Páginas

sábado, 18 de agosto de 2012

Segunda Liga: FC Porto 0 - 0 U. Madeira ( Crónica)







Até ao momento a nossa equipa só conheceu o sabor do empate e tal como na semana anterior, um resultado justo pelo que se passou ao longo dos 90 minutos, nos quais tivemos uma maior ascendência do FC Porto "B" durante o primeiro tempo, enquanto nos segundos 45 minutos praticamente só deu União que chegou a desperdiçar quatro ocasiões de golo, travadas de forma excepcional por Stefanovic, que acaba assim por ser a figura do encontro, evitando males maiores.






O FC Porto "B" registou uma alteração comparativamente ao embate com o Tondela, o técnico Rui Gomes fez entrar o Diogo Mateus no lugar de David Bruno na lateral direita, mantendo os restantes dez jogadores, e diga-se que nos primeiros 15 minutos o nosso meio-campo mexeu e de que maneira com o jogo, conseguindo circular a bola com velocidade e criar desequilíbrios junto às alas, com destaque para as acções individuais do Fábio Martins sobre o lado esquerdo do ataque.

Foi pena nesse período de ascendente o FC Porto não ter materializado em golos as situações que teve. Com o passar dos minutos, o União foi-se adaptando ao ritmo do jogo e conseguiu acalmar os ânimos, pausando mais o jogo, com sectores mais próximos um dos outros, dificultando a vida à nossa equipa, onde Sebá e  Fábio Martins deixaram de ter hipóteses de brilhar.

A equipa madeirense manteve praticamente a mesma estrutura utilizada no jogo da primeira jornada, mas tal como nos dragões existiu uma mudança no onze inicial, entrando o médio Joel para o lugar do Gleibson, fazendo adiantar o Hugo Morais no terreno, ele que não é propriamente um extremo puro ( é um jogador que rende mais em posições interiores).

O União da Madeira esteve distribuído num 4-2-3-1, contando com o Cristopher na baliza, surgindo à sua frente os centrais Ávalos e Kiko (sempre muito seguros), estando as laterais entregue ao Carlos Manuel e Alex.

Sobre o meio-campo, conforme era expectável o Jokanovic apostou num triângulo invertido (Joel e Tiago como duplo-pivot e Rúben Andrade mais adiantado) e na frente o já citado Hugo Morais e ainda o Steve na ala direita e o ponta de lança Marquinhos Jr.

Na segunda parte, o FC Porto "B" nunca se conseguiu impôr e só de bola parada é que tentou incomodar o guardião madeirense, com poucos efeitos práticos.






O União da Madeira subiu imenso de rendimento e muito por culpa das entradas dos avançados Thiago Faria e Christian, que deram muito trabalho à defesa portista, no entanto encontraram pela frente um guarda-redes de grande nível, que manteve as suas redes invioláveis.





Não querendo voltar a "bater na mesma tecla", mas parece-nos que Rui Gomes voltou a mexer tardiamente na equipa, a meio da segunda parte eram visíveis alguns jogadores em dificuldades.


ANÁLISE INDIVIDUAIS

Stefanovic - É o melhor guarda-redes da Segunda Liga e disso não tenho a mais pequena dúvida. Evitou hoje a derrota e esteve muito bem sempre que foi chamado a interferir.

Diogo Mateus - No primeiro tempo esteve nas suas "sete quintas", ou seja, pouco trabalho defensivo ( Hugo Morais raramente lhe apareceu pela frente), mas na segunda parte já passou por mais dificuldades e no ataque pouco acrescentou.

Zé António - Exibição segura e até ao momento tem sido o verdadeiro patrão da defesa.

Tiago Ferreira - Exibição positiva, contudo ia tendo uma falha que podia ter proporcionado um golo aos visitantes, depois de cortar mal com a cabeça, possibilitando a Steve isolar-se para a baliza.

Victor Luís - Fez uma exibição um pouco à imagem do Diogo. Muitas dificuldades quando teve pela frente o Thiago Faria.

Mikel - Mais uma performance agradável deste trinco. Levou o amarelo da ordem, mas soube conter-se, está a agradar!

Sérgio Oliveira - Na segunda parte praticamente não existiu, enquanto no primeiro tempo variou entre o bom e o mau. Teve três aberturas fantásticas para os seus colegas, mas também falhou muitos passes (grande parte deles surgiam com muita força).

Edú - O trabalhador do costume. Não sabe jogar mal, só é pena por vezes não ter o melhor acompanhamento.

Sebá - Raramente apareceu, muito por culpa de um jogador chamado Alex (nós avisamos: ver aqui ).

Dellatorre - Bons pormenores, mas infelizmente não teve grande acompanhamento ofensivo e por isso seria complicado exigir demasiado.

Fábio Martins - Foi provavelmente o melhor da nossa equipa nos primeiros 15 minutos, mas depois do acerto por parte de Carlos Manuel, foi desaparecendo do jogo.

Fred Maciel - Pouco ou nada veio acrescentar no ataque, seja através do lado esquerdo ou na direita.

Pedro Moreira - Devia ter entrado mais cedo.



