sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A semana das Modalidades

ANDEBOL

Depois de um triunfo excepcional frente ao Sporting e que possibilitou ao FC Porto permanecer invicto no campeonato, segue-se agora participação nas provas europeias, mais concretamente na Taça EHF, recebendo no seu pavilhão os espanhóis do Ademar Leon, num desafio respeitante à primeira mão da 3ª eliminatória da Taça EHF, numa eliminatória que se prevê bastante disputada e equilibrada.
O Ademar Leon actualmente encontra-se na quarta posição na Liga Asobal, registando cinco vitórias, três empates e três derrotas, numa Liga superiormente comandada pelo Barcelona. 

A equipa espanhola ao contrário do FC Porto já esteve em acção na 2ª eliminatória desta competição, levando a melhor sobre os suíços do Bern, vencendo em casa deste por 38-30 e no jogo realizado em Espanha, o Ademar voltou a ser mais forte, derrotando a turma suíça por 29-21. Face ao desnível criado no embate da primeira mão, no segundo jogo o técnico Daniel Rios pôde gerir o plantel, optando por rodar maioritariamente jogadores menos utilizados, mantendo na mesma uma equipa competitiva tanto na primeira como na segunda linha. 

Diríamos que o Ademar vale pelo seu todo. É certo que não apresenta o mesmo poderio de outros tempos, no entanto, existem individualidades que poderão fazer a diferença, sendo uma equipa a requerer cuidados sobretudo nas saídas para o ataque, contando com dois pontas extremamente rápidos, casos do Carrillo Gutierrez e o Vejin, isto sem esquecer o lateral Mikel Aguirrezabalaga, a estrela da companhia!
Dificilmente esta eliminatória ficará decidida no imediato, mas além de uma vitória, seria muito importante o FC Porto conseguir uma boa margem, de forma a dificultar a tarefa aos espanhóis quando jogarem no seu reduto perante os hexacampeões nacionais.

Para esta eliminatória, o FC Porto está na sua máxima força, sendo que o lateral João Ferraz regressou recentemente à competição.



BASQUETEBOL


No próximo sábado o Dragon Force recebe o Guifões para a 5ªjornada da Proliga. O Guifões não está a ter um bom início de campeonato, registando de momento um triunfo e dois desaires, o último dos quais na recepção ao Atlético, saindo derrotado por 82-54.

A equipa do Guifões conta com alguns atletas que já estiveram no FC Porto, casos de Fábio Fernandes e José Almeida, acrescentando experiência a um plantel que apresenta limitações tanto no jogo interior como exterior.

Curiosamente no início da temporada Dragon Force e Guifões defrontaram-se para o Troféu António Pratas, com os dragões a serem claramente superiores, derrotando a equipa do Guifões por 38 pontos de vantagem (75-37), numa partida onde o poste António Monteiro esteve em evidência somando 8 pontos e 10 ressaltos, surgindo logo a seguir o também reforço João Fernandes, autor de 10 pontos e 8 ressaltos.

Referir que esta partida terá acompanhamento em directo no Porto Canal, algo de salientar, até porque por norma os jogos do Dragon Force não costumam ter transmissão, algo que na temporada passada apenas sucedeu no jogo da final frente ao Illiabum.


HÓQUEI



Regresso da Liga Europeia com mais uma deslocação do FC Porto, desta feita a Espanha para defrontar o Vendrell. Os espanhóis em dois jogos efectuados para esta competição conta com uma vitória e uma derrota, estando em igualdade pontual com os italianos do Valdagno na segunda posição, num grupo liderado pelo FC Porto.

No campeonato as coisas não andam nada famosas para a equipa orientada por Pere Varias, somando apenas 8 pontos, fruto de duas vitórias, dois empates e seis derrotas. No último jogo realizado para a Liga, o Vendrell recebeu e perdeu diante do Voltregà por 5-3, valendo de pouco os tentos obtidos pelo Jordi Creus, Lluis Ferrer e Sergio Miras, sendo que este último é claramente a principal figura deste conjunto espanhol, ele que veio do Barcelona.

Caso o FC Porto consiga levar de vencida o Vendrell, fica praticamente apurado para os quartos de final desta Liga Europeia. 

Por: Dragão Orgulhoso

Sem comentários:

>