quinta-feira, 10 de abril de 2014

Hóquei em patins: Taça de Portugal, 16avos de final - FC Porto 4 - 3 Valongo

#hoqueiempatins #FCPorto #Portugal #Valongo #TaçadePortugal #


Ganhou a melhor equipa

 O FC Porto recebeu ontem o Valongo, em jogo a contar para os 16 avos de final da Taça de Portugal. Venceu num jogo emocionante e, como tem sido hábito, muito quente. Na sexta-feira conheceremos o adversário para os oitavos.






Antes do jogo, uma falha nossa, dos adeptos. Não enchemos o pavilhão. Foi pena, este jogo merecia um pavilhão a abarrotar de adeptos portistas. Mérito para os que foram, apoiaram sempre. O Valongo, como sempre, levou muita gente ao nosso Dragãozinho.





Tó Neves voltou ao 5 que mais vezes iniciou jogos no início da época. Reinaldo Ventura voltou ao 5 inicial depois da lesão. Pedro Moreira foi igualmente titular.

O jogo começou em bom ritmo. A nossa equipa sempre com maior controlo da bola, maior domínio e mais rematador. O Valongo bem mais comedido do que no recente jogo para o campeonato.



Pese embora este domínio, sofremos alguns sustos. Ainda vimos uma bola a bater no nosso poste, depois de uma defesa de Edo. Foi pior à passagem dos 7 minutos. cartão azul para Jorge Silva. O nosso avançado chocou com João Souto é certo, tocou-lhe com o peito. Foi um lance como muitos que existem durante um jogo. Contudo o teatro do cada vez mais ressabiado João Souto iludiu o árbitro. No livre directo, correspondente a este azul, Rafa marcou.

Muito injustamente estávamos a perder. nada de pânico, estávamos no início.

O Valongo estava a abusar da agressividade. Muitas faltas, iam chegar à 10ª ainda no primeiro tempo. E estava a ser empurrado para a sua área, os remates sucediam-se à baliza do visitante. Raramente conseguiam até sair para o contra-ataque, pelo que um golo nosso era mais que expectável.

Tó Neves começa a rodar a equipa. Após o azul a Jorge Silva, entrou Vitor Hugo. Pouco depois Caio rendeu Reinaldo. Por fim Hélder Nunes substitui Pedro Moreira.

As oportunidades aconteciam apenas numa baliza. mas estava a custar entrar. Algumas vezes devido a Girão, outras devido à sorte...

Mas de tanto insistir lá conseguimos. Faltavam 5 minutos para o intervalo. Jogada de insistência de Jorge Silva (entretanto tinha reentrado), a bola sobra para Vitor Hugo que no frente a frente com o guarda-redes adversário não perdoou. GOLO! Vamos lá...

Pouco depois azul para o Valongo. Falta feia sobre Caio. Livre directo que o mesmo Caio ia marcar. parte para a bola, consegue deslocar Girão e arranjar ângulo para atirar. A bola vai ao poste. A jogada prossegue e nova falta. Penalti... Íamos ter novo lance de bola parada numa questão de segundos.

Agora era Reinaldo a cobrar. A bola foi colocada, com muita força mas o guardião adversário defendeu o 1º remate e também a recarga. Mais uma falha de bola parada.

Era um ritmo louco. Poucos segundos depois, Vitor Hugo atira ao poste mais uma vez.

A 3 minutos do intervalo o Valongo comete a 10ª falta. Tó Neves manda Hélder Nunes marcar o livre directo. O nosso jovem fintou de forma espetacular o guarda-redes e marca. GOOOLO... 

Finalmente em vantagem. Mais que merecido.

Em 2 minutos demos a volta. Marcamos 2 golos, atiramos aos postes, falhamos livres directos e penaltis. Por aqui se vê como o domínio era enorme nesta altura. Avassalador, eles nem respiravam...

Até ao intervalo o marcador não mudaria. Vantagem mínima. Curto, muito curto para o que vimos, sobretudo após o golo inaugural. Nós rematamos 39 vezes, eles 12. Só por isto conseguem ter uma noção do que foi esta 1ª parte.

A 2ª parte iniciou da pior forma. Ainda não tínhamos 2 minutos de jogo quando num lance aparentemente normal eles marcaram. Mais uma vez Rafa.

O golo animou-os. O jogo foi bem mais equilibrado neste período. Convém realçar que continuávamos a ter muitos lances de perigo. Jorge Silva, por exemplo, falhou em frente à baliza do Valongo. Azar, o nosso avançado não costuma perdoar nestas situações.

Voltava tudo á estaca zero.







Aos 8 minutos um grande golo. Passe longo de Hélder Nunes para Jorge Silva. Este contemporiza e na altura certa um passe atrasado para Pedro Moreira que vinha embalado. O nosso jogador domina em velocidade e mete a bola no ângulo. 3 - 2 numa grande jogada.





Logo a seguir novo penalti favorável ao nosso emblema. Jorge Silva permitiu a defesa. Era o 3º lance de bola parado falhado.

Faltavam 9 minutos e o jogo continuava emocionante. O Valongo teve um golo (mal) anulado. Em compensação João Souto, o ressabiado continuava a sacar faltas inexistentes. Foi assim que cometemos a 10ª falta.

Novo duelo entre Rafa e Edo. Edo faz uma grande defesa. O pavilhão sentiu e fez questão de cantar ao nosso guardião. É um monstro! Por isso mantínhamos a vantagem.

A 6 minutos do fim o Valongo empatou. Contra-ataque, conseguiram um 2 para 1 e marcaram. Falha nossa.