FICHA DE JOGO

FC Porto B – U. Madeira, 0-0
Estádio Jorge Sampaio
Assistência: cerca de 2157 espectadores

Árbitro: Vasco Santos (Porto)
Assistentes: Paulo Vieira e Ludovico Franco

FC PORTO B: Stefanovic, Diogo Mateus, Zé Antónoio, Tiago Ferreira, Victor Luís; Mikel, Sérgio Oliveira, Edu; Sebá, Fábio Martins e Dellatorre.
Substituições: Fábio Martins por Frederic (69m), Sérgio Oliveira por Pedro Moreira (73m)
Treinador: Rui Gomes

U. MADEIRA: Christopher; Carlos Manuel, Ávalos, Kiko, Alex; Tiago, Hugo Morais, Joel, Rúben Andrade, Steve e Marquinhos.
Substituições: Marquinho Por Christian (46m), Joel por Thiago Faria (51m), Hugo Morais por Lucas (77m)
Treinador: Pedrag Jokanovic

Cartões amarelos: Ávalos (44m), Mikel (56m), Rúben (63m), Kiko (78m), Thiago Faria (85m)


Por: Dragão Orgulhoso

10 comentários:

  1. Fizemos um jogo bem agradável, mas os jogadores da União souberam contornar as dificuldades. Como toda a experiência, puseram o meio campo do FC Porto a jogar longe da sua linha ofensiva.

    Creio que esta equipa tem duas dificuldades:

    1) Os extremos são muito intermitentes no jogo. São pouco constantes. Fábio Martins só jogou os primeiros 20 minutos, Sebá aparecia de vez em quando e Frédéric não chegou a entrar em jogo.

    2) Mikel é um jogador em crescimento e tem potencial. Precisa de jogar. Dito isto, é um jogador ainda errático no passe e não assume a primeira fase de construção. Por causa disso, Edú e S. Oliveira recuam em demasia. O meio campo do FC Porto não pressiona tão alto e distancia-se da frente de ataque. Uma preciosa ajuda para quem defende.
    Paciência, não há muito a fazer. Resta trabalhar com Mikel, confiar na sua evolução e abreviá-la o mais possível.

    Gostei da estreia do Diogo. Não foge ao choque e tem bom toque de bola.

    ResponderEliminar
  2. Bom jogo, mais uma no caminho do crescimento.

    Esta equipa vai crescer ( e futebol e maturidade competitiva) conforme o campeonato for se desenvolvendo.

    Bom jogo do Stefanovic( Deu-nos a vitória literalmente)

    Tal como o Breogán quero tb destacar o desempenho do Mikel, um portento de força, infelizmente tb de agressividade. Limando esta aresta cuidado temos uma projecto de jogador de grandíssima qualidade!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo o que foi dito, só não concordo com a analise feita ao Sergio Oliveira. Na minha opinião, é um jogador pouco esforçado, lento e muito maniente ! Foi capaz de fazer dois passes fantásticos, mas só isso em cerca de 80 minutos acho que é demasiado pouco, ainda para mais é um jogador com uma clausula de rescisão de 30 Milhões. Acho que precisamos de um médio em condições e o Sergio não o é.

    ResponderEliminar
  4. Para ganhar!
    Depois do empate dos mouros, vamos começar já a ganhar pontos aos fanfarrões, liderados pelo leitor ladrão...
    E não pode acontecer um outro Paixão mais, nunca mais.

    Memória Portista
    http://memoriaporto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. O Sérgio tem talento para dar e vender.

    Oxalá agarre esta oportunidade, depois de o clube ter andado a brincar com a carreira dele, primeiro numa época praticamente sem jogar no Beira-mar e depois naquilo que podia ter sido o assassínio futebolístico dele ao manda-lo para a Bélgica, oxalá ele recupere tudo que vinha a prometer.

    ResponderEliminar
  6. José Carlos Oliveira19 de agosto de 2012 às 09:13

    Tiago Ferreira, tem postura de craque, que não se perca este miúdo, joga de cabeça levantada, sai a jogar com altivez, corta e posiciona-se de forma impecável. Gosto cada vez mais, começo a achar a equipa B curta para ele.

    Já agora parabéns pelo restyling da página, agora sim à altura da qualidade da escrita que aqui se produz, pena não ser um blog ainda amplamente solidificado, que o que aqui se escreve mereceria uma destaque muito mais profuso.

    Reparo também que a nível de comentários não se promove muito o debate o que seria interessante, fica a sugestão.

    ResponderEliminar
  7. O Pedro Moreira deve jogar mais.

    ResponderEliminar
  8. Pretendeu-se no caso do Sergio Oliveira "queimar etapas" não correu bem mas critico.

    Falar à posteriori é sempre facil.

    ResponderEliminar
  9. Continuem o bom trabalho.

    Tão bom que há blogs que copiam ipsis verbis o que aqui é escrito.

    Num deles até a análise do SEBA "(nós avisamos ver aqui)" foi metida no frenesim do copy/paste.

    Vou passar a cá vir mais vezes.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. 5Pretendeu-se no caso do Sergio Oliveira "queimar etapas" não correu bem mas não (na msg anterior faltava o NÃO) critico.

    Falar à posteriori é sempre facil.

    ResponderEliminar