaru(1 deles), Guarin(se bem vendido), Walter (emprestado), Varela, C. Rodriguez.

Contratar o R. Alvarez(que é fantástico e não joga no Inter e assim derivar o James mais para o centro) e o Eder.

Ficariamos com:
GR: Helton, Bracali, Kadu
DD: Danilo, Fucile/Sapunaru
DC: Maicon, Otamendi, Rolando, Mangala
DE: Alvaro, Alex SAndro
DMC: Souza, Fernando
MC: Moutinho, Bellushi, Defour, Jámes, (Danilo)
Alas: Hulk, Iturbe, Djalma, Alvarez (ou Atsu)
PL: Kleber e Eder (e Hulk)

Com este plantel já potenciávamos mais o aparecimento de Iturbe e Danilo, e também é preciso apostar mais no Alex Sandro.

Ainda tínhamos o proveito de ter o Jámes a 10, sendo preciso ensina-lo a defender mais atrás para isso.

Saiam 5 e entravam 3 e estavamos entendidos.

Se fosse caso disso, ainda poderíamos emprestar o Souza, já que o Danilo e mesmo o Moutinho podem fazer a posição mais atrasada com mais competência que o Souza.

http://fcpsempredragao.blogspot.com/

Anónimo disse...

Parabens pelo texto. Que treinador escolherias (parece que falta guita para isso)? E jogadores quem mandavas embora? Eu despachava sem pensar duas vezes varela e cebola (lancar iturbe).
Vendia alvaro pereira (a venda mais produtiva), e se boas propostas houvessem um de Guarin/belluschi(pedir mais pelo colombiano) e a partirde 12M vendia o Otamendi! Trazia um grande central. Para poupar trazia Miguel Lopes (Fucile faz a esquerda), coitado do rapaz nao merece o que lhe estao a fazer, pena e que nao da comissoes! Avancado apesar de tudo creio q nao e tao urgente, Kleber com a equipa a jogar bem vai brilhar. Se quiserem mais alguem para o meio campo tragam o Castro!
Esperar que o fernando nao se lesione pq o Souza basta para suplente e jogar em jogos faceis, senao vai ser complicado
Nao esquecer que vem danilo! Ou seja Guarin devia mesmo sair, ou entao o sapunaru se o danilo vier para lateral

Trafulha disse...

A base de tudo está no treinador, não tem voz, não tem liderança, acaba por nem ter postura, hoje a CI é de uma tolice que não tem conta, que mensagem consegue passar para os jogadores ouvindo estes o que ele diz?

Como se consegue motivar assim alguém? Depois de uma eliminação vergonhosa transforma isso numa conquista? mas o Homem é maluco??? É que é completamente descabido de sentido tudo que ele diz para as CI, infelizmente temos um treinador que é o orgulho dos benfiquistas!!!

Anónimo disse...

Força vitor Pereira.

Contra tudo e contra todos.

dragao vila pouca disse...

OK, está resolvido. Grande lição deram vocês à SAD. Não há dúvidas, Pinto da Costa à vossa beira, é um aprendiz.

Abraço

Rabah Madjer disse...

Caro Dragão Vila Pouca, a nossa intenção não passa por resolver, mas fazer uma critica construtiva apresentando a nossa opinião e visão com o nosso ponto de vista.

Obviamente que ao lado do Nosso Presidente somos deveras pequeninos até no saber, não pretendemos contestar isso nem ser mais papistas que o papa, mas sim expor as nossas ideias e contribuir para um debate saudável.

Aproveitamos por o questionar na sua opinião quais as soluções ou motivos para a perda precoce de duas competições onde estávamos inseridos?

Casagrande disse...

Tentando responder às deficiências apontadas no texto:

Qual treinador? Não sei. Se quando se processaram as saídas de Octavio e Ivic havia um substituto perfilado aqui não acontece o mesmo.
Estou na fase "não sei por onde vou só sei que não quero ir por aí"

Não quero que se mantenha a suprema exigência que nos leva a puxar pelos galões da conquista da entrada na Liga Europa coisa que o Shakthar não teve possibilidade.

Jogadores a sair?

Depende de propostas. O primeiro deveria ser Alvaro Pereira mantendo-se a falada proposta do Chelsea na casa dos 20 milhões.
Há um substituto caro no banco com qualidade e que precisa de espaço para a provar.
Temos também alas a mais. Fala-se duma proposta russa pelo Varela que julgo que deveria ser aproveitada. Aqui o raciocinio não é vender maças podres mas dar espaço a valores emergentes no plantel (Djalma / Iturbe).