Tó Neves pede de imediato um desconto de tempo. Era tempo de assentar ideias e delinear estratégias. Fomos para cima deles novamente. O Valongo fechou-se, raramente conseguiu discutir o jogo pelo jogo.

Não demorou muito a marcarmos novamente. Hélder Nunes remata, Victor Hugo abre as pernas e a bola entra. GOOOLO!!!

Girão reclamou imenso. Gritou, insultou mesa e a dupla de arbitragem. O nosso jogador chamou a atenção ao árbitro para isso e leva 2 minutos. Inacreditável. Insultar a mãe dele não tem mal, chamar a atenção disso dá direito a 2 minutos. Palhaçada!

Eles estavam a jogar em power play. iam dar tudo. Fomos uns bravos. fechamos a baliza de Edo de forma irrepreensível. Passou incólume. Faltavam 2 minutos e meio e novamente 5 contra 5.

Tentávamos ataques longos, guardar a bola o máximo tempo possível. estivemos bem.

A palhaçada de Girão continuava. Faz falta sobre Hélder Nunes. O árbitro marcou. Não contente com isso levanta-se e encosta o peito ao nosso jogador. Nada aconteceu. Lembram-se do azul ao Jorge Silva que deu o golo inaugural? Também lhe tocou com o peito. Uma não foi intencional, esta foi. Porque é que esta não mereceu azul? Inacreditável como este guarda-redes num curto espaço de tempo insultou, encostou-se a um adversário e nada lhe acontece...

Fim do jogo. Ganhamos! Somos e fomos melhores.

O Valongo tem dificuldade em aceitar isso. Azar o deles. No último segundo de jogo uma tentativa de acertar com o stick nas costas de Hélder Nunes. Já não foi a 1ª situação. São provocadores e desrespeitosos quando obtêm um bom resultado e insultam e agridem quando perdem. 2 jogadores se destacam nisso. João Souto, o ressabiado, é um deles. Girão ontem foi igual. Nem tudo é mau, alguns deles souberam ter fair-play e voltar para cumprimentar os adversários e o seu público. Viterbo nisso, foi um exemplo.

A dupla de arbitragem não agradou a ninguém. Se ao Valongo anularam mal um golo, fecharam os olhos em situações que não deviam e permitiram sempre o teatro deles...


Sábado novo jogo grande. Vamos à Corunha este sábado para recuperar da desvantagem do 1º jogo. Nós conseguimos dar a volta. Vamos a eles!



FICHA DE JOGO

FC PORTO FIDELIDADE-VALONGO, 4-3
Taça de Portugal, 16-avos-de-final
9 de Abril de 2014
Dragão Caixa, no Porto

Assistência: 1.510 espectadores
Árbitros: Joaquim Pinto e José Pinto (Porto)

FC PORTO FIDELIDADE: Edo Bosch (g.r.); Pedro Moreira, Jorge Silva, Ricardo Barreiros e Reinaldo Ventura (cap.)
Jogaram ainda: Caio, Vítor Hugo e Hélder Nunes
Treinador: Tó Neves

Valongo: Ângelo Girão (g.r.), Nuno Araújo, Telmo Pinto, José Costa e João Silva
Jogaram ainda: Hugo Azevedo, Miguel Viterbo (cap.), Nuno Rodrigues e Henrique Magalhães
Treinador: Paulo Pereira

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: José Costa (8m e 27m), Vítor Hugo (20m), Hélder Nunes (22m e 46m), Pedro Moreira (33m) e Telmo Pinto (44m)
Disciplina: cartão azul a Jorge Silva (8m), Nuno Araújo (21m) e Caio (46m)


Por: Paulinho Santos










3 comentários:

Penta disse...

esse também foi o jogo que eu vi :D

parabéns! pela análise lúcida. concordo que nem sempre é fácil, sobretudo num jogo como o em pareço, sempre "a quente".

abr@ço
Miguel | Tomo II

Anónimo disse...

O que ando a reparar é que nas modalidades e no futebol o Porto não enche as bancadas. O Valongo tem sempre o pavilhão de valongo cheios aos Sabados, pelas 18 horas quando joga em casa. O Porto tem mil adeptos no hoquei e no Andebol já que no Basquetebol está como está. Já nem falo no Atletismo e na natação onde reina o desmazelo total por essas duas modalidades, onde se paga a peso de ouro para se lá inscrever uma criança. Por muito portista que seja, muita coisa vai mal no Porto. Em vez de chamarem as pessoas ao estádio, colocando os preços dos bilhetes a 5 euros no futebol e a 2,5 euros nas modalidades, concerteza que enchiam o pavilhão e o estádio...e em vez de pagarem Balurdios a administradores e comunicação, deviam pensar na Natação e Atletismo.

Penta disse...



@ anónimo

o encontro ante o Valongo contou para a Taça de Portugal. o preço dos bilhetes foi fixado pela FPP, com um
custo unitário de quatro euros por ingresso.
para o campeonato e para sócios, os bilhetes para as modalidades custam até três euros. para o encontro ante o Física, o preço foi de dois euros.

não afirmo que é tudo perfeito no nosso clube, que não é. mas também há que criticar com sentido de responsabilidade. e por vezes, o pavilhão não enche porque, convenhamos, é mais cómodo ficar em casa e ver jogos que até passam na tv. o mesmo se passa no andebol. e no futebol. algo que poderia começar a ser feito era um reajuste nos horários. eu sou do tempo em que ia às Antas, no Verão, à bola, às 15h e às 18h já estava no Américo de Sá para o que desse e viesse. a última vez que me recordo de algo parecido foi na recepção ao Barcelona, esta época, com uma inversão: pavilhão cheio e bola logo a seguir. poderia e deveria ser sempre assim, «penso eu de que»

>