sábado, 31 de maio de 2014

Equipa B - Balanço do ano, destaques e um olhar para o futuro

#FCPorto #FCPortoB #SegundaLiga 







Depois de uma temporada muito abaixo das expectativas com Rui Gomes no papel principal, Luis Castro assumiu este ano o comando da equipa B. 







As melhorias foram evidentes na classificação (de um 14º lugar para um 2º), mas também na qualidade do jogo colectivo e na evolução dos valores individuais da equipa.

No entanto, o caminho não foi só rosas e a equipa passou por 3 fases distintas durante a época:

 - Uma primeira fase em que foi um porto para vários jogadores da equipa principal. Herrera, Carlos Eduardo, Reys e Ricardo fizeram aparições frequentes. Ghilas, Quintero e Kelvin jogaram pontualmente. Toda esta rotação e obrigação de titularidade por parte destes jogadores dificultou o trabalho de Luis Castro em formar um conjunto coeso na equipa secundária. No entanto, vários destes jogadores aparecem mais tarde na equipa principal com outro ritmo e outra confiança.

- Uma segunda fase em que Luis Castro começou por fim a conseguir alguma estabilidade na equipa. No entanto, com um meio campo demasiado operário e um ataque sem dinâmica e criatividade. Mikel, Pedro Moreira e Leandro (ou Tomás) formavam um meio campo de betão. A ligação ao ataque não existia e Kleber era um homem só na frente, com Tozé demasiado marcado na ala.

- Uma terceira fase, de longe a melhor, quando a equipa consegue encaixar as características dos seus jogadores numa táctica tão velha como eficaz: o seu 4-3-3, que muitas vezes se transformou num 4-2-1-3. Mikel afirmou-se como o Polvo da segunda liga, Pedro Moreira como escudeiro fiel fundamental nos equilíbrios da equipa e Tozé finalmente conseguiu a liberdade para servir dois extremos bem abertos: Kayembe e Ivo. A mudança de ponta de lança também foi essencial visto que Gonçalo Paciência acrescentou mobilidade e dinâmica.

A chegada de Luis Ghilherme foi pacífica até porque a "tenda" já estava montada.

Colectivamente a história conta-se assim, mas individualmente pudemos ver confirmações e promessas para mais tarde confirmar:

Confirmações:

- Tozé, a partir da ala ou no meio, foi sempre um quebra cabeças para as defesas adversárias. Acabou o campeonato com 21 golos e um número respeitável de assistências. Alia um estilo guerreiro a uma capacidade técnica acima da média.

- Pedro Moreira, um relógio suiço. Essencial nos equilíbrios da equipa. Não tem medo de sujar o equipamento, mas é acima de tudo um jogador de classe.

- Mikel, que evolução! Começou intermitente como a equipa, recuou para central e essa mudança transformou-o para melhor. Quando voltou à sua posição parecia outro. Conseguiu ser menos agressivo e mais eficaz. Um mini-polvo.

- Gonçalo Paciência, chegou, viu e venceu. A sua qualidade é de tal forma evidente que não é possível negar. Visão de jogo fantástica, técnica fantástica e potência. Melhorou na finalização, mas ainda pode melhorar mais nesse capítulo.

- Victor Garcia, começou a época de forma fulgurante, sendo na primeira metade da época um dos melhores da equipa. Sempre num vai-vem constante. Na segunda metade baixou os indíces físicos, mas sem nunca comprometer a equipa. É acima de tudo um jogador muito competitivo. 

Promessas:

- Ivo, começou cedo a espreitar e acabou mesmo por se afirmar como titular na equipa. É um jogador tecnicamente muito dotado, com muita finta. Sendo ainda junior, conseguiu ser uma das chaves da época.

- Kayembe, mais um jogador que subiu a pulso. Começou como suplente muito pouco utilizado, mas rapidamente se tornou indiscutível. Alia a força e a potência a uma força de vontade que contagia quem o vê jogar. Precisa de melhorar as situações de definição.

- Rafa, entrou na equipa com a lesão de Quino e cumpriu, mostrando argumentos ao nível técnico. Saiu da equipa quando Quino recuperou. Porquê?

- Kadu, é sempre complicado avaliar um guarda redes tão novo. Kadu teve pontos altos e baixos na época, mas as suas características são raras. Muito ágil, quase elástico. No seu 1º ano de profissional conseguiu fazer uma época positiva. Terá de melhorar as saídas da baliza.

Estas foram as figuras de proa na época, embora jogadores como Leandro e Quinones tenham tido um papel importante em termos de aparições no onze. Zé António continuou a ser um esteio de bons costumes. Fred voltou, após um calvário de lesões, a justificar a aposta do clube e Tiago Ferreira melhorou no decorrer da época.

