quinta-feira, 1 de outubro de 2015

5ª vitória consecutiva para a 2ª liga


Depois da vitória na sexta-feira face ao Shalke 04 para a International Cup U21, o FCPorto B voltou a vencer, desta feita a contar para a 9ª jornada do campeonato da 2ª liga.

O resultado caseiro foram uns expressivos 4-0 frente ao Varzim.

No onze portista, vários regressos e algumas novidades. Raul Gudino voltou à baliza. Victor Garcia, Chidozie, Maurício e Rafa formaram a defesa. No meio campo voltaram os 3 jogadores mais utilizados... Omar Govea, Francisco Ramos e Graça. No ataque Ismael e Gleison apoiaram a estreia a titular do jovem ponta de lança colombiano Leonardo Ruiz.

Mas vamos ao jogo jogado. Este foi certamente o jogo mais fácil para a equipa B portista até agora. O Varzim apresentou-se sem ideias, sem agressividade e sem ambição. Uma equipa extremamente passiva e frágil que nunca incomodou o Porto.

Os jogadores portistas agradeceram a gentileza e puderam, sem a necessidade de acelerar muito, mostrar toda a sua capacidade técnica. As jogadas de perigo surgiam com bastante naturalidade na área do Varzim e do outro lado a defesa portista não tinha qualquer trabalho.

Com tanto espaço e tempo para decidir, houve até algum deslumbramento em várias jogadas, mas ao minuto 24, o endiabrado Ismael Diaz flecte da esquerda para o meio e marca um bom golo. Ismael foi de facto uma das figuras da partida, utilizando o espaço dado para exibir as suas arrancadas em velocidade.

Também em bom plano esteve o criativo Graça que conseguiu quase sempre decidir bem o último passe. 

O jogo chegou ao intervalo e ficava a ideia que a passividade do Varzim podia ser explorada de forma muito mais eficaz e foi isso que aconteceu na segunda parte...

Percebendo que o Varzim não queria nada com a baliza de Gudino, os médios mais defensivos e os laterais portistas começaram a ficar bem mais atrevidos. Francisco Ramos e Omar Govea subiram mais no terreno, Victor Garcia investia fortemente pelo lado direito, mas era do lado esquerdo que estava o prémio. Rafa não estava para conversas e marcou mesmo aos 49 minutos num belo remate.

Mas o jovem lateral esquerdo não estava ainda contente e aos 57 minutos, aproveita uma grande investida de Victor Garcia e o toque de Ismael para bisar.

O FCPorto fazia o que queria e chegou ainda ao 4º golo por outro esquerdino, Pité, que entretanto havia entrado. O grande passe de Francisco Ramos foi essencial.

Ainda de notar a boa entrada em jogo de Sérgio Ribeiro, que se redimiu da má exibição contra o Shalke 04.

Um jogo sem grande história, mas vitórias são vitórias e com esta a equipa de Luis Castro mantém a liderança da 2ª liga.


Análise individual: 

Gudino: Um mero espectador.

Victor Garcia: Tímido na 1ª parte. Mas a 2ª parte foi de grande nível com inúmeras arrancadas. Uma das quais é essencial no 3º golo.

Chidozie: Sem trabalho, mas com um passe errado em zona proibida.

Maurício: Bem sempre que chamado.

Rafa: 2 golos e muito apoio ao ataque. Na defesa não teve trabalho.

Omar: Eficaz como sempre a dar segurança à equipa.

Francisco Ramos: Algo apagado na 1ª parte. Subiu de produção na 2ª e faz um grande passe para o 4º golo.

Graça: Dos melhores na 1ª parte, sempre bem a encontrar espaços. Acabou bastante fatigado.

Gleison: Lutou muito, mas esteve menos inspirado que o habitual. Ainda assim fez um bom jogo.

Ismael Diaz: Melhor em campo. Arrancadas vertiginosas deixaram os jogadores do Varzim pregados ao chão. Esteve endiabrado. É um jogador que com espaço para arrancar não perdoa. Uma pérola para polir.

Leonardo Ruiz: Uma sombra. Sempre escondido do jogo, nunca foi capaz de aproveitar a avalanche atacante da equipa para aparecer.


Tomás: Entrou para o lugar de Omar e esteve bem. Um bom passe a descobrir Sérgio Ribeiro.

Sérgio Ribeiro: Uma entrada energética em campo. Ia marcando de livre.

Pité: Está com o pé quente. Mais um golo... e vão 4!



FICHA DE JOGO

 FC PORTO B-VARZIM, 4-0
Segunda Liga, 9.ª jornada

30 de Setembro de 2015
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Bruno Rebocho (Évora)
Assistentes: Nuno Croino e Duarte Silva
Quarto árbitro: Luís Catita

FC PORTO B: Raúl Gudiño; Víctor García, Chidozie, Maurício e Rafa; Omar Govea, Francisco Ramos (cap.) e Graça; Gleison, Leonardo Ruiz e Ismael
Substituições: Omar Govea por Tomás Podstawski (58m), Graça por Sérgio Ribeiro (66m) e Ismael por Pité (73m)
Não utilizados: João Costa, Rui Moreira, Cláudio e Verdasca
Treinador: Luís Castro

VARZIM: Pedro Soares; João Paulo, Sandro (cap.), Abel e Raúl; Pedro Sá, Nélson Agra e Rodrigo Dantas; Stanley, Diego Mourão e Hernâni
Substituições: Rodrigo Dantas por Adilson (46m), João Paulo por Rui Coentrão (69m) e Stanley por Sérgio Organista (72m)
Não utilizados: Ricardo, Vítor Hugo, Elísio e Bruno Moraes
Treinador: Quim Berto

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Ismael (24m), Rafa (49m e 57m) e Pité (83m)
Disciplina: cartão amarelo a Omar Govea (27m), João Paulo (67m), Raúl (75m), Diogo Mourão (79m), Pedro Sá (80m) e Maurício (90+3m)


Por: Prodigio

Sem comentários:

>