A partir daqui o emagrecimento pode continuar dentro do contexto de estarmos a meio duma época e de jogadores como Hulk, Moutinho, Fernando serem intocáveis.

Daí discordar de Joao Gonçalves. Não me parece prioritario contratar Eder ou Ricky Alvarez quando temos tido dificuldades em encaixar jogadores do actual plantel de qualidade superior(Kleber/James).
Só depois de afinar a máquina com o que temos é que me parece pertinente pensar em melhorias.

Respondendo a uma questão colocada por um anónimo digo mesmo que não escolheria ninguém para reforçar o plantel.

Se sair Alvaro Pereira poderíamos desviar Fucile e inserir Miguel Lopes.
Se saissem Varela e Cristian Rodriguez teríamos espaço para Djalma e Iturbe e poderíamos resgatar Atsu.
Trabalhar com o que temos que é muito bom.
No final da época ponderar-se-iam novas contratações.

No que toca ao comentário carregado de ironia do dragao vila pouca importa esclarecer o seguinte:

O que aqui está escrito não é pretensioso nem pretende passar atestados de incompetência a quem nos dirige sabiamente ao longo das ultimas décadas.
Isso não está em discussão.

Aliás o que referi nesta crónica não me parece ser muito diferente do que o Dragao Vila Pouca pretende fazer no seu blogue:
Eu também tenho confiança que se encararmos os 2 jogos que faltam até à pausa natalicia com o mesmo espirito do jogo com o Zenit serão conquistadas 2 vitórias.

Apenas resolvi não esperar por esses 2 jogos para dizer o que penso e o que deve ser corrigido.
Se as suas opiniões não têm como objectivo dar lições à SAD julgo que seria curial não catalogar as dos outros dessa maneira.

Cumprimentos a todos os que colocaram questões/criticas ao que aqui foi escrito.

Anónimo disse...

Na minha ótica o principal problema deste ano no do FCP é que estava habituado, e bem, a ganhar tudo como aconteceu na época anterior, e a partir daqui qualquer situação menos conseguida é logo sinónimo de um período de crise.
Há que lembrar que o Porto ainda vai na frente do campeonato, e apesar de ter sido eliminado da Taça e da Liga dos Campeões, ainda pode tirar daí alguns proveitos financeiros, mesmo que de menor escala financeira na Liga Europa.
Temos também que pensar e estarmos preparados para épocas menos conseguidas, pois não jogamos sozinhos nem temos neste momento uma equipa que faça a diferênça como acontecia em épocas anteriores, em que os nossos mais diretos adversários estavam a léguas de distância.
Não também esquecer que os próprios colossos de Manchester foram também eliminados da Liga dos Campeões, e se compararmos os orçamentos tudo será mais fácil de justificar.
Contudo, como portista, não me posso submeter a mínimos desportivos, antes pelo contrário quero sempre mais e melhor, e é nesse propósito que espero no defeso algumas alterações que já tive aqui oportunidade de as enunciar, que passam pela venda de alguns jogadores menos utilizados e que poderão ajudar a minimizar os custos de um novo ponta de lança, não colocando de parte qualquer bom negócio para equilibrar as contas.
Natachas.
Cumprs.

António Martins disse...

Não vejo a questão dos jogadores como fulcral para melhorar o desempenho. Há 5 meses atrás eram todos muito bons e todos sabiam o que fazer dentro do campo e jogavam que dava gosto ver. Agora não jogam bem? Desaprenderam? Não me parece.

Mudar de treinador é o que a equipa precisa. Optava por um que não tivesse qualquer ligação com este plantel e que fosse um nome consagrado. Caro? Deverá ser. Mas quanto se está a perder na desvalorização da equipa com um treinador supostamente barato? Um bom maestro não vai valorizar, com a sua sabedoria, os seus músicos? Para um clube que gasta 24 milhões com dois laterais sub-20 o que é um treinador caro? Na minha opinião Vitor Pereira é carissimo.
Mas não digo mais nada que o amigo Dragão Vila Pouca pode ficar zangado. já agora uma seugestão: porque não Dragão Visão Pouca?

António Martins disse...

E quanto ás crónicas do amigo Walter Casagrande... continue. Têm sido excelentes. Já estou há espera da próxima.

>