Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Algumas notas de rodapé sobre o atual plantel do FCP.


Tendo em conta que está bem próximo o período de abertura de transferências, entendi por bem, sugerir e colocar também à colação dos leitores do blog, alguns considerandos e possibilidades para alteração ou renovação do plantel do FCP a saber:

1-  Apesar de neste momento não ter grande valor de mercado, devido ao curto tempo de validade do seu contrato actual, Christian Rodriguez apesar do golo marcado no último jogo, por ser um jogador muito caro e sem lugar na equipa, seria quanto a mim o primeiro a sair para diminuir custos e abrir um lugar a um novo talento.



2-  Atsu, que está emprestado ao Rio Ave pode muito bem ocupar o lugar, pois entendo que temos ali um diamante fabricado em casa própria, e que só faltará lapidar algumas arestas para explodir como uma referência no plantel futuro do FCP, e Iturbe também pode ser lançado a partir de Janeiro, já com mais algum ritmo de jogo e melhor integração no sistema de jogo a que não estava habituado.

3-  Na linha avançada a utilidade de Walter tem de ser objecto de avaliação definitiva da SAD, ou seja, ou é melhor aproveitado ou então deve sair ou até emprestado, pois apesar de tudo, pelo pouco tempo que jogou, sempre mostrou ser um jogador típico de área, e parece patente que Kléber não será mais o jogador que o FCP pretendia para substituir Falcão.

4-  Para resolver o problema da falta de um avançado, Lima do Braga, poderia ser uma boa alternativa já que me parece perfeitamente adaptado ao futebol português, e até mesmo um negócio de troca directa com o Walter não seria na minha opinião de desprezar, caso o presidente do Braga que tem boas relações com o FCP concordasse com o negócio. Quanto a Éder de quem se tem falado nos meandros do espaço desportivo, parece-me ser mais uma aposta de risco, ao par do que aconteceu com o Kléber, e por este motivo não me parece uma boa solução, todavia, como parece que vem a custo zero, talvez esteja aqui uma forma de o FCP fazer algum dinheiro com uma futura venda.

5-  Fucile e Sapunaru, o FCP tem de decidir entre os dois qual deve sair, pois está aí à porta o Danilo que fará muito melhor a posição, e ainda pode ser utilizado como médio aproveitando a sua polivalência, atributo tão importante nos dias que correm por motivos financeiros e por haver mais opções tácticas.

6-  Ainda na defesa, Rolando pode ser uma boa opção para realizar algum dinheiro, pois tem mercado e o Mangala já deu mostras de ter qualidade, podendo também fazer regressar o André Pinto que está emprestado ao Olhanense para completar o pack de defesas centrais, e assim poder poupar mais alguns euros, pois a Liga dos Campeões já lá vai e é preciso realizar algumas mais-valias.

7- Quanto a Álvaro Pereira se aparecer uma boa proposta também deveria ser considerada, pois o FCP não se pode dar ao luxo de ter neste momento um Alex Sandro sem jogar, tendo em conta o valor que custou à SAD, neste caso, o FCP deveria optar pela cedência do Sapunaru, devido ao facto de Fucile também ser polivalente e poder jogar tanto à direita como à esquerda (apesar de este também ter futuro incerto no clube).

8-  Hulk e James, parece que estamos todos de acordo que serão os únicos intocáveis, e neste momento só deveriam sair se algum clube bater as cláusulas de rescisão, apesar de no caso do Hulk ainda acreditar na possibilidade de o FCP poder baixar para metade a sua cláusula devido a problemas de tesouraria.

9-  Fernando, apesar de no meio campo continuar a ser uma peça fundamental, também tem mercado e tudo dependerá dos valores em jogo, e não nos podemos esquecer que Souza quando saiu da equipa estava a cumprir e a evoluir, e Defour começa a dar sinais de melhor integração na equipa, e quanto a mim, pode fazer também o lugar do João Moutinho, que considero ser também um jogador imprescindível no plantel azul e branco.

10- Quanto a Guarín, tendo também em conta os problemas de tesouraria e tendo como praticamente a sua venda, era de estudar a sua venda incluindo uma permuta por outro jogador jovem com larga margem de progressão ( Ricky Alvarez por exemplo), situação que a SAD tem conseguido colocar em prática, através do seu gabinete de prospecção e quase sempre com enorme êxito.

11- Por fim o treinador Vitor Pereira, que apesar de não concordar com algumas das suas opções tácticas, ultimamente parece começar a mostrar serviço com algumas exibições bem conseguidas, e um futebol com um fio de jogo com mais dinâmica, global e de acordo com os valores e pergaminhos do que estávamos habituados, e nesta circunstância, só o futuro nos dirá se a opção como treinador principal do FCP, foi ou não uma solução boa, arriscada e barata.

