terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

CONTAS À CAPELA …



CONTAS À CAPELA …


Na escola primária e em tempos que já lá vão, aprendíamos a contar, a ler, a escrever… de vez em quando umas reguadas "relembravam” a matéria dada e entretanto esquecida.
E recordo que a forma fácil de aprender, ou pelo menos aquela a que menos resistência colocávamos era trauteando … “ 1 + 1 são 2, 1 + 2 são 3. 1 + 3 são 4 “ e por aí fora.
Foi assim que eu aprendi, que muitos de nós aprendemos.
E aprendemos outras coisas, aprendemos a tabuada, aprendemos os adjetivos, os substantivos, os rios, as linhas férreas … a ver as horas, a utilizar um relógio.
Hoje somos adultos feitos, pais, avós, tios … somos Homens, somos cidadãos de um qualquer País.
E vem isto a propósito do jogo de ontem à noite, o Tondela – Sporting.
Desde já confesso que estando a ver o jogo sentado no sofá lá de casa, senti-me desconfortável perante o que assisti …


Não vou aqui fastidiosamente enumerar a sequência dos minutos concedidos e de facto dados … até o Sporting marcar, até porque muitos já o fizeram e bem, até porque todos já percebemos o que se passou, até porque independentemente da cor clubística sabemos que Capela errou ( e estou a ser simpático na adjetivação do ato cometido ).
E é no erro do Sr. Capela que entronca a minha dúvida sobre o que de facto vai acontecer a este senhor árbitro, até porque este senhor não é a primeira vez que se vê envolvido nestas polémicas, de todas as conhecidas a mais célebre até é em prejuízo do Sporting pois todos lembramos os 4 penalties que num determinado jogo este senhor não marcou a favor do Sporting … falo de um célebre e recente Benfica – Sporting. Mas esse facto não dá o direito ao sr. Capela de influenciar da forma que o fez o jogo de ontem à noite.
O Sporting que se queixou e com razão da decisão do VAR na semana passada, exigindo a penalização do Sr. Manuel Oliveira, não veio agora a terreiro reconhecer que foi beneficiado ( verdade que raramente quem o é o faz ) mas no mínimo não deveria vir com fumaça para branquear o que ontem aconteceu. Não vi, não vimos talvez apenas e só o novo Comité Central do Sporting Clube de Portugal que fala a uma só voz e em função do que determina e autoriza o Grande Líder, grande antijogo dos jogadores do Tondela. Não vi, não vimos, nada que desse ao sr. Capela motivos para prolongar o jogo da forma que prolongou a não ser a procura cega de que do céu caísse o golo que caiu … e quando isso aconteceu e se repararmos nas imagens da tv, então sim vimos a preocupação do sr. Capela em olhar para o relógio … não fosse a coisa complicar-se depois de ele a ter descomplicado.


Este sr. Capela é árbitro em Portugal, e apenas o é porque quem manda no Conselho de Arbitragem é o sr. Fontelas, porque quem está no Conselho de Disciplina é o sr. Meirim, porque na FPF está o sr. Gomes e na Liga o sr. Proença, ou seja, pessoas que sabem o rumo que devem ter, que sabem elencar os candidatos ao título … qual a sequência desejada, que sabem acima de tudo que o que interessa mesmo é que os dois primeiros lugares desta Liga sejam ocupados pelos 2 clubes da 2ª circular, só assim se entende, percebe, aceita e corrobora ( da parte destes senhores e das áreas que comandam ) o estado atual em que está o futebol português.
Os emails e todo aquele Polvo Vermelho com tudo o que é conhecido e tudo o que este caso encerra, não interessa.
Os vouchers, não interessam.
Os erros sucessivos dos árbitros e dos VAR’s, prejudicando claramente uns e beneficiando claramente outros, não interessam.
O que interessa a bem da sanidade mental de certos líderes, é que as coisas vão continuando da forma que todos vamos vendo.
O que interessa é manter os adeptos dos 14 milhões + 3,5 milhões satisfeitos e contentes, mesmo que para isso sejam necessário adulterar a verdade desportiva.
Curiosamente ou não, Verdade Desportiva era o chavão que certos iluminados da praça utilizavam quando o FCP ganhava títulos, mesmo os internacionais.
Hoje, esses iluminados não andam por aí ou melhor até andam, o que andam é distraídos ou então e pior que isso acham que esta é que é a tal Verdade Desportiva que defendiam.
Para rematar esta crónica, relembro a dúvida que atrás referi e que me assola os pensamentos, que vai acontecer ao sr. Capela ? Vai ser penalizado na nota ? Vai para a famosa jarra, de onde não devia sair face a tanta incompetência demonstrada? Hum, creio que o que irá mesmo acontecer é ver já no próximo fim de semana esse sr. Capela a espalhar apitos e erros por um qualquer campo de futebol deste País.
Entretanto estejam com atenção ao jogo de amanhã na Amoreira, será o capítulo 2 de algo que anda no ar … por aí !!!


1 abraço,

FCP1893

Sem comentários:

>