sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

A semana das Modalidades

BASQUETEBOL


Após interrupção no campeonato devido ao Natal, os jogos da Proliga estão de regresso neste fim-de-semana, com o Dragon Force a receber no Dragão Caixa a Academia do Lumiar, num jogo a contar para a 10ªjornada.

A Academia do Lumiar vem protagonizando até ao momento um bom campeonato, ocupando nesta altura a quarta posição com 13 pontos, fruto de cinco vitórias e três derrotas, numa posição que deixa de momento boas perspectivas de atingir no final da fase regular um lugar nos playoff. A equipa da Academia do Lumiar vem de dois triunfos consecutivos na Proliga, vencendo numa primeira instância o Guifões por 67-58 e recentemente bateu o Atlético por 61-56, numa partida onde Carlos Tavares foi considerado MVP, fruto dos seus 19 pontos e 12 ressaltos, contabilizando assim um duplo-duplo, ele que juntamente com Tiago Barreiro e Denis Neves, são os principais jogadores deste conjunto orientado por Paulo Mendes.

Nos dragões, a equipa liderada pelo espanhol Moncho López surge na máxima força, procurando manter a invencibilidade na prova, para desta feita assegurar desde logo a primeira posição na fase regular, uma vez que terminando nesse mesmo lugar garante já um lugar na próxima temporada na Liga principal, sendo que já foi assumido pelos principais responsáveis do clube, que a mesma será uma realidade caso consigam alcançar a subida.


HÓQUEI


Jogo grande em Valongo, com o FC Porto a defrontar o actual campeão nacional, naquele que será o último jogo da primeira volta deste campeonato, numa altura onde os comandados de Tó Neves encontram-se a três pontos da liderança, como tal, está proibido de claudicar nesta fase, sob pena de ver o seu principal adversário na luta pelo título aumentar distâncias.

O Valongo, depois da época extraordinária protagonizada na temporada anterior e ter feito história na modalidade, tem apresentado esta época algumas oscilações, quer a nível de resultados como exibicionais. Actualmente a equipa está no quarto lugar, somando 23 pontos, estando então a oito pontos do FC Porto.
A equipa liderada por Paulo Pereira vem de uma derrota pesada no Pavilhão da Luz, saindo derrotado por 10-0, num encontro onde os encarnados demonstraram uma grande superioridade em todos os momentos do jogo.


Comparativamente ao ano transacto, o Valongo teve duas saídas importantes (sem esquecer o veterano e capitão Miguel Viterbo) no plantel, casos do guardião André Girão e o Rafa, que curiosamente veio reforçar o FC Porto. Estas saídas vieram naturalmente causar mossa ao jogo da equipa, perdendo qualidade na vertente tanto defensiva como ofensiva.


Para os seus lugares foram recrutados os experientes Domingos Pinho e Gonçalo Suissas, numa equipa onde nesta altura vai brilhando o jovem Álvaro Morais (mais conhecido como Alvarinho), ele que poderá ser um caso sério nesta modalidade! Apesar da goleada sofrida na ronda anterior, não são de esperar facilidades nesta deslocação a Valongo, sendo expectável termos um pavilhão muito bem composto, algo habitual naquelas bandas, fruto da paixão existente pelo hóquei.

Por: Dragão Orgulhoso

Sem comentários:

>