Por: Natachas

9 comentários:

  1. boas, tendo em conta a forma aberta e franca quero dar os parabéns á análise pura fria e dura, de tudo escrito apenas discordo de um pormenor que carece de pormenores quanto á não chamada que razões serão e prende-se com a não entrada no onze por parte de Sapunaru, eu se nada tiver escondido por parte de atitudes ou por opções técnicas, discordo da sua cedência pois o ano passado foi um grande na nossa defesa e um jogador que sempre foi humilde e trabalhador, é ver as dificuldades de integração que ele tive quando chegou até se afirmar e sempre soube estar e esperar, um bem haja

    ResponderEliminar
  2. Embora discordando em parte de algumas análise em relação a certos jogadores ... não deixa de ser uma boa análise na globalidade...

    ResponderEliminar
  3. Pois..eu li..concordo cm uma saida do alvaro pereira caso venha uma boa proposta..sapunaru devia sair para dar lugar ao fucile..nao a Danilo axo q o porto devia usa-lo como medio e deixaro belluschi ir ao river plate..Maicon nakela posicao ta a ganhar no maximo maturidade e experiencia..

    Caso VP teremos q avaliar depois do jogo do Sporting e s passarmos na liga europa para outra fase..visto que saiu s bem nos ultimos jogos..nao tirando merito dele..os jogadores eh q fizeram tudo..!

    ResponderEliminar
  4. O walter tendi sair, tragam o lima para ca...ja o fernando estou a pedir nao vendelo !

    ResponderEliminar
  5. Discordo totalmente de uma possivel saida quer do Fernando quer do Moutinho.

    São estes dois jogadores que neste momento carregam todo o nosso futebol. Além disso nem Sousa, nem Guarin sao capazes de render o nosso 6 e 8.

    Discordo também com a opção Lima. Penso que o Eder, pode vir a ser uma alternativa valida.

    Concordo que devemos vender quem esta com a "cabeça" noutras paragens, caso de fucile, sapunaru, guarin, cebola e varela. O Walter, como somos um clube profissional e não pode fazer parte deste plantel.

    ResponderEliminar
  6. Não sou a favor de mtas mudanças, sou da opinião que o lixo tóxico tem que sair (Guarin, Fucile, Sapunaru, Rodriguez e Varela) e entrar gente nova com vontade de vencer e ser grande.

    ResponderEliminar
  7. A minha prioridade será um 6. É isso que o FC Porto mais precisa. Se o Fernando falhar um jogo importante ou vários (lesão, castigo,...) é uma calamidade. Ninguém é insubstituível, mas arriscar uma época inteira só com um jogador para a posição mais importante no futebol moderno é uma loucura.

    Acho que faz falta um central. Não um para "compor plantel", mas um central que chegue e renda. Um central que acabe com a tremideira de vez. Para mim, o Otamendi é o principal candidato à saída.

    Finalmente, o ponta-de-lança. Continuo a confiar a 200% nas capacidades do Kléber. Acho tremendamente injusta a cobrança que se faz do rapaz.

    ResponderEliminar
  8. Começo por desejar uma Quadra Natalícia com saúde,paz e muita alegria a todos os PORTISTA e desportistas em geral,e,em particular ao pessoal que com amor,carinho e muita sensibilidade mantém este blogue no topo dos blogues Portistas,Espero e desejo a continuidade da qualidade para o Novo Ano!Pronto,já está!Agora vou tentar resumir a minha opinião sobre os 11(onze) pontos dissecados a dois ou três.Primeiro,as dispensas se forem feitas já em Janeiro tanto melhor,e incluía além do citado Cristian Rodriguez,Walter,Varela,Fucile e um de dois Sousa/Guarim.Estas saídas estão pensadas na hipótese de não sair ninguém do núcleo base.
    Entradas,se possível um ponta de lança para titular,regressos de Ivo Pinto,André Pinto e do Atsu,Castro,tudo se possível em Janeiro.Não cito mais nenhum jogador oriundo da nossa escola que tenha valor e esteja emprestado porque não conheço mais algum com valor e margem de progressão.Quanto ao treinador,quer ganhe,quer perca em Alvalade,quer ganhe ou não mais alguma prova das que o FUTEBOL CLUBE do PORTO disputa,será sempre alvo das mais variadas criticas.Todos os anos embirramos com um elemento da equipa,este ano o "Patinho Feio" é o Vitor Pereira e não há volta a dar-lhe,ponto

    ResponderEliminar
  9. Olá Sr. & Sra
    Eu sou um indivíduo que oferece um empréstimo a uma taxa atraente para qualquer pessoa com uma necessidade de projeto fiancement pessoal. Nós oferecemos-lhe um empréstimo de 2000 foi € 500 € 000 para termos muito simples nós também fazer investimentos e empréstimos entre todos os tipos de empresas, especialmente s oferecem créditos a curto, médio e longo prazo. Nós não sabemos seus usos e as nossas transferências são fornecidos por vários bancos para a segurança da transação para qualquer um capaz de pagá-lo com taxas de juros muito acessíveis para qualquer um interessado gravação para nós. Finalmente, para maior compreensão entre em contato conosco.
    Conctez-me para mais detalhes não mail: fouassier.gilbert@outlook.fr

    ResponderEliminar