Futuro da equipa B:

Por esta altura são já conhecidas algumas mudanças para a próxima época. Tozé, Mikel, Kayembe, Gonçalo e Victor Garcia devem fazer a pré temporada com a equipa principal. Depois veremos se ficam na equipa principal ou se continuam a evoluir noutras paragens.

Pedro Moreira também deve sair, com muita pena minha não para a equipa principal.

Kleber, Quinones, Stefanovic e Tiago Ferreira acabam um ciclo na B e também não deverão ficar. Bruno Silva e Caio, foram fantasmas na época da B e seria surpreendente se continuassem.

No próximo ano, é expectável que jogadores como Ivo, Rafa, Fred, Leandro, Pavlovski e André Silva procurem afirmar-se de vez. Mikel, Victor Garcia e Kayembe poderão ser opções até pela idade jovem.

Em termos de reforços, dá-se como certo o central chileno Lichnovsky e o médio criativo Pité. A seu tempo terão oportunidade de mostrar o seu valor. Da equipa junior apenas os médios Graça e Francisco Ramos e o avançado Jonathan estão confirmados na equipa B.

Sejam muitas ou poucas as mexidas, Luis Castro regressa para comandar mais uma vez o barco.

Da minha parte desejo apenas que a equipa B possa ser melhor aproveitada no decorrer da época, de forma a podermos ter um plantel principal mais curto, mas com mais qualidade. Apesar da época de sucesso da equipa B, o sucesso real desta equipa está na colocação e aproveitamento destes jogadores na equipa principal.

E aí o trabalho não pareceu ser aproveitado da melhor forma. 


Por: Prodígio

4 comentários:

Anónimo disse...

Esta frase de Lincoln está genial: " Não é possivél enganar todos, durante todo tempo!" A verdade virá ao tono e este ano além de ser o maior desatre no futebol sénior, também não ganhamos porcaria nenhuma em qualquer das categorias jovens e nas modalidades tirando o crónico Andebol....nada mais! Por isso será impossivél enganar todos todo tempo... Já não era sem tempo.. O povo não dorme e em breve vão acordar... Haja coragem para dizer bem alto: Basta de enganar todos todo tempo! Esta gente está lá a mais... Sei que muitos estão controlados e "atarrachados" para não falar, publicar, dizer ou comentar... Mas o resultado desportivo diz tudo: pior era impossivél! Claro que já sei que vão falar no histórico das nossas brilhantes conquistas dos ultimos 30 anos, mas isso já cheira a discurso dos mouros, que viviam das conquistas passadas. O dia de ontém, é tanto passado como o de á um mês, um ano, dez, vinte ou trinta. Viver do passado? Viver do histórico? O histórico é que este ano foi um desastre total a todos os niveis e o presente não se mostra melhor. Dai: Não se pode enganar todos, durante todo o tempo! O Povo não dorme... Mesmo que o queiram adormecer! Mete nojo ver certas figuras a viver á custa do nosso clube quando nem portistas são. Para quando a máquina de "Propaganda" irá parar de promover quem se aproveita do clube para ganhar milhões? Atiram areia para os olhos de todos nós, mas infelizmente o resultado desportivo desta vez não deu para branquiar as "jogadas" e vai dai a oportunidade da frase! Vão ser vitimas da sua própria avidez, e gula... Vão ser corridos infelizmente, não por serem apanhados, mas sim por serem incompetentes. Os tempos que ai vêm são dificeis, mas tem a parte boa e positiva: vão ser corridos aqueles que pensavam poder enganar todos , todo tempo! Francisco Holstein

Anónimo disse...

Lichnovsky e Pité são dois craques, conheço-os bem e são duas boas contratações. E atenção ao Pavlovski que é um jogador com muito talento, esta época pouco jogou mas se continuar no FC Porto tenho a certeza que vai mostrar coisas muito boas.

Anónimo disse...

Não tocando muito no assunto da formação, em si, concordo com o anónimo "Francisco Holstein".

Sobre a crónica, fala da equipa B como se fosse uma equipa independente, se pudéssemos avaliá-la assim, diria que a crónica está adequada, mas como acho que as equipas B não são independentes, são uma ponte entre juniores e principal, acho que a razão da existência de uma equipa B, pelo 2 ano consecutio, falhou, redondamente.

Anónimo disse...

Há gente muito jovem com muito talento para ser trabalhada e ter muitas oportunidades:
ANDRE SILVA,RAFA, IVO, Tomas, Ramos, Pavlovski, Caballero, Kayembe, o nigeriano Júnior,Graça etc.
E o Ruben Neves devia ir fazendo um jogo ou outro pela B.
E venha de lá o jovem Pité.
Temos feito algum trabalho válido nas camadas jovens mas é preciso melhorar sobretudo o scouting.

E aque técnico responsável tenha talento para potencial esta jovem gente.

>